Desvalorização do BRL Ao Longo dos Anos

Day 1,628, 19:58 Published in Brazil Brazil by Raphael Louis Habsburg Bourbon

São Paulo, Sudeste, eBrasil, 05 de Maio de 2012 - Dia 1.628 do Novo Mundo

Prezados eBrasileiros,

Após muito tempo sem publicar um artigo próprio e sem fins políticos, como foram meus últimos artigos, resolvi escrever este artigo no último fim de semana, quando localizei no meu Google Docs algumas planilhas antigas onde eu fazia um levantamento do meu patrimônio, como há muito tempo já faço, as planilhas que localizei se referem ao período de setembro e dezembro de 2009, janeiro de 2010 e fevereiro de 2011, nestas planilhas eu pude perceber um fato que hoje é bem comum em vários artigos, à cotação do Gold/BRL. Vamos aos dados:



A subida constante no valor do Gold ao longo do tempo

Em setembro de 2009, comprava-se 1 BRL por 0,031 ou 1gold por aproximadamente 32 BRLs.
Já em Dezembro do mesmo ano a relação já havia se alterado para até então uma forma um tanto brusca para os padrões da época, para adquirir 1 BRL era necessário 0,025g ou para comprar 1gold era necessário cerca de 40 BRLs.

Em janeiro de 2010 houve uma leve alteração, o valor do BRL caiu para 0,024g enquanto que o Gold avançou para pouco mais que 41,50 BRLs.

Após pouco mais de um ano, em fevereiro de 2011 a queda no valor do BRL foi de 45%, chegando em 1 BRL por 0,011g ou para comprar 1 Gold era necessário desembolsar 90 BRLs.
E atualmente, após mais de 1 ano e 3 meses desde o último dado concreto (embora eu tenha catalogado todos os valores do meu patrimônio ao longo desde então, eu venho utilizando uma cotação fixa, sempre regida pelo MM, e apenas os períodos acima citados é que possuo a planilha patrimonial em si) chegamos à situação de para comprar 1 BRL devemos pagar 0,001g (já que não existe nenhuma casa decimal que permita diminuir ainda mais o valor pago por BRL) e para comprar 1g temos que pagar quase ou mais de 2.000 BRLs (depende do momento).

Agora analisando os dados do meu patrimônio para demonstrar o efeito que a cotação do Gold em diferentes níveis causa no calculo.
PS.: Nos dados antigos apenas alterei o valor da cotação para evidenciar em diferentes níveis.

Valores Patrimoniais por meio da Cotação Fixa na época


* Valor se refere a uma troca que poderia ser considerada “perfeita”, ou seja, sem perda no valor da troca entre BRL e Gold.

Em setembro de 2009, quando eu possuía um ano e um mês, aproximadamente, havia acumulado um patrimônio pequeno se comparado aos padrões atuais, principalmente se visualizar pelo valor em BRLs, situação que perdurou até meados de janeiro de 2010 (pelos dados que possuo, porém durou parte do ano de 2010), porém a economia naquele momento não permitia salários para os novatos com valor tão alto, até porque havia as skills de trabalho e quem era mais antigo ganhava muito mais do que os novos, que às vezes mal podia pagar os pães de cada dia.


Valores Patrimoniais por meio da Cotação Fixa Atual (0,001g por BRL)



Por meio dessa pequena análise comparativa entre a cotação da época de calculo de cada patrimônio e a transformação dos valores com a cotação atual é possível notar claramente o quanto o valor caiu nos últimos 3 anos, tendo em vista os valores patrimoniais, onde 214g correspondiam a menos de 7.000 BRLs, e hoje o mesmo patrimônio, valeria apenas 94g ou pouco mais que 94 mil BRLs. Abaixo segue outra tabela, porém agora mostrando a conversão dos valores com a cotação flutuante e valores atualizados.



Acima podemos ver que em alguns casos, como é em Setembro, o valor patrimonial em Gold se comparado à cotação fixa, não se altera tanto, porém os valores em BRLs existem uma grande alteração, no mesmo exemplo, em setembro chega a praticamente dobrar.

Ao longo desses quase 3 anos, entre setembro e hoje (maio), os administradores interferiram muito na economia, tendo alterado o sistema econômico de muitas maneiras, incluindo, excluindo, modificando o modo que trabalhávamos, o modo que construirmos as empresas, enfim, desde que entrei no eRepublik, em agosto de 2008, já passei pelo Beta (onde não tinha empresa de raw), V1 (a qual muitos dizem que foi a era de ouro do eRepublik, os que dizem isto não vivenciou o Beta), V2, que logo após ser implantada (alguns meses) os administradores modificaram muita coisa e parcialmente voltou a V1, e assim por diante.

Dentre todas as mudanças ocorridas, somente é possível tirar uma única conclusão, a moeda nacional (principalmente após a unificação de todo o sistema monetário eMundial) continua se desvalorizando cada vez mais. Não cabe a minha pessoa dizer se a desvalorização do BRL e a maxi-valorização do Gold é um efeito bom ou um efeito ruim a economia, embora todos concordem que benéfica não é para ninguém.

Espero que o artigo tenha servido para mostrar alguns cenários que liga o passado (três anos) ao presente, em que nossa economia vive em situação extremamente oposta.