A Limitação dos Números

Day 1,672, 11:04 Published in Portugal Portugal by AIister


Boa tarde Portugal,


O rumo da guerra revela-se o menos apetecível para todos nós, encostados à parede por um exercito que apesar de desorganizado supera-nos de uma forma abismal em números.

Com esse mesmo exercito à nossa porta voltamos a reflectir sobre o maior problema que Portugal alguma vez teve ... Os números. Somos reféns de uma limitação matemática, com uma capacidade de organização e empenho mais que comparável ás super-potências do eRepublik acabamos por ter o numero da nossa população como um tendão de Aquiles que demasiadas vezes nos coloca em situações precárias como a que de momento vivemos.

Não é errado ponderar sobre isto, não é lamber uma velha ferida, mas devemos fazê-lo de forma a tentar obter algo. Temos de retirar alguma coisa positiva desta reflexão que faça-nos alterar a nossa maneira de pensar e encarar a coisa.



O Dom Sebastião eRepublikano

Estamos desde 2007 a aguarda-lo. Aparenta nunca mais surgir, muitos já perderam a esperança, cruzaram os braços e resignaram-se com a realidade dos nossos números, reflexo de uma população real que já nem era numerosa por si passamos a dizer para nós mesmos que a nossa epopulação em confronto com a população faz uma percentagem respeitável tendo em conta outros países muito mais numerosos que nós.

Mas devemos fazê-lo? Sim, não há problema nenhum em justifica-lo, mas é contra-produtivo. Devemos sim não pensar numa percentagem e aceita-la, devemos pensar que existem mais de 10 milhões ePortugueses em potencial, devemos pensar na melhor forma de os alcançar, temos de conseguir ultrapassar essa barreira psicológica do não somos capaz para de facto conseguirmos fazer progressos nesse aspecto.



Marketing Como Estratégia

Sempre foi, sempre será.

Já tentamos colocar o eRepublik nos media, não resultou. Criamos uma página na rede social facebook mas essa caiu no esquecimento.

Tentamos enfiar o eRepublik pela garganta das pessoas abaixo, não criarmos curiosidade, não tentamos abordar isso de uma maneira criativa. A realidade do que se está a passar aqui dentro fica aqui dentro e nunca transita para fora da realidade.

Não persistimos nessas ideias, não persistimos em nenhuma, tivemos o buzz inicial e depois este caiu no esquecimento e a coisa morreu por ali. O truque é não desistir, o truque é persistir até que finalmente resulte, poderemos nunca ter um baby boom mas podemos aumentar os nossos números.




A Minha Solução

É necessário usar as ferramentas que podemos ter ao nosso dispor, destas destaco duas como principais. As redes sociais e os fóruns.

Nas redes socias é necessária a retoma e propagação do projecto do facebook de ePortugal, mantendo o mesmo com informações actualizadas e com um modo de propagação viral com alguma criatividade à mistura.

Nos fóruns é necessária a criação de um TGIE 2 ou 3.

Para quem não sabe o TGIE é o Texto Genérico de Introdução ao Erepublik, era um texto formatado em bbcode para ser colocado nos fóruns que um cidadão deseja-se e este só tinha de alterar o link de registo para o seu referal para poder usufruir do bónus de gold proveniente das novas assinaturas na sua conta.

Mas o mais importante de tudo é persistência, não vamos tentar ter um baby boom gigante como o da Argentina mas vamos tentar aumentar os nossos números de forma gradual, se conseguirmos juntar números suficientes aqui dentro tornar-se-a mais fácil a nossa exposição aos media e mais significativa.


A Bem da Nação,

Capitão Falcão