Analise Social a ePortugal

Day 483, 21:52 Published in Portugal Portugal by Alister

Gostaria de partilhar convosco a minha opinião sobre o corrente estado social de ePortugal, tanto os seus aspectos positivos como negativos e também partilhar algumas ideias que tenho para o melhoramento do que eu considero ser a vertente mais importante do eRepublik.



Um ePortugal em envelhecimento

Este é um dos aspectos que eu considero mais preocupante no panorama social Português, denota-se um claro envelhecimento da população participativa e a mesma não tem vindo a renovar-se a um nível aceitável.

Num Portugal ideal teríamos sempre novos membros a tentarem enquadrar-se da melhor maneira em Portugal mas neste caso tenho reparado sistematicamente que os novos cidadãos não manifestam a sua opinião, apesar do plano eTuturado muitos dos tutorados ou perdem o interesse pelo jogo ou assumem uma postura no jogo onde só tomam partido das possibilidades directas do interface do jogo.

Acima de tudo é preciso estimular a participação de novatos na comunidade, é preciso estimula-los a escreverem artigos, opinarem e a sentirem-se bem-vindos no seio da nossa comunidade, se não existir uma renovação de pessoas eventualmente o país irá morrer.



Falta de iniciativas Sociais / Culturais

“Nó meu tempo….”

Se calhar considero que esta é uma área em que Portugal deixa mais a desejar, disse diversas vezes que antes de começarmos a pensar num baby boom e num grande aumento populacional precisamos criar bases suficientes para garantir a actividade dos novos membros.

Neste momento, existe o governo e os seus diversos assentos mas isso não é o suficiente e a solução não é começar a criar-se mais lugares no governo, são precisas iniciativas sociais vindas de fontes privadas e isto não quer dizer que estas iniciativas não possam ter o apoio do estado ou o seu patrocínio, significa que estas iniciativas têm de partir dos cidadãos como individual, não se pode esperar que o colectivo de um país tome por completo as rédeas de tudo o que roda o social no país, obviamente o estado tem obrigação de estimular os cidadãos a continuarem mas a iniciativa privada também faz parte do processo.

Tudo o que um novo cidadão comum pode esperar fazer num dia de eRepublik é ter os seus dois clicks diários, ler o fórum e falar no IRC e criar uma noticia caso tenham jornal, isto não pode continuar desta forma e é preciso criar-se iniciativas para que as pessoas tenham mais que fazer no eRepublik e não caiam no Síndrome dos Dois Clicks Diários ( SDCD ) esta é a mais velha doença do eRepublik datando quase o seu inicio.

Eu posso desde já citar alguns exemplos que eu considero óptimos para os cidadãos prenderem-se mais ao eRepublik e participarem mais:


eLotaria Portuguesa de iniciativa privada ( Quer seja em gold ou PTE )


Abertura de embaixadas Portuguesas no estrangeiro, desta forma os novos cidadãos poderiam interagir com cidadãos de diferentes países e não se limitarem somente ao ePortugal.


Criação de concursos remunerados do estado para a criação de “necessidades” não baseadas no eRepublik, por isto refiro-me ao estado criar um concurso para o logo das orgs (como já foi feito) e remunerar o vencedor, ou para a criação de uma API, ou para a criação de um texto criativo.



Acima de tudo acho que o estado precisa de começar a recompensar as ideias inovadoras, assim mais pessoas se sentirão mais tentadas a partilha-las e isso para além de estimular a participação das pessoas irá ajudar a própria estrutura de Portugal.




Hostilidade para com novatos

Muitas vezes vemos novatos a tentarem partilhar a sua opinião e derivado da sua falta de experiência acabam por dizer coisas erradas, acabam por ter ideias que não se mostram de forma nenhuma validas, opiniões fora do contexto e afirmações erradas, muitas vezes quando isso acontece eu vejo esses novatos a serem literalmente agredidos verbalmente.

Gostaria de pedir a que cada uma colocasse a mão na consciência e se pusesse no lugar dos novatos, como é que acham que se sentiriam se a primeira vez que partilhassem a vossa opinião sobre algo fossem agredidos verbalmente, humilhados e rebaixados? Voltariam a partilhar a vossa opinião com facilidade ou iriam fechar-se e passar aos dois clicks diários?

As pessoas novas ao eRepublik não têm qualquer culpa de não estarem completamente cientes da realidade do jogo e do país, demora imenso tempo para uma pessoa conseguir fazê-lo, mesmo eu que já sou um veterano quando voltei a jogar demorei um mês ou dois a conseguir apanhar o fio a meada no jogo já que este jogo encontra-se num estado de mudanças constantes.

É preciso não corrigir bruscamente os erros dos novatos mas sim encaminha-los calmamente ao conhecimento, é preciso compreender os seus erros e aceita-los, somos nós que os temos de ensinar e MOTIVAR para que quem sabe um dia se tornem o próximo presidente. É preciso fazer os novatos sentirem-se bem-vindos na comunidade e só assim é que iremos conseguir fazer com que participem e não abandonem o jogo.




Em suma quero apelar para que todos os Portugueses se esforcem como indivíduos para aumentar a actividade dos que não são activos, para que criem novas iniciativas e acima de tudo para que tornem Portugal um país onde todos os novatos se sintam bem-vindos.