Debate de ideias, precisa-se e em full time

Day 1,921, 18:26 Published in Portugal Portugal by Nuno Vieira


Os cães ladram e o caos continua


É assim que eu vejo Portugal neste momento, enrolado em uivos e rosnar constante e onde ninguém consegue sobrepor uma ideia sequer. De um lado os que consideram este Governo incapaz de fazer face aos problemas do País, do outro um grupo de pessoas que parecia motivado mas que no fundo não apresenta resultados, ou os que apresenta acaba por deixar muito a desejar para o que foi prometido.

Portugal embarcou totalmente numa guerra sem sentido, não contra Espanha mas sim contra si próprio, sendo frequente os artigos diários de ataque ou contra-ataque onde nada mais é evidente do que a raiva mútua entre variadíssimas personagens da nossa praça. Tudo isto leva à auto-destruição do Estado numa velocidade vertiginosa e que muitos desprezam totalmente sem saber ou sem ter a noção das dificuldades que podem daí advir. Foi através de guerras destes género que surgiram os piores roubos, desvios ou apoderação de fundos públicos no passado e foi também através deste clima de guerrilha literária que surgiram os piores bloqueios internos, seja no Congresso, posições geo-politicas ou militares.

A situação politica que se vive no País é desprezível, sem o minímo de interesse e onde os Partidos são usados somente como meros contadores de votos e alavancas de alianças, deixando de parte toda a essência de discussão de ideias e debate saudável que se exigia a tais plataformas politicas. Os Presidentes dos Partidos são fácilmente manietados por forças organizadas com objectivos pouco saudáveis para o crescimento da comunidade e são na sua maioria ausentes no que toca à esfera politica e ao centro do debate. Portugal perdeu toda a sua capacidade de organização partidária em prol de falsas uniões nacionais e de guerras pessoais que acabaram por transportar o País para este estado orfão de pensamento.

O grande objectivo de uns passou a ser a utilização de todos os tipos de comportamentos reprováveis, tais como a mentira, o engano, a demagogia e o aproveitamento de novatos para chegar a um poder que sempre lhes foi negado pela sociedade por não reconhecer neles o valor necessário, ao invés uma outra parte da comunidade decidiu ripostar abandonando as suas responsabilidades de manter uma vida politica saudável e concentrando-se numa guerra de resposta e contra resposta que para a vida dos cidadãos contribui com zero.


Que este Governo não é o que prometeu isso já todos sabiam, no entanto o que é importante é relançar a actividade politica, elegendo boas equipas nos partidos e apresentar soluções credíveis e não megalómanas. Pode este Governo criar extensas frases a que chama Constituição? Pode. Pode aliar-se ao Brasil e dar Airstrike na Argentina? Pode. Pode alterar nas FAP por decreto o que bem lhe apetecer? Pode. O que ele não pode é alterar a vontade dos cidadãos de reverter tudo isso no mês seguinte se assim o entenderem, mas para isso é necessário que esses mesmos cidadãos vejam alternativas e principalmente que tenham plataformas partidárias que debatam e que lhes apresentem essas novas soluções.


Tragam para a opinião pública as discussões que se fazem por PM e envolvam os partidos nessa discussão porque só temos a ganhar com isso.

Podem nos tirar regiões mas não nos tiram a capacidade de pensar por nós próprios e tentar construír o nosso próprio destino.



Obrigado
Nuno Vieira