Alguma vez isto vai mudar?

Day 2,713, 20:13 Published in Portugal China by CatBea


Ola ePortuguesas e ePortugueses

A tomada do poder em ePT por um ditador levou a comunidade a entrar nun fernesim justificativo, como é comum em ePT instalou-se a eterna disputa dos prós e contra, (ok mais contras que prós ) e deu-se inicio a um concurso que vai desde insultos a bravata primária onde o tipico ”deslarga-me que eu vou-me a ele” ou “ah e tal eu nunca pensei que fosse a sério senão fazia e acontecia…” fazem escola.

Outros entram em depressão profunda “há e tal nunca esperei tal coisa de fulano e cicrano, é desta que abandono”, outros ainda verdadeiros descendentes de zandinga afirmam “eles nunca me enganaram sempre disse ….”



talvez fosse bom olhar para a presente situação e focarmo-nos numa analise mais fria e consequente, e com este pensamento em mente facilmente constatamos que ePT continua a ter varios Cidadãos crediveis com capacidade, valor e contudo como um todo a sociedade ePT continua a manifestar os tiques de sempre, numa manifesta incapacidade de endereçar os problemas na sua verdadeira plenitude onde para “facilitar” adiciona diversas lutas de egos.

Legitimidade vs Autoritarismo

A legitimidade para aplicar a lei resulta da verificação se todos os seus presupostos são devidamente observaveis e mensuraveis, sempre que os pressupostos da lei não se verificam, da sua aplicação resulta um acto de Autoritarismo, logo obviamente ilegitimo.

Quando o Congresso decidiu transferir CC para as Orgs estatais, passou explicitamente ao CP bem como a todos os cidadãos com acesso a estas Orgs a Legitimidade de movimentar os valores disponiveis, contudo o Congresso “esqueceu-se” de explicitar em que cenários e os respectivos montantes limites passiveis de movimentar, abrindo assim uma via rapida para a arbitrariedade e consequente autoritarismo.



Se tomarmos por correcto, válida e suficiente a avaliação descricionária de um cidadão então nunca poderemos conduzir uma campanha Militar, pois ficamos sujeitos aos humores do momento, e se para alguns 650kk cc é uma exorbitância, para o próximo 300cc pode ser uma barbaridade aniquilando toda e qualquer possibilidade de gerir uma campanha.
O oposto tambem ocorre podendo o Estado entrar em default perante gastos desmesurados.

O que temos em comum nos dois cenários é a demonstração que desta forma instalamos em ePT um sistema onde a Arbitrariedade e Autoritarismo caminham tranquilamente sob o manto da Legitimidade.

Sendo assim cabe ao congresso exercer o seu papel supervisor legislando de forma objectiva por forma a legitimar os actos executivos do governo bem como mitigar a frustração dos que investem recursos e tempo ao serviço do ePaís.



Por outro lado....

It’s good to be the king ( ou, os artolas chegaram a cidade )
https://www.youtube.com/watch?v=StJS51d1Fzg

A Democracia é o melhor entre os piores sistemas de governo existem no entanto alguns casos em que um sistema não Democratico pode ter as suas virtudes, no dificil equilibrio entre as liberdades individuais e o superior interesse do Estado, como exemplo podemos citar a cidade estado Singapura.

Quero com isto dizer que, tivesse o golpe de estado sido protagonizado por um grupo com um programa claro, ideias e projectos bem definidos, podíamos estar a falar num cenário com algumas virtualidades.

Contudo nada disso aconteceu, o que temos é um grupo excursionista

https://www.youtube.com/watch?v=2aT_HBwE1xs

sem projecto sem ideias nem motivo algum para alem de sacar uma medalhita, enfim uma ditadura á tuga…



em resumo ninguem sai limpo desta trapalhada, mas o mais dramático é que continuam as discussões estereis e inconsequentes, as lutas de egos entrincheirados nas “suas verdades”, é urgente a sociedade civil iniciar uma discussão séria sobre o que pretende para o pais que desbloquei a presente situação, e lançe as bases de um projecto mobilizador.