[Partido Socialista] O Direito

Day 3,807, 07:24 Published in Brazil Brazil by Web Carioca

O conflito entre o seu, meu e nossos direitos!

Macaé, município do estado do Rio de Janeiro, localizado na parte norte do estado, é conhecida como a princesinha do mar!

O motivo é o belo desenho que suas praias expõem para quem tem o privilégio de visualizar pelo alto.

Nesta cidade, eu e mais dois companheiros estávamos caminhando no calçadão da Praia dos Cavaleiros, conversando sobre as nossas vidas e sobre nossa cidade.

—Web, estou muito desejoso me candidatar a presidente para o país!
—Poxa, meu amigo, capacidade e conhecimento ingame você tem, além que é se direito de se candidatar.
—Como assim?

Neste momento, paramos e ficamos “colados” no beiral que separa o calçadão e a praia. Em frente a uma turma jogando vólei de praia. Confesso que meu interesse era intercalar a conversa com meus amigos e meus olhares para as belas mulheres que estavam jogando.

—Então, o direito de nos candidatar, ao congresso, presidente do partido, presidente do país, em trabalhar, treinar, publicar um artigo, lutar em batalhas aérea ou terrestre, e até mesmo ficar dois cliques, é um direito, seu e meu.

Mas fica a pergunta, será que ao exercermos este direito de alguma forma estará restringindo ou ampliando o direito de outra pessoa?

—Meu amigo Web, não estou entendendo o que você que chegar com este seu pensamento. Interrompeu o outro colega. Se eu for candidato a Presidente do meu Partido e eu ganhar, estarei teoricamente restringindo os demais membros em ser Presidente do meu Partido no determinado mês. Que mal tem isso? Se eu fui eleito, foi por mérito.

—Observe o jogo.

Neste momento virei o meu olhar para a partida de vólei.

—O jogo de vólei é composto por dois times, neste caso composto por dois jogadores cada. Os jogadores do time azul tem os mesmos direitos: receber a bola, levantar a bola, sacar e pontuar.

Porém se todos exercerem o mesmo direito ao mesmo tempo, terão problemas sérios para ganhar.

Pois não tem como ganhar uma partida se não pensar no coletivo. Por ser um jogo coletivo.

Para um time ficar próximo de uma vitória, é necessário não somente ter ciência do seu direito pessoal, mas conhecer os direitos de quem está ao seu lado, avaliar a conjuntura e identificar quem tem melhores condições de exercer um determinado direito (receber a bola por exemplo, ou bater para pontuar), e melhorar as chances de que o companheiro possa exercer seu direito.

—Mas se os dois times terem este pensamento, vai sair empatado. Que mérito tem isso? Acho que te peguei.

- Então meu colega, pensando desta forma, o que vai definir para qual lado a vitória vai tender, é o nível de integração que tem a dupla. Quanto maior o nível de interação, treino e respeito, as chances de vitória vai mudando de lado.

Porém precisamos entender qual o valor da vitória. Da mesma forma que não podemos, na minha avaliação, entender que o direito individual sobressai ao coletivo, uma vitória em uma partida não pode ser avaliado como algo extremamente importante.

O jogador pertence a uma equipe, duas equipes disputam uma partida, e o conjunto de partidas compõem um campeonato.

Quando um campeonato é composto por times com alto nível de interação, quando são compostos de partidas de alto nível técnico, este campeonato atrairá não somente mais públicos para os jogos, mas também patrocinadores para o campeonato, times e jogadores.

—No final todos ganham, não é Web.

- Sim. E isto é aplicável naturalmente no eBrasil.

—Mas para isto é necessário que lideranças puxem este debate, e puxem esta construção.

—Correto meu amigo. Bons locais para se discutir sobre este assunto e construir isso são nos partidos políticos, aquele é lógico que deixam aberto para todos os filiados participarem.

Um exemplo é o PARTIDO SOCIALISTA. Partido que em sua ideologia tem como seus pilares o dialogo e o socialismo.

—Poxa Web Carioca, vou me filiar para conhecer o partido e a turma então.

- Fique à vontade. No PARTIDO SOCIALISTA, cidadãos que desejam construir pensamento de igualdade e que sejam progressistas sempre serão bem-vindos.

Agora vamos curtir o jogo, e admirar as mulheres que estão jogando.

—Os corpos das mulheres ou o nível de interação das duplas?

—Compreendeu fácil, não é meu amigo?