Índice de Exposição Internacional: uma alternativa ao import and export

Day 678, 14:44 Published in Brazil Brazil by Carlos Fernando Silva

Após eu publicar este artigo sobre balança comercial e moeda, leitores apontaram o fato de que a medida da balança comercial fornecida pelo Economic Stats é volátil e imprecisa demais.

Além disso, o cálculo oficial no eRepublik apresenta algumas limitações diretamente relacionadas à forma como investimentos estrangeiros, Extra Gold e outros eventos influenciam os itens export e import, de forma que esses parâmetros podem, de fato, perder parte do seu poder informativo devido à metodologia utilizada pelo eRepublik.

Como não podemos mudar facilmente as fórmulas do eRepublik, desenvolvi um Índice que pretendo atualizar com alguma frequencia (quinzenal é a periodicidade mais provável) para medir algo mais amplo, e bastante interessante, em termos de Economia: a Exposição Internacional.

O índice é construído a partir de indicadores indiretos que ajustam o PIB tal qual medido originalmente para considerar os impactos que estrangeiros vivendo no eBrasil, brasileiros vivendo no Exterior, ações e fluxos monetários de Cias. e Org entre países etc. influenciam a relação entre renda, produção, investimento e consumo no país (por residentes ou não) e renda, produção, investimento e consumo por cidadãos do país.

Para os mais curiosos/nerds, o fundamento utilizado é a Teoria da Arbitragem e da Eficiência dos Mercados Cambiais, o que é razoável de se adotar dada a estrutura e a arquitetura do MM do eRepulbik.

Como funciona o IEI
Basicamente o IEI informa, para cada economia nacional:

- O quanto ela está relativamente exposta ao comércio e aos mercados internacionais

- Se essa exposição está trazendo fluxos líquidos positivos de recursos ao país (semelhante a export > import) ou se está "tirando" recursos do país e os enviando ao Exterior (semelhante a exporta
O número absoluto, isto é, sem o sinal de + ou -, mede a intensidade e a dependência econômica da economia nacional em relação ao Exterior, proporcionalmente ao PIB ajustado pelo poder de compra. Quanto maior valor absoluto do IEI (desconsiderando o sinal positivo ou negativo), mais dependente, exposta e integrada é a economia de um país em relação à economia internacional.

Já o sinal de positivo ou negativo significa que essa exposição traz recursos líquidos do Exterior ao país (sinal positivo) ou se envia recursos líquidos do país ao Exterior (sinal negativo).

O IEI assume valores hipotéticos entre -100 e +100. Como explicado acima, é medido em proporção ao PIB ajustado pelo poder de compra de cada país, e pode ser conhecido para as 17 maiores economias do Novo Mundo abaixo:



Considerando-se a valorização do BRL frente ao Gold, é um feito bastante notável que o eBrasil esteja com índice de +26,5, significando, de forma indireta e aproximada, as atividades de comércio internacional (compra e venda de RM, serviços e mercadorias) e investimento (compra e venda de Cias, compra de Extra Gold, investimento e retirada de lucro de/por empresas/investidores estrangeiros, receitas e trocas entre governos etc) foram responsáveis, positivamente, pelo equivalente a 26,5% do PIB brasileiro ajustado pelo poder de compra do BRL.