Art. 22 - As classes políticas do Brasil

Day 1,554, 20:49 Published in Brazil Brazil by Koz9

Olá! 😁

Este artigo tem por objetivo elucidar alguns aspectos da política Brasileira, sob a minha ótica. Não é objetivo impor a verdade absoluta. Não tem maiores pretensões além de abrir a mente de alguns, e iluminar o caminho, de tal forma que não se percam em suas próprias alucinações sobre o jogo. É tudo.



~> A classe política que acredita que todo mundo quer o bem do Brasil, independentemente de partido, briguinhas ou qualquer fator que não seja a pátria unida e soberana.
::: você é o ingênuo, a massa de manobra.



~> Existe a classe política que fica só esperando qualquer coisa dar errado, pra começar a tacar lenha na fogueira, xingar todo mundo, ofender partido, governo, e cutucar nas feridas em fase de cicatrização. É o tipo que não curte se tudo vai bem, e quer ver o circo pegando fogo. Se o país perder bônus de produção, é só mais um excelente argumento pra dizer que aquele partidozinho lá não vale nem a água da louça.
::: você odeia até a sua mãe.



~> Existe aquele que sabe que nem todo mundo é santo, e quer o bem do Brasil se seus amigos estiverem no poder. Vai fazer o que puder, segurar as pontas onde for, nem que seja no anonimato, mas tenta garantir que nada saia do trilho. Se ofende caso alguém critique o seu trabalho ou da equipe, e lança o “se faz melhor, cai ni mim”.
::: você é parcial, segue a tua panela. Tende a criticar o outro e nutrir rancor.



~> A classe que não liga quem está no poder, vai trabalhar bem na sua, usar o tempo e suor na função que foi designada, quebra galho em outras funções e deixa tudo redondinho funcionando. Não importa de qual partido veio nem pra qual governo trabalha, só quer fazer o seu, excepcionalmente pra fazer o nome crescer politicamente, ou porque é altruísta mesmo.
::: você é o bom político, a galera te ama, tu é frequentemente chamado para altas funções, mas se alguma bomba explodir, não fique surpreso em ver seu nome no meio, como o principal culpado.



~> Tem aquela classe que segue os figurões do partido ao qual é filiado. Tipo capanga de mafioso. Ninguém pode shoutar um “a” meio torto. Sabe que ninguém é perfeito, mas continua agindo assim porque quer receber o reconhecimento dos partidários, ou de alguém que admira muito.
::: tu é do tipo que queima a própria imagem rapidamente.



~> Tem a classe que se vê como guardiã da justiça, critica qualquer um, mostrando as verdades, nuas e cruas, mesmo que seja do milênio passado. Senta o dedo quando vê mamilos em chamas e faz questão de participar do circo. Troca de partido fácil se ver que os partidários não se adaptam ao seu jeito “verdadeiro” de ser.
::: você é do tipo que joga o teu jogo, só que nem sempre isso é bom.



~> E aqueles que só querem saber da briga política. Tanto faz se o governo atual está funcionando bem ou mal. Neeeeem pensa em arregaçar as mãos pra ajudar. Só busca aliança política com aquele cara lá que agora é PP, embora não vá muito com a lata dele, mas que também tem inimizade com o fulaninho lá, que por sua vez detesta o siclano da oposição.
::: você tende a aceitar o ódio do outro como sendo seu, compra a briga que não é sua, inclui no jogo uma frustração que vem da RL.



~> by Mazarino: Tem aqueles que consideram a sua panela acima do próprio país. O importante é ter alguém desta panela disputando o poder. Pouco importa se o amigo é honesto ou não, a irmandade está sempre em primeiro lugar.
::: você é o Figurante da Sessão da Tarde, aparece um pouquinho, mas sempre ao lado dos bacanas.



~> Aqueles que seguem a onda. Vai junto com o time que está ganhando ou está para ganhar. Se for possível não trabalhar, melhor ainda, principalmente se fizer isso em cargo de prestígio. De quando em vez shouta algo se vangloriando, e esquiva-se bem de críticas.
::: você é o bagre ensaboado, tendência a Maria vai com as ostras, digo, outras.



~> Aqueles que são malandros, no bom sentido da palavra. Observam atentamente o jogo. Vê e analisa tudo que é feito de errado: batalha inútil como prioridade, BI/MMV nunca funcionam, planilha do MF desatualizada ou com valores faltantes, MOFA dormindo no ponto e todos os aliados do #brozil reclamando, canal da AS não tem uma mosca, MdC não faz nada, MdE não publica um artigo que realmente valha a pena, e no final da análise vai pelo caminho que menos erra, buscando soluções. Quando encontra adeptos, forma sua própria panela, e vê no que dá.
::: você é o futuro, mas o futuro não chegou, e se chegar, talvez você já tenha se corrompido em meio às outras classes.



Fica esperto, camarão que dorme,
A onda leva.
Ih, já levou.


artigo escrito ao som de Destination Calabria, clique para ouvir: