Direita ou Esquerda?

Day 612, 20:55 Published in Brazil Brazil by Homero Tassinari


Esta terminologia, empregada aqui no eRepublik, pode confundir muita gente. Quem tenta pesquisar, vai encontrar referências da revolução francesa, mas talvez não fique claro o que, de fato, define a Esquerda e a Direita. Por isso, me proponho a explicar e comentar. Logicamente, sendo eu de Direita, que não será isento.



A Esquerda
O pensamento esquerdista, geralmente é Socialista. Isto significa que é enfatizada a coletividade, não distinguindo as pessoas por suas individualidades. O ponto mais relevante é a defesa das necessidades básicas garantidas: comida, segurança, educação e saúde devem ser fornecidas pelo Estado, ou acessíveis com o salário do cidadão. Este salário, por sua vez, é único. Não existe cargo melhor ou pior remunerado: o salário é único. Ou seja, um cidadão que produza 10 ganha igual ao que produz 1, pois é o que está ao seu alcance, e o dinheiro não deve ser alvo de competição, concorrência, nem recompensa. A única recompensa é saber que você está ajudando a coletividade, e talvez seja reconhecido. Inevitavelmente, governos de esquerda tendem a ser autoritários, centralizando o poder do Estado, transformando-o num objeto de adoração e devoção cega. Em muitos casos, desvios de comportamento são severamente punidos. Por não haver concorrência, a oferta não condiz com a demanda, pois há apenas um modelo de carro, uma marca de comida, e todo o consumo é voltado para suprir necessidades básicas.

Por que nao funciona
A ambição humana talvez seja a principal causa das falhas deste sistema. Seja por poder: dar ordens e ser respeitado é algo que mexe com nosso comportamento e, mesmo que seja algo abstrato, ainda pode corromper os homens; ou por dinheiro: desvio de verba pública ainda pode ser utilizada para importar produtos e suprir a "demanda reprimida" causada pela falta de concorrência, pelo mercado fechado; a ambição humana nos impede de viver apenas com o básico. É natural que busquemos mais e mais, para melhorar nosso conforto e até mesmo para variar. Outra coisa que gera polêmica é o fato de que muitos trabalham mais do outros, porém todos ganham o mesmo salário. Poucos conseguem engolir esta ideia, por mais que gostem de sua comunidade, de seus vizinhos. A competitividade é natural do ser humano, podendo ser exercida de forma lúdica (ex: esportes) ou séria (ex: carreira). Mas numa sociedade de Esquerda não há espaço para o progresso individual, apenas o coletivo. Se você descobrir a cura da AIDS, será parabenizado e nada mais. Outro problema frequente é a corrupção: não se sabe de nenhum governo socialista que tenha sido transparente e realmente democrático. Com o alto poder nas mãos de poucos, fica muito fácil desviar dinheiro público e manter os líderes nadando em luxúria, enquanto seu povo divide o pão. Em Cuba, por exemplo, há uma ótima qualificação de profissionais na área de medicina, pois o Estado investiu nisso. Hoje, há mais médicos do que o país precisa. Enquanto isso, a vida miserável do povo, que tem suas vozes reprimidas, os faz querer fugir para o país liberal mais próximo: os EUA. E o que acontece com quem é pego tentando fugir? Nem arrisco um palpite.



A Direita
Devido à história política do Brasil real, associou-se a ideia de militarismo capitalista ao termo "direita". Entretanto, a Direita mais comum no mundo todo é a Liberal/Libertária (utilizarei os termos como sinônimos, apesar de diferentes interpretações ao redor do mundo). Podemos definir Liberalismo como a forma ao mesmo tempo racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria; está livre de qualquer fundamento filosófico ou religioso capaz de limitar ou impedir a liberdade individual e a igualdade de direitos; no qual o desenvolvimento e o bem estar social dependem da divisão do trabalho, do direito de propriedade, da livre concorrência e do sentimento de fraternidade e responsabilidade filantrópica frente à diversidade de aptidões e de recursos dos indivíduos. Portanto, sua essência é o trabalho, o esforço do indivíduo, a manifestação da vontade democrática, a preservação da propriedade - fruto do trabalho. Existe a Direita Conservadora, que defende o enrijecimento da pena a criminosos e o valor da tradição e da família; e a Direita Não-Conservadora, que pensa de forma menos rígida, e mais libertária, em relação a valores morais.

Por que funciona
A ambição e espírito de competição são usados a favor do povo: na disputa por prestígio e recompensa material, todos se esforçam mais, progredindo mais e produzindo mais. Essa competição que tem proporcionado a evolução da espécie. Imagine se não houvesse os estímulos que existem, como seria a internet hoje em dia? Suponho que como era há 10 anos! Um governo de Direita proporciona mais oportunidades. Possibilidade a Liberdade de Expressão, que dá voz ao povo, que por sua vez tem mais meios de fiscalizar e denunciar problemas no Estado. O livre mercado possibilita a oferta de infinitas variedades de produtos, além de incentivar a melhoria e criação de novas soluções. Não fosse o livre mercado, talvez nunca tivéssemos os celulares, que além de comunicar, já serviram pra salvar vidas, para trabalhar, entre várias outras finalidades. Por mais vilanizado que o capitalismo tenha sido, quando ele é aplicado em sua forma mais genuína, ele oferece oportunidades a todos. Basta que todos se esforcem! Ao contrário do governo socialista, no qual um porteiro ganha o mesmo que um médico. O conceito de seleção natural ganha vida: os mais inteligentes tomam as melhores decisões, e obtém as melhores oportunidades. Os que tomam decisões erradas ainda têm grandes oportunidades, pois o empreendedorismo é super incentivado. Quanto menos tributos e regras para o mercado, melhores as chances: mais empresas e mais trabalho geram melhores salários. Se ainda tivermos pessoas sem o básico, a iniciativa privada e o terceiro setor dão conta do recado, pois sem impostos roubando o dinheiro do povo, todos sentem mais prazer em ajudar o próximo. Já as empresas lutariam por dois motivos: 1. ajudar quem precisa deixa sua marca mais simpática e 2. se não houver pobreza, seus negócios funcionarão melhor, com mais consumo e sem crimes.


- É isso! Reflita, comente, adicione, critique à vontade. Aqui, sua voz é livre! 😉