Défices e Balanços dos últimos meses (Gráficos e Análise)

Day 1,964, 22:42 Published in Portugal Portugal by Citizen 99

Apesar do ponto que transmiti no artigo anterior ser simples em que alerto para a necessidade de reverter a tendência de défices sucessivos nos últimos meses que resultaram na diminuição significativa do Tesouro Nacional, o artigo produziu bastantes comentários e críticas.

Embora não tenha sido disputado este ponto, foram levantadas várias questões, em que a predominante foi a falta da análise de balanço de activos.

Neste caso, o que está em causa não é os valores absolutos do Tesouro Nacional, mas até que ponto os défices apresentados podiam ou não ser justificados pelo aumento de activos ou pela sua venda, alterando assim o balanço orçamental.

Nestes últimos dias fui verificar as fontes, fiz estimativas (em relação a gastos e valorização de activos nas FAP) e procedi a algumas correcções.

Para a consulta em detalhe (com informações adicionais) consultar os seguintes documentos: Défices e Balanços, FAP (estimativas) e Gráficos.

De seguida os gráficos correspondentes a análise de balanço de activos.



(clicar na imagem para gráficos interactivos)

De seguinda algumas questões e análise dos dados:

1) Devido às estimativas feitas dos gastos e receitas da FAP foi possível proceder a algumas correcções. De reparar que agora o défice de Fevereiro é de aproximadamente 290% em vez dos 400%.

2) As transferências feitas para a FAP em Fevereiro não correspondem às despesas estimadas, suponho que as FAP e as suas empresas e gestores tinham ainda algum PTE do mês anterior que foi usado para pagar salários e RAWs ou então que foram usados alguns dos fundos referidos em 3). [EDIT: Pelos vistos ficaram salários por pagar para o mês seguinte (comentário Dr. Dog)]

3) Tendo isto (2) em conta, percebe-se porque é que a transferência de cerca de 500k para as contas do Juve Leo não correspondem a 500k injustificados mas antes a 322K por justificar que não estão orçamentados nas despesas apresentadas. Tal como já foi elaborado no artigo 'Tesouro malparado' pode-se supor que estes fundos foram usados como fundo de maneio das HEE.

4) Para além disto, há que reparar que em Fevereiro existem 296K PTE gastos pelo MoD através de transferências para cidadãos em que não foram feitas printscreen como prova.

5) Existe ainda outra questão importante para o balanço de activos: o material final de Janeiro não corresponde em valor para o material de Fevereiro, aliás existem 2 valores disponibilizados pelas contas de Fevereiro para esta quantia e nenhum destes corresponde ao material final de Janeiro. A minha estimativa deste valor apesar de se aproximar também não corresponde, sendo que atribuo as discrepâncias aos valores médios dos preços de mercado usados para as estimativas.

6) Alguns dos valores correspondentes a Março corresponde a estimativas feitas com os dados disponibilizados, que deverão ser depois comparados com as contas ainda a apresentar pelo governo de GossyPT, logo têm um erro associado maior.

Estas e outras questões foram feitas aos autores das fontes destes dados, sendo que por inercia dos mesmos, algumas estão ainda por responder. Existem ainda outros pontos de análise interessantes mas que deixo ao exercício do leitor devido ao tamanho do artigo, contudo como sempre estou disponível para discussão.

Fontes:
Défices e Balanços - Dados e fontes externas
FAP - Estimativas de valor de mercado e análise de défices e balanços da FAP
Gráficos - +2 Gráficos bónus