Análise Profunda das Eleições ao Congresso

Day 1,439, 07:31 Published in Portugal Portugal by Thomas Vasconcelos

Com o fim das eleições vieram várias análises sobre as eleições, e a verdade é que apesar de ser sempre bom conseguirmos uma vista geral sobre este acontecimento, por vezes pode não ser suficiente, e como tal reparei que havia poucas análises comparativas entre eleições, análises que apesar de nos mostrarem o que aconteceu este mês, não nos mostravam o que tinha mudado do mês anterior para o presente mês.

Bem vamos olhar primeiro para as eleições deste mês:
Temos o Porrada em desataque com o maior número de candidatos eleitos, 12 candidatos seguido logo pelo PRD com 11 candidatos eleitos, temos de seguida em terceiro lugar o PD com 8 candidatos eleitos, o MFP em quarto lugar com 6 candidatos e em ultimo lugar o MLD com 3 candidatos.

Em termos de percentagens temos então um congresso dividido da seguinte forma:

MLD 7.50%
Movimento Futurista Português 15.00%
Partido Democrático 20.00%
Partido Renovador Democrata 27.50%
Porrada 30.00%


Depois de analisar esta forma fui mais além e decidi fazer uma análise das reeleições dos candidatos, quantos dos que foram eleitos em outubro tinham sido também eleitos em Setembro, num total de 40 candidatos, 19 foram reeleitos em outubro, achei curioso que quase 50% (47.5😵 dos candidatos tivesse sido reeleitos então decidi por mãos ao trabalho e analisar as % de reeleição dos candidatos até janeiro de 2011

Fevereiro: 16,67% (5 candidatos num total de 30)
Março: 40% (16 candidatos num total de 40)
Abril: 36.36% ( 16 candidatos num total de 44)
Maio: 38.89% (14 candidatos num total de 36)
Junho: 38.89% (14 candidatos num total de 36)
Julho: 40% (8 candidatos num total de 20)
Agosto: 32.5% (13 candidatos num total de 40)
Setembro: 45% (18 candidatos num total de 40)

Podemos então analisar que o mês com menos reeleições foi de facto fevereiro e o mês com maior percentagem de reeleições foi setembro, podemos concluir que a percentagem de reeleição após fevereiro até julho se manteve mais ou menos regular tendo depois um pico mais baixo e disparando atingindo em Outubro o valor mais alto do ano.

Com esta informação fiquei curioso acerca de quem seria os 10 congressistas mais eleitos desde janeiro, e uma vez que já tinha a informação toda porque não descobrir também o top 10 mais eleitos.

Matemático 9
Grim23 8
HelderMedeiros 8
PassosCoelho 8
heilel 7
Lucifel 7
MarceloSantos 7
Paisana 7
leal9001 6
PretenderHT 6

Com apenas um mês a falhar a sua eleição o Matemático é o Congressista do ano com o maior número de reeleições!

Ao analisar toda esta informação tive uma certa curiosidade acerca da progressão dos partidos ao longo do ano quem tinha o melhor resultado em outubro como foi o seu desenvolvimento ao longo dos meses:

Comecemos a análise então pelo Partido Renovador Democrata:



Podemos analisar que o PRD é um partido bastante inconstante começou em fevereiro com um resultado de quase 20%(17.5😵 do congresso a partir dai inicia uma inconstante subida e descida atingindo em julho o melhor resultado do ano com 30% do Congresso.

Passamos agora ao Partido Portugal:



Este partido em fevereiro era dono da maioria do congresso mas após este resultado foi sempre a decrescer até junho e partir desse mês nunca mais volta a ter representantes eleitos no congresso.

Partido Liberalista Português:



Este partido é também um dos que tem um passado bastante irregular, nunca chegando a ultrapassar os 18% de representação no congresso o PLP em abril e julho não conseguem atingir qualquer representação no congresso e em setembro fixam-se nos 2,5% de representação no congresso (1 candidato) e uma vez que em setembro o PLP já não se encontrava no top5 os seus congressistas candidatam-se pelo Partido Democrata.

Partido Democratico:



Este Partido apesar de nunca ter atingido resultados espantosos, podemos analisar claramente que até julho tem valores bastantes irregulares, mas agosto fixa-se nos 20% e mantém-se regular até outubro sem grandes variações.

Movimento Futurista Português:



Podemos afirmar que este partido de todos é o que tem a capacidade para apresentar melhores resultados mas como podemos ver o MFP tem um pico em Maio onde atinge o valor mais alto (41,67😵 e a partir dai tem decrescido o número de congressistas eleitos até ao mês de outubro.

ML😨



Este partido começa o ano com um resultado bastante razoável em maio desaparece do mapa para em setembro voltar a luta e começando a subir novamente no número de congressistas eleitos.

Porrada:



De todos os partidos podemos afirmar que este é o que apresentam um melhor resultado no geral, começando em maio com um resultado de quase 14% (13,89😵 e subindo sempre até a data onde apresenta o melhor resultado no congresso com 30% dobrando a percentagem de congressistas eleitos apenas em 3 meses atingindo em julho 30% e a partir dai não vemos muitas irregularidades tendo apenas agosto como um pior resultado que a sua média.


Para facilitar a comparação apresento também um gráfico com todos os partidos representados:




Toda a informação foi tirada do eRepublik e tratada por mim, podem ver aqui toda a informação.