Bancos de Investimento e Empresas Conjuntas

Day 1,616, 14:02 Published in Brazil Brazil by MBTC96


Bom dia pessoal! Antes de tudo, gostaria de me desculpar por não ter escrito um artigo na semana passada, já que não tive tempo, e ouvi reclamações (né Aleatorio) por isso. Estou falando sobre o assunto em pauta devido à quantidade de artigos sobre Bancos de Investimentos que estão aparecendo em nossa mídia recentemente.

Para começar, gostaria de lembrar a todos que Mercado de Ações e Bancos em geral são figuras essenciais do mundo capitalista. Se você pretende criar ou investir em um Banco de Investimentos, é essencial que você leia este artigo. Se você não se interessa por esse assunto, é ótimo que você leia, para entender melhor como funciona.



1 - Banco de Investimentos Fechado (ou Empresa Conjunta)

Esse Banco de Investimentos é bastante simples, e o Governo tem um projeto desse tipo para os babys, o P.A.R. Funciona da seguinte forma: os participantes deverão oferecer, cada um, parte de seus bens de produção (Saltpeters, Fábricas...) para formar a Empresa Conjunta.

O lucro gerado pela Empresa Conjunta será distribuído de forma bem simples: uma parte será reinvestida na Empresa, e o resto se tornam os Dividendos, distribuídos entre os integrantes a partir dos bens de produção oferecidos ao criar a Empresa. Tudo fica mais simples com os maravilhosos exemplos:

Total de Bens - 10 Saltpeters -> 100% da Produção

Integrante 1 - 2 Saltpeters -> 20% dos Dividendos

Integrante 2 - 4 Saltpeters -> 40% dos Dividendos

Integrante 3 - 1 Saltpeter -> 10% dos Dividendos

Integrante 4 - 3 Saltpeters -> 30% dos Dividendos



Nesse esquema, não há espaço para sócios e acionistas, apenas para outros integrantes, que devem ser aceitos pelos integrantes originais. É uma boa forma de se acostumar com os Bancos de Investimentos e um bom empreendimento nesses tempos conturbados.

2 - Bancos de Investimentos Semi-Abertos (ou Ltda)

Os Bancos de Investimentos Semi-Abertos seguem a mesma base das Empresas Conjuntas, mas qualquer um pode juntar-se ao Banco, desde que declare os bens de produção oferecidos à Empresa. Quanto mais bens oferecidos, maior será sua participação no Banco, e as decisões serão sempre tomadas a partir da decisão da maioria.



Portanto, o Banco de Investimentos Semi-Aberto não é controlado pelos seus "criadores", mas por aquele que investiu mais no Banco. E também evita-se a confusão (por assim dizer) da venda e compra de ações, que exigem mais trabalho e paciência.

3 - Banco de Investimentos Aberto (ou S.A)


Esse tipo de Banco possui os Administradores (donos dos bens de produção) e os Acionistas (investem dinheiro no Banco) e são mais complexos que os outros tipos, embora mais interessantes, devido à venda e compra de ações.

Os Administradores são os criadores do Banco, e são responsáveis pelo funcionamento do mesmo, incluindo a escolha da porcentagem dos lucros que se tornam Dividendos, enquanto os Acionistas apenas recebem parte dos Dividendos relativos à sua quantidade de ações.



A venda e compra de ações é regulamentada pelos Administradores, que também possuem ações do Banco, é claro. O preço-base das ações é calculado a partir do lucro obtido pelo Banco, e se altera a partir desse fator, mas também pela procura por essas ações.

Agora que já vimos como funcionam os tipo de Bancos de Investimentos, eu pretendo divagar sobre esse assunto. Qualquer dúvida sobre como funcionam os Bancos mande por MP.



No eBrasil não possuímos um órgão que ajude a controlar a compra e venda de ações dos Bancos de Investimentos, embora um plano para criar tal órgão já tenha sido feito uma vez, pelo JohnPand, originando o BACEN, Banco Central do eBrasil.



Infelizmente a idéia não "rendeu", por assim dizer, mas vale lembrar que esse projeto era particular, ou seja, não era oficial do Governo. Portanto eu acho que seria algo produtivo para o país se o Governo criasse um órgão oficial desse tipo.

Bom, caros leitores, esse deve ter sido o artigo mais longo da minha vida. Espero que tenham gostado, e peço seu voto, seu subs e um shout. Tenham um ótimo dia! Ou não...

"Scientia potentia est"

Entrevista MBTC96