Análise da atividade dos partidos

Day 1,827, 12:11 Published in Brazil Albania by MaverickMAX

Atividade partidária tem sido um tema recorrente na mídia brasileira ultimamente.

Alguns dos motivos para a importância de um partido ativo:

* Fechar a lista de 40 candidatos ao congresso a fim de evitar candidatos indesejados (tovers);
* Ter segurança nas eleições partidárias e evitar o sucesso de uma tentativa de take-over
* Colaborar no fortalecimento do país e estimulá-los a trabalhar em governos, no exército, milícias, etc.
* Colaborar nos projetos partidários.

Como podemos ver, partidos ativos deixam o eBrasil mais forte e por isso é muito importante estimular a atividade partidária, principalmente em partidos Top 5.

Agora vou tentar fazer uma análise do volume de atividade de cada partido. Claro que nenhum método é 100% confiável, por isso vou analisar através dos comentários no artigo do Phillipe e votos nas eleições partidárias.

Comentários em artigos

O Phillipe Bryan utilizou o seguinte método: Pediu para os partidos divulgarem entre seus membros, que comentáriam seu grito de guerra no artigo lançado por ele. O resultado pode ser visto [url=artigo]aqui[/url].

Contras
Pode não haver interesse do partido ou dos partidários. Muitos não comentaram por achar “besteira”.



PARTIDOS COM MAIOR NÚMERO DE MEMBROS COMENTANDO:

1° SPARTA: 64 membros
2° ODIN: 37 membros
3° Ordem Brasileira: 27 membros
4° Partido Democrata Brasileiro: 24 membros
5° ARENA: 23 membros
6° PERSONA: 22 membros
7° Partido Militar: 19 membros
8° Humanitas: 13 membros
9° PICA: 9 membros

PARTIDOS COM MAIOR PORCENTAGEM DE MEMBROS COMENTANDO:

1° Ordem Brasileira: 32,53% de 83 membros
2° SPARTA: 20,71% de 309 membros
3° PERSONA: 13,66% de 161 membros
4° Partido Democrata Brasileiro: 12,12% de 198 membros
5° ODIN: 8,98% de 412 membros
6° PICA: 8,91% de 101 membros
7° ARENA: 8,61% de 267 membros
8° Partido Militar: 6,81% de 279 membros
9° Humanitas: 5,82% de 223 membros

Eleição a Presidente do Partido

Contras

* Para evitar take-over alguns partidos podem recorrer a ajuda de outros para votarem em seus candidatos. No caso alguns líderes do Humanitas tinham medo de levarem take-over de algum outro jogador do eBR, o que não aconteceu.



PORCENTAGEM DE VOTOS TOTAIS SOBRE O NÚMERO DE MEMBROS

1º Orb 56,62%
2º Pica 52%
3º Persona 50,93%
4º PM 37,5%
5º PDB 36,18%
6º Sparta 32,58%
7º Odin 31,88%
8º Arena 31,71%
9º Humanitas 27,67%

PORCENTAGEM DE VOTOS DO CANDIDATO ELEITO SOBRE O NÚMERO DE MEMBROS

1º Orb 53,01%
2º Pica 47%
3º PM 28,21%
4º PDB 27,13%
5º Persona 26,7%
6º Odin 22,46%
7º Sparta 21,61%
8º Arena 17,16%
9º Humanitas 10,26%

Análise

Agora vou comentar sobre cada partido, começando do maior para o menor. É importante notar que a atividade dos partidos tendem a cair com o tempo, dificilmente um partido será tão ativo quanto no período próximo da sua fundação.

Odin

Já é um partido que pode considerar antigo entre os existentes atualmente, só não é mais velho que o PM e PDB. Ser o maior partido do eBR pode ter seus prós e contras, pois apesar de atrair muitos novatos, por ser o primeiro, pode ter uma alta taxa de mortalidade, já que o eRepublik é, naturalmente, um jogo de baixa retenção de jogadores.

Surpreendeu o número baixo de comentários (abaixo de 10😵 no artigo proposto, talvez muitos membros não tenham visto ou apenas consideraram a pesquisa irrelevante (o que aconteceu em outro partido, como vocês poderão observar abaixo. Ser o segundo partido em número de comentários é irrelevante, pois é o mínimo que se poderia esperar do maior partido do eBrasil.

Na contagem de votos das eleições partidárias, o partido obteve presença de média para boa por ser um partido antigo. Cerca de 31% dos Odinenses compareceram nas eleições partidárias e 20% votaram no candidato oficial e atual presidente do Partido. Diante disso o Odin parece ainda ser um partido com boa atividade, mas poderia ser melhor, já que sempre foi considerado um dos partidos mais ativos do país.

Sparta

É um partido novo, que surgiu depois da Orb e antes do Humanitas, apesar de existirem relatos sobre ele meses antes de suas fundação. Teve um crescimento extremamente veloz e cerca de 50 contas banidas o que foi muito criticado por outros partidos do eBR. Passado esse primeiro momento parece que o partido se estabilizou e está investindo na atividade de seus membros.

Este também surpreendeu pelo número de comentários no artigo proposto, mas pela alta contagem. Teve o maior número de membros comentando no artigo, o que reflete 20% dos seus partidários.

Nas eleições para PP obteve 30% de presença e 20% de votos em seu candidato oficial e atual presidente. Esperava uma maior presença nas eleições, pois é, atualmente, o segundo maior partido do país, além de ser um partido extremamente novo.

Arena

Apesar de existir há pouco tempo com este nome, é a junção de dois partidos antigos: ANP (que também é a junção do PRO com o Bazzinga) e Ares (primeiro partido criado pelo Manolito, único fundador do Humanitas). Não é fácil avaliar os efeitos da junção de partidos para a atividade partidárias. Ao mesmo tempo que se soma os membros ativos de dois partidos, por outro lado pode haver um aumento no abandono do partido por parte de membros que não concordem com a mudança. Mas isso somente pode ser melhor avaliado pelos partidários do próprio Arena.

Obteve uma contagem de comentários baixa, mas condizente com a de dois outros grandes e antigos partidos: Odin e PM. O motivo pode ser por falta de interesse, como suponho ser nestes dois partidos citados.

Nas eleições partidárias a presença também pode ser considerada de média para boa, por ser um partido antigo. Não sei dizer se a junção influenciou positivamente ou não na atividade partidária.

Partido Militar

É o segundo mais antigo partido do Brasil. Já teve altos e baixos, e já foi considerado até “Partido Morto”, apelido que recebeu em seu período de mais baixa atividade. Deu a volta por cima e agora é um dos partidos governistas do eBR estando à frente do País várias vezes nos últimos meses (inclusive no período atual).

Foi outro partido de baixa contagem de comentários. Só não surpreendeu porque desde o início houveram muitos membros contra o método de pesquisa por achá-lo irrelevante.

Nas eleições partidárias foi a maior presença nas urnas entre os partidos antigos - 37% - e 28% dos votos no candidato oficial. Esses dados revelam uma alta participação partidária, demonstrando que o PM deu mesmo a volta por cima, sendo hoje um dos partidos mais ativos e relevantes do ePaís.

Humanitas

É o partido mais novo que surgiu no eBR. Sua entrada no Top 5 foi um tanto conturbada e gerou uma série de discussões. Foi fundado sozinho pelo Manolito (antigo Mr. eLego), que cresceu o partido convidando muitos novatos para ele. Agora já tem seus adeptos e alguns membros estáveis no partido.

Sua contagem de votos foi a mais baixa de todos. Este, inclusive, abaixo dos partidos mais antigos. Isso não seria um dado relevante se sua presença nas urnas não fosse também a mais baixa de todas. Apenas 27% dos partidários compareceram nas eleições. Essa contagem poderia não ser considerada baixa, se não fosse um partido que acabou de surgir, fato que torna extremamente preocupante. O Humanitas tem que trabalhar a atividade de seus membros sob o risco da taxa de atividade ser ainda menor daqui a um tempo.

PDB

É o partido mais antigo do eBR e também já foi o maior, permanecendo no Top 1 por cerca de três anos. Hoje está fora do Top 5 e trabalha para reverter a situação do partido e voltar para o Top.

Sua contagem de comentários foi boa pela idade do partido e críticas que recebia há pouco tempo, sendo considerado inativo. Com 12% de presença foi um dos partidos que mais compareceu.

Nas eleições partidárias o PDB também teve atividade acima da média, principalmente entre os antigos, com 36% de presença.

Persona

Esse partido é o mais antigos entre os novos e o mais novo entre os antigos. 😛 Teve uma divisão interna de onde surgiu o Freemasons (atual Sparta) e o Pica. Hoje não está mais entre os Top 5.

Sua contagem de comentários foi um pouco acima da média, revelando 13% do partido.

Nas eleições partidárias a presença dos eleitores foi realmente surpreendente, acima de 50%. Surpreendente por não ser um partido novo e por ter caído recentemente do Top 5.

Pica

Também está entre os partidos novos e é o terceiro (se não me engano) formado pelo CAT.

Nos comentários sua presença foi na média da maioria dos partidos, com 9% dos membros comentando. Baixa por ser um partido novo, mas é um partido estável que não parece ter grandes pretensões.

Nas eleições partidárias. sua presença foi bastante relevante, acima de 50% que é uma ótima presença nas urnas.

Orb

Está entre os três partidos mais novos do eBrasil e foi o que menos cresceu em números absolutos.

Entre os comentários em artigos foi um dos partidos que mais compareceu, mesmo sendo o menor de todos e revelou uma contagem acima de 30% dos partidários.

Nas eleições partidárias também foi o partido mais ativo, mesmo entre os menores, com presença acima de 50%.