A viabilidade do Iron em Portugal

Day 581, 10:38 Published in Portugal Portugal by jcaulins

Caros portugueses,


Após longas discussões decidi apresentar um artigo, baseado em cálculos, argumentos lógicos e factos para tentar retirar qualquer dúvida que tenha sido criada sobre a viabilidade, ou não, do Iron em Portugal.

Factos:

Produtividade do Ferro(Iron) em Portugal = Média

Fórmula de Produtividade:

W = 1/4 * A * B * C * D * E * F

W = Total Productivity Points.
A = Skill Multiplier
B = Employee Multiplier
C = Wellness Multiplier
D = Regional Bonus Multiplier
E = Trivia Multiplier
F = Company Quality Multiplier

Aquilo que nos interessa avaliar é o Bónus Multiplicador da Região:

D =
Regional Multiplier No Regional Productivity = 0.01
Medium Regional Productivity = 1.00
High Regional Productivity = 2.00


Source: http://wiki.erepublik.com/index.php/Productivity_formula

Logo no caso de Portugal este bónus é apenas de 1.

Nº de empresas com pelo menos 1 funcionário em Iron(Dados de 23/06/09)= 12
Nº Trabalhadores em Iron (Dados de 23/06/09)=70
Nº de trabalhadores em 19 da empresa Mining Iron Corp que trabalharam hoje=14

Nota: Desta empresa, apenas 1 dos 19 trabalhadores não trabalhou nos últimos dois dias.

________________________________________ _________________________________

Empresa Tipo utilizada para o estudo:

Funcionários com mesma skill, wellness e salário dos funcionários da Alface PT Q1, a minha empresa de grain.

Dados relevantes:

Média de wellness: 85

Tabela Salarial:

Skill Salário

5-5,99 39-46 PTE
4-4,99 24-28 PTE
3-3,99 16-20 PTE
2-2,99 9-16 PTE


Skill Nº Funcionários

5-5,99 1
4-4,99 5
3-3,99 2
2-2,99 2

Total= 10 Funcionários (Máx Produtividade)

Imaginemos agora estes mesmo funcionários, ceteris paribus, numa empresa de Iron de:

-Qualidade Q2 tal como a empresa tipo(em termos de funcionários)
-Produtividade Média, ou seja, situada no Norte de Portugal

Custo de Produção de Iron Q2= 3,34 PTE = 1,67 PTE por unidade de Q1 = 0,01169G = 2º Iron mais barato a nível a mundial.

Nota: Se alguém não acreditar nos cálculos, eu posso enviar a folha de excel.

Iron mais barato a nível internacional (Dados de 23/06/09 às 17h36 horas de Portugal Continental) = 0,0113G -> No Peru

Ora para quem se admira é simples, é o dobro do preço ao qual eu produzo o meu Grain Q2, que não preciso de vender porque consumo praticamente tudo, vendendo o que sobra ao preço que estiver no mercado, que dá sempre uma larga margem de lucro.

Valor de mercado do PTE utilizado:

1PTE=0,007Gold
________________________________________ ___________

Bem agora é a altura em que surgem as vozes descrentes de que tal coisa seja possível, visto que, a produtividade em Portugal é metade da dos países que têm região de alta de produtividade de ferro.

E eu respondo, sem pretender arranjar a cura para as doenças do mundo, mas falando de algo que qualquer pessoa que percebe minimamente de economia devia saber. O melhor local para se produzir nem sempre é o local onde temos as melhores vantagens absolutas! Isso é o sitio onde toda a gente vai querer produzir e acaba por acontecer o que acontece neste caso. O que acontece, é que os países onde há High Iron, são em muitos casos, países em que também há outros Raw materials High, e vocês perguntam, o que é que isto tem a ver? E eu respondo tudo, porque a existência de vários Raw Materials High e a falta de visão económica de governos e empresários mal informados que apenas olham para as aparências leva a que todos invistam nesses países, sem olharem a outras condições como salários e wellness, os salários aumentam de tal forma que a certo ponto torna-se mais rentável produzir num país como Portugal, em que os salários são baixos e wellness alta(em geral), mesmo tendo metade da produtividade.

Agora é o momento em que se levantam vozes de revolta dizendo que não podemos sustentar um sector que se baseia em salários baixos, a longo prazo isso vai estar condenado. - Dizem eles.

E eu volto responder, isso é apenas um suposição, quem vos diz que com a actual política os salários vão aumentar? Não há razão absolutamente nenhuma para eles aumentarem, só temos uma região high que é comum a mais de meio mundo, temos sectores de manufactering competitivos, mas que já produzem mais que o suficiente para consumo interno e alguma exportação e por fim, as exportações única forma de os nossos salários subirem(Aumento da procura de produtos portugueses logo maior produto por trabalho em Portugal para produzir mais desses produtos) dificilmente terão esse efeito, pelo menos enquanto os nossos bens com maior potencial de exportação forem essencialmente os de manufactering, em que a exportação por doação é ainda mais chata e difícil do que com Raw Materials, e as licenças são caras e arriscadas e o sector de grain em que a competição a nível mundial é muito feroz e em que os produtores que andam a acumular stock, ou não têm paciência, ou não querem, ou não sabem exportar por doações e/ou colocar o preço a um nível em que fique o preço mais barato a nível mundial. Neste momento a minha empresa se tivesse stock em excesso poderia vender grain Q2 a 1,7PTE= 0,85PTE/ Q1 = 0,00595G / Q1 , que seria o 3º preço mais barato a nível mundial atraindo empresários de food, um pouco por todo o mundo. Mas pronto as exportações parecem não aumentar, investidores estrangeiros interessados em investir em Portugal parece não haver, mas nós com esse D.Sebastião do aumento dos salários continuamos a destruir um sector que neste momento é muito competitivo a nível mundial! E esta é a questão a reter, o que vai acontecer no futuro não sei, posso fazer cenários e tentar analisá-los, mas a verdade é que estamos a tentar impedir que empresas competitivas a nível internacional trabalhem em Portugal, dando emprego aos Portugueses e estamos a preferir dar dinheiro a trabalhadores estrangeiros.

Que política é esta? Como é que só meia dúzia de pessoas conseguem ver este facto?

Desde quando é que uma política castradora e proibitiva, em que algumas mentes brilhantes acham que sabem o que é melhor para toda gente e obrigam toda a gente a seguir as suas ideias foi a melhor solução? (Com toda a gente refiro-me a pelo menos 1 pessoa que esteja contra, até podem estar todas as outras a favor)

Quais foram os efeitos práticos, nesta primeira semana em vigor, do aumento do income Tax para 50% no sector de Iron?

Analisando os dados de hoje, eu digo que há dois cenários possíveis:

-Os trabalhadores activos, dos 70 empregues na área, pelo menos os 13 que trabalharam hoje na maior empresa do sector estão a receber metade do salário, e o estado a receber óptimas receitas extraordinárias e o empresário a laborar normalmente, visto que, a fuga aos impostos por parte dos empresários é mais do que conhecida.

Ou

-Tanto trabalhadores como empresários estão a fugir aos impostos, o que no caso de empresários é extremamente fácil e possível, e no caso de funcionários é trabalhoso mas também possível.

Qualquer das duas hipóteses mostra-nos uma medida descabida, sem efeitos práticos, a não ser o incentivo a técnicas menos legais como a fuga aos impostos. Mostra-nos também uma total falta de conhecimento das potencialidades do país, uma enorme superficialidade na forma como analisam as nossas vantagens, prepotência e arrogância na implantação dessas medidas. É bastante simples ir ao ranking e ver que o número de funcionários a trabalhar no sector não diminuiu e fazendo algumas contas ver que é possível produzir um dos ferros mais barato a nível mundial em Portugal, mas que nós não queremos, porque algumas pessoas acham que só se for high é que isso é possível.


Espero ter esclarecido as dúvidas e as "certezas" que existiam na cabeça de muitos portugueses.

Tanto aqui no jogo, como na vida real o problema dos portugueses tem sido o mesmo nos últimos anos, ou seja, falta capacidade de abstracção e de análise das oportunidades que surgem sem preconceitos e sem ideias preconcebidas sobre tudo e mais alguma coisa. Chega de pessoas que acham que estão certas e que nem ouvem os argumentos dos outros, vamos abrir os olhos e tentar ver o mundo como ele é.


Peço desculpa por qualquer erro, ou falha na análise, tentei fazer a melhor análise possível.

Espero que seja útil ao país.

Grato pela atenção,

Jcaulins

Presidente do PDL
Congressista Maio 2009
________________________________________ _______