Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

[Politica] Balanço de 30 dias do Airstrike

Day 2,101, 09:47 by jotapelx


Olá a todos,

Há cerca de 30 dias foi lançado o Airstrike ao Japão. Chegou o tempo de fazer um balanço sobre o que foi feito, o que ganhámos e o que perdemos. Vou tentar dividir a discussão em 4 partes: Económica, Militar, Social e Diplomática.

Económica
Do ponto de vista económico, trocámos 3 de Bónus de comida por 2 de comida e 1 de armas. Do ponto de vista empírico (e sem ter feito contas para consubstanciar esta minha afirmação) O Bónus de Armas é muito mais vantajoso do que os Bónus de Comida, o que significou uma vantagem acrescida para a generalidade dos cidadãos ePortugueses que beneficiaram de um aumento de produção de armas e de Raw de armas, que se vende a um preço muito mais interessante do que o Raw da Comida.

Do ponto de vista financeiro para as contas do Estado, não tenho números sobre as distribuições, mas tal como identifiquei neste Artigo sobre a correlação entre os bónus e a arrecadação de impostos é muito mais vantajoso uma guerra objectiva para aumentar as receitas do estado do que apenas termos Regiões de Bónus.

Em suma do ponto de vista económico foi bastante positivo este Airstrike.

Militar
Do ponto de vista militar, tivemos a "sorte" de apanhar duas missões interessantes do jogo: O Torneio de MUs e o National Shield. Estes torneios vieram originar um aumento substancial do dano que cada cidadão dava, especialmente nas Divisões 1 e 2, originando uma alteração de divisão de muitos dos cidadãos ePortugueses dessas divisões. Eventualmente perdemos força na divisão 1 e 2 em relação a outros países, nomeadamente Espanha e o mais certo é não termos nivelado a nossa Div3 com a deles.

Apesar de esta situação não ser fácil de relacionar com o Airstrike, pois os torneios existiam quer tivesse havido airstrike ou não. Mas posso especular que o facto das Training Wars que tivemos com Espanha tornaram-se mais fáceis de aceitar algumas das derrotas como inevitáveis, pois não perdíamos nenhum dos bónus à medida que íamos perdendo regiões originais.

Ou seja, do ponto de vista militar o balanço não é claro devido aos factores externos que apresentei antes.

Social
Do ponto de vista social, penso que foi onde tivemos o maior benefício com o Airstrike. Este jogo é um jogo de estratégia, cada vez mais, somente militar. Sem a existência de um inimigo, ou adversário, torna-se muito difícil de unir a comunidade. Com o Airstrike tivemos e temos a possibilidade de lutar de forma unida contra um adversário e que nos é acessível. Pode não ser o adversário ideal por ter apenas cerca de metade do nosso dano, mas sempre é preferível do que ter como adversário quem tenha 3x e 4x o nosso dano.

Incrivelmente, senti a comunidade mais unida no último mês do que nos últimos 2 anos que jogo isto.

Diplomática
Esta é capaz de ter sido o pior aspecto do Airstrike. A falta de diálogo com Taiwan e a China previamente ao Airstrike pode-nos limitar qualquer expansão e eventualmente até podemos vir a ser corridos de lá por causa dessa falta de diálogo. Sei que esta situação não vai ser simples de resolver, mas no balanço dos 30 dias ainda estamos só parados e não há desenvolvimentos públicos nem no sentido positivo, nem negativo.

Em sentido contrário, as nossas relações com Espanha, estranhamente, melhoraram, talvez porque deixou de haver aquela pressão de perdermos ou ganharmos bónus nas nossas regiões originais.

Conclusão
Em suma, considero que foi bastante positivo este Airstrike que poderia ter sido perfeito se a nossa parte diplomática tivesse funcionado como deve ser. Mas nunca vamos saber e não vale a pena chorar sobre leite derramado. Agora o objectivo penso que será tentar manter a nossa ocupação em terras nipónicas pelo máximo de tempo possível, que nos garante pelo menos durante uns tempos algum entretém em RWs (no mínimo), o que é francamente melhor do que uma paz sem podermos lutar por nada.


E agora que soltei o debate, digam-me quais são as vossas opiniões sobre o resultado do Airstrike?


Abraços,


jotapelx



 

Comments

Portvcalem
Portvcalem Day 2,101, 09:53

Excelente artigo como sempre Jota.

Deixa-me só deixar uma nota. As relações com Espanha melhoraram muito e têm tendência a melhorar porque foi a primeira prio deste governo e tem sido uma relação quase diária, tanto de um lado como do outro.

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 2,101, 10:50

Pode retratar a tua opinião, mas penso que o objectivo deste artigo nem é dar a tua opinião mas fazer propaganda. Para isso serve bem este artigo.
Não diz nada a não ser o que querem que os novatos pensem.
1 - O AS foi lançado com os pés ... foi lançado "porque sim" como já foi admitido.
2 - 20% de bonús nas armas não beneficia em nada, não vais atrair as indústrias das Q7 para cá.
3 - A relação com espanha melhorou? Andamos com TW's inúteis e com um pacto invisível.
4 - Compramos um inimigo sem motivo nenhum.
5 - Não houve coordenação nestas lutas, mesmo o inimigo sendo fraco (ou muito fraco).
6 - Do ponto de vista economico não foi uma mais valia, pois mais valia era o dinheiro usado nesta palhaçada ter sido investido nos novatos tal e qual como apresentei num artigo no meu jornal, onde acusaram de haver erros e não haviam erros, havia um erro de chamar 30ff a 3ff, mas as contas estão correctas.
7 - Perdemos a única possibilidade de recuperar os nossos territórios ao aproximarmo-nos da mesma aliança que espanha faz parte.
8 - Este AS não união a nação, continuamos oprimidos pelo invasor e fomos fazer o mesmo a um país que nunca na nossa vida seria nosso inimigo directo, mas fizemos questão de o fazer.

Em suma, está a ser mais prejudicial que positivo.
Mal tenha todas as contas (a serem publicadas pelos governos) farei questão de ver o custo total da guerra e apresentar em números a minha opinião.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:04

Eu não consigo imaginar onde é que tu imaginas uma alternativa a termos 100% de Bónus de Armas, que é quando as industrias das Q7 viriam para cá.

O facto de termos 20% de bonus de armas, é melhor do q termos 0% isso é inegável, e é inegável para cada cidadão que produz Raw. Não sei q contas tu tens, mas para mim aumentou em 20% o meu rendimento.

Estás a comparar Raw de Armas a 0.05 e Raw de Comida a 0.02.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:07

3- A percepção que tenho é que a relação efectivamente melhorou, quanto mais não seja porque eles até pedem TW em vez de entrarem pelo território a dentro sem pedir permissão. Sendo que tu não tens capacidade para anular esse poderio.

Portvcalem
Portvcalem Day 2,101, 11:08

Bom, vou tentar responder ao que puder e do que é responsabilidade deste gov.
1 - Gov anterior.
2 - Não faz falta ser um génio para saber que gera mais beneficio para a população 20% de bonus nas armas do que na comida por o simples facto de que as WRM produzem mais e são a fonte de ingressos de muito boa gente.
3 - A relação com espanha melhorou imenso e os resultados até agora são:
(3.1) Levantamento do bloqueio nos MPP's que Portugal tentava fazer com a TWO e inclusive ajuda na concretização dos mais importantes.
(3.2) TW na altura de um concurso.
(3.3) Possivel mpp e abertura na discussão do tema "Norte".
4. Resultante de ação do gov anterior.
5. O MOD responderá melhor, eu sou MoFA.
6. É a tua opinião e é um tema bastante complicado como para chegar a uma conclusão em duas linhas.
7. Não percebi. Do meu ponto de vista, é provável que nos ultimos meses/1 ano, nunca tenhamos estado tão perto, já que se te referes a um enfrentamento militar com Espanha já todos sabemos o resultado e as nossas hipoteses actuais. Repito, Actuais. Esta aproximação á TWO, que já peca por tardia, é uma possivel saída diplomática, já que actualmente, com a conjunctura actual das alianças não existe outra saída. O que não significa que no futuro não existam outras. Portugal está hoje mais próximo da TWO, mas não faz parte da TWO continuando a manter os anteriores aliados. Todas as portas estão abertas.
8. Eu penso que acaba por unir. Desde o AS que não se vê dramas sem sentido, ou pelo menos foram reduzidos de modo substancial.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:09

5- Houve bastante coordenação nestas lutas, nos torneios, etc. Bastante mesma. O facto de tu dizeres que não porque te apetece não quer dizer que não tenha havido.

Se podia ser melhor, acredito que sim, mas eu não me ofereci para distribuidor, não posso dizer nada.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:12

6. Não sei se não fazia sentido todas as armas que distribuimos e os custos q tivemos com CO foram bem benéficos, Ganhámos 1400 Gold no National Shield, para além do Escudo propriamente dito.

Relativamente a números, espero tb pelo Fecho de contas.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:14

7. A ligação à TWO foi feita anteriormente, e no fundo acabava por ser a mais natural, uma vez que temos os nossos aliados mais tradicionais na mesma situação q a nossa (Colombia e Argentina). E eventualmente a relação dificil da TWO com Espanha, possa contradizer o que estás a indicar.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:16

8. O facto de tu não te sentires unido com o resto da população não quer dizer que a grande maioria da comunidade não se sinta parte da mesma causa.

Hernani Miguel
Hernani Miguel Day 2,101, 14:44

2 - As minhas "insdústrias das Q7" já voltaram para cá!
E as minhas Q6 e Q5 também...

Janad0
Janad0 Day 2,101, 14:53

deduzo que este comentario nao um comentario a expressar a tua opiniao mas fazer propaganda... nao diz nada a nao ser o que queres que os novatos pensem

Juve Leo Day 2,101, 12:08

Comment deleted

Pedrito de Portugal
Pedrito de Portugal Day 2,101, 09:53

Por mim é um balanço positivo. Agora deviamos consolidar a nossa posição, junto dos nossos aliados naquela região, como tu dizes. Não vai ser fácil.

Portvcalem
Portvcalem Day 2,101, 10:00

Os esforços estão a ser dirigidos nesse sentido desde o dia 1 também. O primeiro passo foi ter assinado um MPP com eROC que poderia ter conflictos e interesses nas regiões do Japão, e as já anunciadas negociações de um NAP com o Japão para tentar aumentar os bonus e resolver a situação com a China.

Absinthium
Absinthium Day 2,101, 09:59

'Esta é capaz de ter sido o pior aspecto do Airstrike. A falta de diálogo com Taiwan e a China previamente ao Airstrike pode-nos limitar qualquer expansão e eventualmente até podemos vir a ser corridos de lá por causa dessa falta de diálogo.'

houve diálogo, não tenho prints das pm's mas posso afirmar que houve. Taiwan e China disseram que não havia nenhum problema e que estávamos à vontade. Depois de já lá estarmos Taiwan disse que estava a abandonar o México e que queria bónus de fruit e deer (e assim nos bloquearia). Eu na altura disse lhes que só era possivel irem buscar o bónus de fruit mas que não podiam ir ao deer pois acabariamos bloqueados e sem poder aceder a Jeju (cereal) e a fish de kyushu. ele disse que afinal já não queria bónus nenhum e quando saiu a proposta de mpp foi rejeitado... dois meses antes RoC não nos apoiou no AS pq queria o Japão na TWO, enfim malabarismos.

Em relação à China, o atracurium (cp chinês) disse que abandonaria o Japão no fim do torneio, ao que parece diz agora ao actual governo que não pode abandonar porque não tem mais nenhum país para mandar NE (tem as filipinas). O meu governo não conseguiu resolver logo o problema antes do fim do mandato pois o fim do torneio de MU's coincidiu com o fim do mandato (acabou 1 ou 2 dias antes se não me engano).

Absinthium
Absinthium Day 2,101, 10:05

PS: Bom artigo.

PS2: 27 dias* :p

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 10:57

Eu acredito em ti Absinthium, efectivamente a análise é mais sobre a percepção que quem está de fora tem. E até acredito que os outros países mudam de opinião. É normal, nós mudamos, os outros tb podem mudar.

Mas a parte diplomatica foi o unico ponto fraco que vi numa operação que teve alguns criticos (eu não me incluo) no inicio e como tem corrido bem, penso q não se têm chegado à frente, o q tb é natural.

Eu penso que no final destes 27 dias (a proposta ingame foi lançada há 29 dias ) já se pode fazer um balanço positivo desta operação e mesmo q de hoje para amanhã fossemos corridos do Japão, penso que podemos dizer que valeu a pena.

lauxi.pt
lauxi.pt Day 2,103, 07:11

eles tem as filipinas paquista e a koreia do norte é melhor eles arranjarem outra desculpa porque essa ja nao resulta.

Pisco Soares
Pisco Soares Day 2,101, 10:05

O AirStrike serviu, a meu ver, para dar um novo ânimo à nossa população e para podermos perder os nossos territórios originais para Espanha.
Tenho pena que tenhamos, por via dos acontecimentos (China), ficado por só esses 3 territórios nipónicos. Mas, com a questão do Bónus militar já não foi mau.

Realmente o pessoal uniu-se bem mais neste AS, mas a verdade é que já não tenho as famosas guerrilhas inter MUs. Lembro-me bem do "ódio" que existia entre os SPA e os TIF, etc...

Vamos a ver o que o futuro nos proporciona...

Paisana
Paisana Day 2,102, 04:20

Com o desaparecimento dos territórios Portugueses, a vontade de muita gente de jogar foi-se e muitos jogadores tanto dos TIF como dos SPA abandonaram o país em procura de outras aventuras.

Com isso os SPA e os TIF estão agora muito debilitados, e distantes do que foram outrora, e com isso a sua Rivalidade também.

Pisco Soares
Pisco Soares Day 2,102, 06:44

Que os TIF e os SPA) possam ressurgir em força mas sem a antiga rivalidade.

HK416
HK416 Day 2,101, 10:19

A minha sincera opinião Jotapelx é de que este é um artigo fantástico como sempre xP

Boa "análise" o/

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,101, 10:25

A melhoria da união deve-se mais ao facto dos trolls estarem de férias do que outra coisa :p

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 11:59

Eu nesse ponto discordo um bocado.

A substituição do Paisana pelo Voltini tem sido muito boa. Tem sido uma transição interessante. O Paisana já desde o mandato do Alvaro Cunhal em que andou a angariar dano etc, já estava muito mais próximo do Voltini. Eu sei que vai demorar um bocado a sarar muito do que foi feito no passado, mas acho que ele tem feito um claro esforço de tentar unir em vez de dividir.

E todos os outros trolls são aprendizes ao lado do Paisana. O HM está perto, mas deve estar mm de férias

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,101, 12:53

Sim, tirando Paisana e HM, os outros já n chegam para criar confusão. o AMS dá tiros nos pés tantas vezes que já nem pés deve ter
O Alvaro tb so diz mal mas como tb ninguem lhe liga, n cria desunião.
Os outros trolls mais pequenitos ou desistiram ou fartaram-se de trollar.

Portanto como ves, existe uniao pk n existem trolls activos :p

Janad0
Janad0 Day 2,101, 15:06

eu ligo ao latido29

melga
melga Day 2,101, 18:24

Sem os trolls o que seria do jogo? Deixem ficar alguma coisa para animar isto.

Paisana
Paisana Day 2,102, 04:11

Concordo que "trolls" animam o jogo se bem que não gosto dessa palavra, prefiro a tradicional palavra portuguesa "gozar"
Com a saída de algumas personagens influentes nesse sector, algo se tem vindo a perder neste jogo. Até porque existem outros jogadores que não sao "gozadores" que apenas aparecem quando os "gozadores" aparecem.

Não penso que as coisas estejam melhores por haver menos "trolls" mas sim por agora termos territórios e uma interessante situação diplomática.

M4st3rM1nd
M4st3rM1nd Day 2,101, 10:26

Votado e está excelente como sempre!

Passos Coelho
Passos Coelho Day 2,101, 11:53

Votado e grande artigo.

Eu julgo que o AS valeu a pena também embora não se tenha conseguido ainda mais regiões nem mais bónus no Japão.
Julgo que nenhum Português contava com o bloqueio da China.

Na minha opinião o que falhou principalmente foram as regiões conquistadas e a velocidade das conquistas.
A China bloqueou nos dos 2 lados, ou seja ficamos completamente à mercê da vontade deles e isso acaba por bloquear a nossa expansão.

Fabio Ribeiros
Fabio Ribeiros Day 2,102, 16:03

Eu contei com o bloqueio da China... Tudo começou naquele buffet aqui no restaurante Grande Muralha, quase que não me deixavam repetir!

patacofalso
patacofalso Day 2,101, 11:56

votadex

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,101, 12:23

Eu senti um ventinho será que há furacão aí a vir estou a imaginar coisas?

Absinthium
Absinthium Day 2,101, 13:29

ola reilusitano

Citizen 99
Citizen 99 Day 2,101, 13:47

ah?

ReiLusitano
ReiLusitano Day 2,101, 16:11

bem, foi preciso falar com o Dr. Dog para saber que tu Absinthium tens esse nick porque de facto te enfrascas e hoje é dos dias em que estás a dar-lhe mais forte... ando enjoado de trollice...

John Bokinski
John Bokinski Day 2,101, 12:32

Só um comentário sobre a evolução militar...

É Agosto, mês em que muita malta nem treina, sobretudo nas divisões mais baixas, mas não me parece que tenha ocorrido uma transferência brutal de D1's para D2 e claramente não houve muita gente a chegar a D3, até porque os ultimos BB ocorridos estão ainda muito longe da D3. Creio que a nossa D2 está a evoluir favorávelmente apesar de estar ainda longe da Espanhola. A nossa D2 vale 50% da espanhola em número, mas se considerarmos a força média que é maior, podemos andar a 75% da força da Espanhola (que é uma excelente D2).

Ao nivel da D1 ainda estamos capazes de nos batermos com eles mas estamos a ver elementos a subirem de divisão sem serem substituidos, o que pode provocar problemas no futuro.

A nossa D3 continua muito fraca, neste momento, mais fraca do que à 6 meses atrás.

jotapelx
jotapelx Day 2,101, 12:37

Efectivamente era só a minha percepção, de vários elementos que assisti durante o canal de controlo das missoes em q algum pessoal se queixava, mas não tinha numeros nenhuns para dar suporte as minhas conclusões.

Nesse caso o Airstrike teve efeitos ainda menos negativos do que esperava.

Elvimonte
Elvimonte Day 2,101, 14:44

Sem entrar em grandes considerações, o AS retirou-nos do marasmo e permitiu melhorar a nossa auto-estima, ao conquistarmos objectivos. Só por isso, já valeu a pena.

Votado

AcontaPrincipalNaoTaBanida Day 2,101, 16:24

Comment deleted

Razor2020
Razor2020 Day 2,102, 01:46

Bom artigo e boa análise dos acontecimentos ocorridos.

Madvieri
Madvieri Day 2,102, 14:25

Boas,

Boa iniciativa de lançar esta análise.

Penso que a grande vitória foi diplomática. Portugal estava a crescer lentamente na via diplomática, mas a "garra" demonstrada pelo lançamento do AS permitiu dar a (re)conhecer aquilo que sempre tivemos - Laços.

A questão da forma de lançamento, ou a sua conclusão será ainda permatura analisar, por dependerá ainda de outros factores. É importante percepcionar que somos os "invasores" e apesar da fraqueza aparente do Japão, estamos com muitas fronteiras expostas à CoT, e não devemos descurar esse facto.

O reforço dos laços diplomáticos nesta vizinhança é pois crucial, como já referi antes.

De resto, keep up the good work

Fabio Ribeiros
Fabio Ribeiros Day 2,102, 16:05

jotapelx, pareces o Marcelo Rebelo da Sousa aqui de ePortugal. Bom artigo

Absinthium
Absinthium Day 2,102, 17:56

um insulto subtil, o jota nao merece isso

Fabio Ribeiros
Fabio Ribeiros Day 2,103, 05:02

ps: eu considero o Marcelo Rebelo de Sousa um bom comentador e conhecedor do contexto em que se insere...

Jack Pirate
Jack Pirate Day 2,103, 00:39

Votado!

jorgejunior
jorgejunior Day 2,103, 07:33

....somos pobres mas somos felizes!!!

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.