Ambient on/off

Sign up

 

Continue

Continue By creating an account you agree to the Terms of Service & Privacy Policy
Resend email   |  Can't find the email? confirmation@erepublik.com

Resend the confirmation email to this address

Resend email Can't find the email? confirmation@erepublik.com

[Política] O fim do apoio do CaioMario às FAP

Day 1,650, 14:30 by jotapelx

Dear English Readers, this is an article for ePortuguese internal Affairs, and it will be written solely in Portuguese.



Caros eCidadãos,


Este é um artigo que não me dá particular gozo fazer, mas sinto que tenho de o fazer.

A minha relação com o CaioMario, não é de uma estreita amizade, temos respeito mútuo um pelo outro mas temos fortes divisões políticas e de forma de agir pelo ePaís. Acima de tudo o CaioMario é um jogador que deu muito ao ePaís com as fábricas que providenciou às FAP, para permitir as FAP serem mais auto-sustentáveis e menos dependentes do Tesouro eNacional. Mesmo aqueles que acham que as FAP já têm uma parcela esmagadora do Orçamento, acreditem que com a ausência do CaioMario esse esforço será maior. O CaioMario abdicou de muitos lucros com o facto de providenciar essas fábricas às FAP.

Eu não sou FAP, não me considero ligado, nem sequer sentimentalmente às FAP. Mas reconheço o papel importantíssimo que as FAP têm para o nosso ePaís. Façam um pequeno exercício mental, durante os tempos de paz ePortugal teve nas FAP um exército de suporte à EDEN importante, de tal forma que o esforço que fizemos está a ser recompensado agora com o apoio da eChina (EDEN) que não é própriamente o país mais à mão de semear para nos ajudar, mas devido ao apoio dado por nós no passado, a EDEN teve que arranjar uma solução para o Wipe dado pela eEspanha, e só o facto de termos tido o apoio da China foi o suficiente para nos conseguirmos livrar do jugo taçardo. Isto não é feito apenas com os lindos olhos do nosso CP, ou MoFA, esta operação está relacionada com o apoio impressionante dado pelas FAP às batalhas dos outros países durante o nosso longo período de paz.

A saída do CaioMario das FAP, vai ser um golpe forte na própria organização que terá de ser colmatado.

O CaioMario sabe também o que me divide das opiniões políticas dele. Mas como muitas das minhas discussões com ele se passam nos bastidores tanto do Fórum do assembleia, no canal do #PORRADA entre outros locais de discussão, que são públicos, mas nem todos assistem e portanto vou partilhar o que me separa dele em termos políticos:

Eu considero que o país se faz pela conjugação de forças de todos, incluindo aqueles que no passado fizeram asneiras ou danos ao ePaís. Considero que a guerra SPA vs FAP é contra-produtiva, até porque a grande maioria dos cerca de 400 membros dos SPA, não querem saber o que foi feito ou deixar de fazer pelos seus comandantes. E a marginalização dos SPA só serve para criar um espírito de grupo de antagonismo que não ajuda o ePaís. O CaioMario acredita que quem está nos SPA, está a dar apoio tácito aos comandantes, que os considera traidores à pátria, logo todos são traidores e portanto não devem ser tidos nem achados na governação do ePaís. São duas posições muito distintas e antagónicas que me fazem ter grandes discussões com o CaioMario.

Mas apesar destas discussões, existe um respeito grande pelo trabalho, pela dedicação e pelo altruísmo com que o CaioMario se dedicou nos últimos meses a ePortugal. Tenho pena que não tenha dado ao governo um aviso prévio, e que tenha misturado uma decisão do congresso com o apoio e suporte ao governo, mas ninguém pode negar que todas as contas do CaioMario foram isentas, limpas e de confiança.

Obrigado CaioMario,

jotapelx

 

Comments

Bitorino
Bitorino Day 1,650, 14:44

"A saída do CaioMario das FAP, vai ser um golpe forte na própria organização que terá de ser colmatado."

Não perceber isto só pode ser resultado de duas coisas: desconhecimento total do funcionamento das FAP ou puro flamming.

Bitorino
Bitorino Day 1,650, 14:44

E a propósito, jotapelx, parabéns pela coragem de publicar um artigo destes, tão pessoal.

Pedrito de Portugal
Pedrito de Portugal Day 1,650, 14:45

V.

Portvcalem
Portvcalem Day 1,650, 14:45

Votado. Excelente artigo no qual soubeste separar os assuntos.

Cumps

fmigpaulo
fmigpaulo Day 1,650, 14:47

Obrigado CaioMario

Zepiro
Zepiro Day 1,650, 14:54

Votadissimo.
"guerra SPA vs FAP é contra-produtiva"
"marginalização dos SPA só serve para criar um espírito de grupo de antagonismo que não ajuda o ePaís"

Blue69Diamond
Blue69Diamond Day 1,650, 15:01

Excelente artigo de alguém com 2 dedos de testa, neste jogo. É pena não haver muitos mais jogadores assim, jotapelx. Parabéns pelo artigo, do melhor que li nas últimas horas e pela coragem para o publicares. Não é para todos, infelizmente...

nsfate
nsfate Day 1,650, 15:15

V

ZeNaifas
ZeNaifas Day 1,650, 15:16

Votado.
Parabéns jotapelx por conseguires fazer o que muitas pessoas aqui não conseguem, expor uma opinião sem ter que lançar ataques a alguém.

Alexandre Caleiro
Alexandre Caleiro Day 1,650, 15:31

V

DFPMP
DFPMP Day 1,650, 15:35

Bom artigo de opinião livre de qualquer tipo de ataque.

Votado.

ZeEstebes
ZeEstebes Day 1,650, 15:53

votado
Artigos destes são importantes para elevar o nível e reduzir o trolling

Ze Alface
Ze Alface Day 1,650, 16:06

Votado.

Espero que este artigo abra os olhos a muita gente, enquanto os SPA forem considerados a arma do demónio não creio que possamos ter um pais unido e forte.

Paisana
Paisana Day 1,650, 16:07

Nao existe guerra SPA vs FAP existem apenas alguns individuos como esse tal de Caio Mario que muito mal fazem ao país e à comunidade. Doar empresas para as FAP é apenas um acto de caridade para cegar a maior parte destes individuos quanto ao mal real que ele faz ao país.

Se tivessemos que eleger alguém como o pior e mais odiado Português de todos seria sem dúvida CaioMario

DFPMP
DFPMP Day 1,650, 16:15

Fala-se que a guerra entre SPA e FAP é contra-producente e depois vê-se o comentário do líder dos SPA paisana.

Branqinha
Branqinha Day 1,650, 16:15

Melhor artigo dos ultimos tempos!
Jotapelx, sempre com uma posiçao estupenda o7

JOKAZOWNS
JOKAZOWNS Day 1,650, 16:15

IT'S A TRAP !

Votado.

PretenderHT
PretenderHT Day 1,650, 16:32

Tivessem todos esta postura e elevação e com certeza teríamos discussões saudáveis e produtivas, sempre focados num único objectivo, a evolução e a resolução dos problemas.

Elvimonte
Elvimonte Day 1,650, 16:37

Mto votado. Grande clarividência.

Ze Alface
Ze Alface Day 1,650, 16:44

"Se tivessemos que eleger alguém como o pior e mais odiado Português de todos seria sem dúvida CaioMario"

x400 creio que consigo falar por quase todos os SPA que foram banidos do canal #fa.pt por este Senhor, só porque sim.

Uns gostam de se lembrar de algumas coisas, não da jeito é lembrar de tudo.

JustRunpt
JustRunpt Day 1,650, 18:04

V obrigado Caiomario

JustRunpt
JustRunpt Day 1,650, 18:09

Apenas realço um facto: não noto, de todo,
(e eu consigo melhor que muitos constatar isso)
guerra no sentido FAP direccionada às SPA, tal como tu sugeres jotapelx, essa separação não serve os interesses do país e sempre foi essa a política das FAP e do MoD (tentar aproximar todas as MUs com o mesmo objectivo).

jotapelx
jotapelx Day 1,650, 18:25

Lamento JustRunpt, mas essa guerra existe dos dois lados. E tenho a dizer que tem sido com alguma regularidade, seja por comentários, seja por artigos inteiros de parte a parte. Essa rivalidade que poderia ser saudável já extravasou há muito esse limite de competição. É desanimadora para os lados dos SPA, que sentem muitas vezes de mandar tudo às urtigas por serem colocados todos no mesmo saco. E é frustante para os FAP porque não entendem como é que os SPA podem continuar na MU, com os cmdts.

jotapelx
jotapelx Day 1,650, 18:31

Eu como estive do lado dos SPA, e percebo o espirito de grupo que os anima, consigo perceber quando estão a ser tratados de forma injusta. Faz-me lembrar quando o meu irmão fazia uma asneira e os meus pais dirigiam-se a mim e diziam "Vocês só fazem asneiras....". Odiava ser posto no mesmo saco quando ainda por cima estava sossegado no meu canto.

Esta é a minha analogia para esse tópico, que não tem nada a ver com o propósito deste artigo!

csc11
csc11 Day 1,651, 00:30

Votado e reafirmo tudo o que foi dito/escrito especialmente o último parágrafo "Tenho pena que não tenha dado ao governo um aviso prévio, e que tenha misturado uma decisão do congresso com o apoio e suporte ao governo, mas ninguém pode negar que todas as contas do CaioMario foram isentas, limpas e de confiança."

Pode-se concordar mais ou menos com o CaioMario, mas foi sempre um jogador rigoroso e cumpridor nas contas e a sua seriedade nesse processo não pode nem deve ser posta em causa.

csc11
csc11 Day 1,651, 00:33

Até digo algo que não é público quando ePortugal perdeu bónus, em armas, ele continuou por um certo período a doar, do seu bolso, pelo bónus antigo.

eGo Topo
eGo Topo Day 1,651, 01:11

Votado
Excelente artigo jotapelx, artigos destes e pessoas com a tua mentalidade e forma de estar e o que fazem falta a ePT.
Infelizmente continuamos a ver o comandante e alguns soldados dos SPA so no bota a baixo e a nada fazerem para terminar esta "guerrinha" estupida e sem sentido.
Parabens Jotapelx pelo artigo.

teXou
teXou Day 1,651, 03:13

Votado ...

JustRunpt
JustRunpt Day 1,651, 03:35

jotapelx, continuo a não concordar com essa parte, as MUs são o que os líderes fizerem delas.
Se há alguns elementos em cada MU que gostam de mandar os seus bitaites, é mais que normal, hà o direito á opinião, mas não significa que é o ponto de vista da sua MU, dos seus líderes e de quem organiza e direcciona as tropas.
Agora reafirmo: as FAP, o MoD e a Presidencia do egov desde há muito tempo que definiram como objectivo uma colaboração estreita entre TODAS as MUs.
Abraço

Janad0
Janad0 Day 1,651, 04:00

votado

Alvaro  Cunhal
Alvaro Cunhal Day 1,651, 06:42

Na minha opinião não será totalmente assim, mas concordo com o artigo é a tua visão do acontecimento e respeito.
Os soldados SPA não têm culpa daquilo que os comandantes fizeram mas...à o ditado "diz-me com quem andas e ..."
Muitos elementos dos SPA fazem muito mas muito por a divisão se manter.


Obrigado CaioMario pela ajuda que deste.

DiogoxXx
DiogoxXx Day 1,651, 07:25

Alvaro Cunhal as tuas palavras sao afirmadas com factos expostos em comentários a cima

Rui M.Pimentel
Rui M.Pimentel Day 1,651, 09:19

Parece simples, quando se fala claro e com imparcialidade.
É de seguirmos o exemplo.

Votado

Papinha1
Papinha1 Day 1,651, 10:55

jotapelx o teu artigo nao podia exprimir melhor a minha opinião. A rivalidade existente é de facto contra-producente e, enquanto cidadao de ePortugal, só vejo lados negativos na sua continuação.

Votado! E subscrevia se já não o tivesse feito....

pmo.almeida
pmo.almeida Day 1,651, 12:01

votado!
jotapelx rules

Maali Akalka Aki
Maali Akalka Aki Day 1,651, 12:11

votado...

Mithras Reloaded
Mithras Reloaded Day 1,651, 13:35

Votado. Li com satisfação.

joao97
joao97 Day 1,651, 13:38

votado

Valongus
Valongus Day 1,651, 14:11

Votado.
Excelente artigo jotapelx. Traduz de forma exemplar a leitura de muitos portugueses, desta situação, e que não são nem FAP nem SPA.
o7

Grim23
Grim23 Day 1,651, 19:38

votado

Telmo Cadavez
Telmo Cadavez Day 1,652, 01:51

Votado! Boa explanação!

Quanto ao CaioMario, devemos todos agradecer o altruísmo que demonstrou desde que começou o jogo, até agora: ainda não conheci mais ninguém que desse tanto.

Infelizmente já previa que algo semelhante acontecesse, mais dia menos dia, porque em paralelo com o grande altruísmo existe um modo bem vincado de ver as coisas, e por vezes, um pouco intolerante (if u ask me).

gu480
gu480 Day 1,652, 02:25

como foi referido, as pessoas devem ser avaliadas pelo seu percurso e pelo que fazem ao longo do tempo!
e não por uma atitude menos correcta, má, imoral, como prefiram adjectivar!
jogo isto há pouco tempo, mas tenho a noção do que o caiomario fez por altruísmo, não me parece que ninguém o tenha feito, faça ou mesmo venha a fazer com o mesmo peso.
é má a atitude, eu compreendo-a, compreendo o motivo, e só tenho pena de não ter feito mais para que tal não acontece-se...

gu480
gu480 Day 1,652, 02:26

agora julga-lo como ele tivesse roubado ou vendido o seu país, além de injusto é perfeitamente incoerente e deplorável.

moonburn
moonburn Day 1,652, 03:22

gu480 tu n\ao tavas c]a quando o moutinho e o judaz mandavam nesta porra mesmo nessa altura o estado portugues era subsidiado por alguns poderosos em troca de influencia e poder de influencia junto dos governos fosse esse apoio directo como o moutinho a mandar nas financas ou o judaz com o seu ePS que liderava por proxy atraves dos bloquistas comunas e pda

moonburn
moonburn Day 1,652, 03:26

os ganhos de quem disponibiliza s\ao imateriais mas as emocoes que os motivam de se obter respeito sao bem reais provavelmente a guerra entre o caio e o alface obrigou o governo a ter de decidir entre poder militar imediato ou a manutencao das ferramentas que o caio traz e isso obrigou o caio a brandir os seus argumentos da mesma forma que o alface ja brandia o seu atraves do numero de membros da sua MU e o poder militar que possuem e a necessidade que dai deriva num pais em guerra

moonburn
moonburn Day 1,652, 03:29

resumidamente as condicionantes mudaram e o caio perdeu influencia pois os governos serao sempre fracos pois apenas se preocupam com a sua propria sobrevivencia

a forma como o caio o fez e um pouco deseducada mas tb demonstra forca de caracter para quebrar com uma situacao de dupla hipocrisia entre os 3 elementos envolvidos sendo que no meio disto tudo quem fica mais mal visto e o governo visto que os outros 2 elementos agiram de acordo com os seus principios e o governo e amoral

Andrezinho.14
Andrezinho.14 Day 1,652, 10:02

Grande artigo...
"guerra SPA vs FAP é contra-produtiva"
" Tenho pena que não tenha dado ao governo um aviso prévio, e que tenha misturado uma decisão do congresso com o apoio e suporte ao governo"
"É desanimadora para os lados dos SPA, que sentem muitas vezes de mandar tudo às urtigas por serem colocados todos no mesmo saco. "

Só refiro... SPA não é politica...

 
Post your comment

What is this?

You are reading an article written by a citizen of eRepublik, an immersive multiplayer strategy game based on real life countries. Create your own character and help your country achieve its glory while establishing yourself as a war hero, renowned publisher or finance guru.