[PD] Análise do resultados dos inquéritos - Governos Fev e Mar’14

Day 2,348, 11:56 Published in Portugal Portugal by Phoenix Arise




Caros ePortugueses,

O Partido Democrático realizou nos últimos meses (desde Fevereiro/governo de Janeiro), inquéritos de satisfação sobre os governos do mês que se antecedeu.

Como havia sido anunciado, divulgamos agora os resultados do inquérito relativo ao governo de Março, e também do governo de Fevereiro, que estava em falta, e respectiva análise.

Os inquéritos baseavam-se numa classificação de 1 a 10 de cada um dos ministérios, bem como do governo no geral. No último inquérito (governo de Março) foi adicionada ainda uma questão relativa à prestação do CP (country president) conforme havia sido sugerido nos meses anteriores por várias pessoas.

Governo de Fevereiro - Análise dos resultados do inquérito

Neste inquérito contámos com apenas 16 participações válidas, um número que consideramos não ser representativo, mas não queríamos deixar de apresentar os resultados, esperando aumentar o número de participações em futuros inquéritos.

Calculando a média a partir das votações, obtém-se os seguintes números:/b]


Todos os ministérios ficaram classificados, em média, acima do meio da escala (acima de 5), sendo o ministério com melhor média o MoFA, seguido do MDS, e os ministérios com pior média foram o MoD e o Departamento de Comunicação. No geral, a classificação atribuida, em média, a este governo, foi de 8 em 10 pontos!

Relativamente ao mês anterior, verifica-se que todos os ministérios obtém uma classificação mais baixa, à excepção do MDS que manteve a média, e o “governo - geral”, que também manteve o 8.

No entanto, há que ter em conta que a média nem sempre é um bom classificador, pois não tem em conta a discrepência dos resultados.

Apresentamos assim, em seguida, os gráficos correspondentes às votações, apresentando a respectiva percentagem relativa ao número de votos.








Observando estes gráficos, verifica-se que houve bastante discrepância nos resultados, havendo ministérios em que as classificações estão bastante divididas.

A moda das votações foi então a seguinte:

> Mo😨 classificação 10
> MoFA: classificação 8
> MoF: classificação 8
> MDS: classificação 10
> Dep. Comunicação: empate entre as classificações 6, 7 e 8. Considerando a mediana destes 3 valores, atribui-se a classificação 7.
> Governo - Geral: classificação 7

Estes resultados mostram um grau de satisfação relativamente elevado da população participante neste inquérito para com o governo de Fevereiro, obtendo a classificação de 7, sendo que 2 ministérios obtém mesmo a classificação máxima.

Verifica-se ainda que o ministério em que houve maior unanimidade na votação foi o MoF, com 37,5% das votações no 8, seguindo-se o MoFA, com 31,3% das votações no 8, e o MoD e MDS, ambos com 25,0% no 10.

Todos os ministérios obteveram o mesmo numero de votos classificados como “Não Sabe/Não Responde” (NS/NR): 6,3%.

Também se verifica que o ministério em que parece haver uma maior divergência relativamente à maior parte dos votos é o MoD, em que apenas não houveram votos nas classificações 1 e 2.

As votações para o “Governo - geral” parecem mostrar que a população se encontra realtivamente satisfeita com o governo em questão, dado que a maioria dos votos são nas classificações 7 e 8, sendo que, no entanto, os votos variam entre os valores 4 e 10 (mínimo 6,3% de votos em cada uma das classificações votadas).

Governo de Março - Análise dos resultados do inquérito

No inquérito relativamente ao governo de Março, contámos com apenas 20 participações válidas, valor que está longe do ideal para atingir alguma representatividade, mas ainda assim é um número melhor que o obtido no inquérito anterior. De notar que neste inquérito foi adicionada uma questão relativa à prestação do presidente, que não constava dos inquéritos anteriores

Calculando a média a partir das votações, obtém-se então os seguintes números:

Todos os ministérios obtivaream, em média, uma classificação “positiva” (acima do meio da escala - classificação 5) mais uma vez, com excepção do CP (Country President), que obtém uma média negativa, de apenas 2,5 valores. O ministério com melhor média é o MoD, seguido do MoFA, e o ministério com pior média foi o Departamento de Comunicação. No geral, a classificação atribuida, em média, a este governo, foi de 6,2.

Relativamente ao mÊs anterior, apenas se verificaram melhorias nos valores da média no MoD (mas ainda abaixo do valor relativo a Janeiro) e no MoF (ligeira, neste caso, e também abaixo do valor relativo a Janeiro).

Abaixo, os gráficos correspondentes às votações, com a respectiva percentagem do número de votos.








Mais uma vez verifica-se haver bastante discrepância entre os resultados, havendo ministérios em que as classificações estão bastante divididas - sobretudo o MDS, que obteve votos em todas as classificações excepto no 3.

A moda das votações foi então a seguinte:

> Mo😨 classificação 8
> MoFA: classificação 7
> MoF: empate entre as classificações 4, 7 e 8. Considerando a mediana destes 3 valores para desempate, atribuir-se-ia a classificação 7.
> MDS: classificação 8
> Dep. Comunicação: classificação 7
> CP: classificação 1
> Governo - Geral: classificação 6

Estes resultados mostram um grau de satisfação relativamente elevado da população participante neste inquérito para com os ministérios deste governo. No entanto, nenhum ministério obteve classificação máxima, e mostrou-se ainda um grande desagrado relativamente à prestação do CP. A classificação do governo - geral, ficou também pouco acima do meio da escala.

Comparação dos resultados dos 3 governos de 2014:

Comparando os resultados dos 3 inquéritos até então realizados, pode observar-se a evolução das classificações atribuidas aos governos através das tabelas abaixo.


Tendo em conta as médias, observa-se então que no governo de Fevereiro, relativamente ao anterior, todos os ministérios obtiveram classificação inferior, com a excepção do MDS e Governo - geral, que mativeram. No governo de Março apenas MoD e MoF melhoram, ainda assim mantendo valores inferiores aos de Janeiro.


Tendo em conta a moda - a classificação com mais votações - observa-se que, relativamente a Janeiro, no governo de Fevereiro o MoD e o MoF obtém melhores classificações (o MoD aumenta mesmo em 3 valores), o MDS mantém a classificação, e nos restantes continua a verificar-se a atribuição de uma pior classificação.
Em Março, apenas o Departamento de Comunicação mantém a classificação de Fevereiro, sendo que as restantes classificações baixam. O MoD mantém-se ainda assim 1 valor acima da classificação de Janeiro, e o MoF iguala Janeiro.

De frizar ainda a baixa classificação atribuída ao CP de Março - 1, tendo em conta a moda, e 2,5 tendo em conta a média das votações - valores estes muito inferiores a todos os outros, em todas as outras categorias, apesar de não poder efectuar-se directamente comparação com os CPs de outros meses, por na altura não se ter enquadrado essa questão nos inquéritos.


No geral, pode concluir-se que estes resultados revelam que a população se mostra relativamente satisfeita com os governos desde o início deste ano 2014, sendo que, de Janeiro até Março, as classificações têm, de um modo geral, vindo a descer
O governo de Janeiro parece assim ser aquele que, até então, no presente ano, mais agardou aos ePortugueses!

Esperamos que estes resultados possam ser importantes para que os futuros governos possam também ter uma noção do que pensa a população relativamente aos seus antecessores, e possam desta forma melhorar certos aspectos.

O Partido Democrático apela ainda para que a população continue a participar{/u] neste tipo de iniciativas e os divulgue, de modo a que possamos obter resultados mais representativos!


Sem mais de momento,

O Partido Democrático


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
[Partido Democrático]
Análise do resultados dos inquéritos - Governos Fev e Mar
http://www.erepublik.com/en/article/14-2394688/1/20
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Queres saber mais acerca do PD? aqui quem somos e o que temos para ti!