[MoE] Boletim do MoE 13/Abril

Day 875, 14:49 Published in Portugal Portugal by orgPT

Estimados ePortugueses,

Serve este primeiro Boletim do MoE para elucidar os cidadãos sobre o funcionamento, procedimentos e objectivos do MoE para o mandato em curso.
A facilitação de informação e a criação de uma boa relação com a comunidade serão uma prioridade, um MoE disponível é o primeiro passo para o esclarecimento de dúvidas e uma saudável relação entre a gestão das empresas públicas, os empresários, e os cidadãos a título individual.

1) A Equipa

Ministro da Economia - Partizanne

Supervisiona a gestão das orgPT, actua sobre a regulação de preços, planeia investimentos, é responsável pela comunicação e prestação de contas.

Secretária de Estado da Administração Pública - slayra

Responsável pela gestão diária das orgPT.

Secretário de Estado do Trabalho - acoutinho

Responsável pela criação de ferramentas de monitorização do mercado de trabalho e pela política salarial das orgPT.

2) Estrutura e Canais de Comunicação

A partir de hoje a org: orgPT, será a base de operações do MoE, ficarão aqui as reservas monetárias e será através desta org que serão processadas as doações, sendo criada uma folha de Excel específica para controle desses movimentos financeiros que será aberta à consulta por qualquer cidadão.

O jornal desta org foi renomeado para "Boletim do MoE" será através dele que serão comunicadas decisões de gestão, aberturas de concursos públicos, libertação de dados brutos sobre as orgPT, políticas de fixação salarial, e os boletins semanais do MoE, do qual este é o primeiro.

Qualquer pedido de informações, proposta de negócio, oferta de serviços, pedido de dados sobre a gestão e património deve ser feita por PM para esta org. O Ministro da Economia responderá o mais rapidamente possível a todas as comunicações.

Para qualquer esclarecimento instantâneo podem contactar Partizanne, no canal #pt, do IRC-Rizon.

3) Regulação

Neste momento o MoE está principalmente focado na regulação de dois mercados, o de Gifts e o de Grain.
No mercado de Gifts já foi conseguida uma substancial redução dos preços ao consumidor, fruto de uma intervenção longa e atenciosa do Estado, quer no mercado de Gifts como no de abastecimento de Diamonds. Estamos neste momento a meio da tabela de preços de Gifts a nível mundial e consideramos esta uma posição desejável, tendo em conta a subida precipitada dos preços dos Diamonds.
Depois de um momento de pânico na semana passada em que o mercado ePortuguês se encontrava praticamente sem Grain à venda, a intervenção das orgPT mais uma vez se provou providencial, disponibilizando stocks acumulados e depois, quando apareceram mais ofertas no mercado, colocando uma ligeira pressão reguladora. Esta pressão vai manter-se, durante 2 dias tivemos preços de Grain próximos dos valores mais altos da tabela a nível mundial, situação incomportável para um país pequeno, relativamente pobre, e que tem como única High Region Lisboa e o seu Grain.
Pedimos aos empresários ePortugueses com investimentos em Grain que, além de manterem a sua actividade exportadora, considerem reservar uma parte das vendas para o mercado ePortuguês, uma pequena fatia da produção pode significar o regresso de ePortugal à competitividade com as grandes potências produtoras de Grain a nível mundial, mas se colocarem todo o vosso Grain nos mercados estrangeiros estão a criar faltas de abastecimento e inflacção desmesurada no mercado interno, e a prejudicar-nos a todos.
Neste preciso momento o número de ofertas de Grain no mercado apresenta-se, novamente, reduzida, tudo faremos para nos próximos dias corrigir esta situação.

4) Estratégia orgPT

Este mês contamos arrancar com algumas intervenções que consideramos fundamentais, quer sejam realizadas no mercado ePortuguês, como na agilização do tecido empresarial das orgPT:

- Investimento em Diamonds - já anunciado no passado mandato, este investimento continua a fazer sentido, pela futura transformação em Titanium e necessidade de constituição de stocks estratégicos. Reduzindo um pouco a escala, contamos ter uma empresa Q2 de Diamantes, com licença para ePortugal em Far Eastern Siberia antes do fim deste mandato. Tencionamos criar esta empresa com fundos próprios das orgPT.

- Agilização do mercado de Grain - com a reabertura da empresa Raporal Export, sita na q3orgPT. Esta empresa servirá para absorver trabalhadores de skill média-baixa e para exportar Grain de forma a captar divisas. Será também reaberta a Cereal Q4, sita na Q5orgPT para auxiliar a regulação e abastecimento ao mercado interno.

- Agilização do mercado de Comida - com a reabertura, gradual, da empresa Comidas Q4, que tem vindo a ter dificuldade em fixar trabalhadores, e o upgrade de uma empresa de Comida Q1 para Q2 (mais uma vez com fundos próprios das orgPT), num investimento completamente virado para a exportação.

- Realização de Concurso Públicos - para redução de custos de abastecimento de alguns raws, bem como criação de boas relações com o sector privado, dando oportunidade aos privados de calcular as suas operações tendo garantido o escoamento de stocks.

Apesar de não podermos fazer essa promessa tão cedo no mandato, este também será o mês em que as orgPT se aproximarão o mais possível da auto-suficiência. Apesar deste não ser um objectivo determinante, seria concerteza uma pedra-de-toque importante.

5) Dados Financeiros - orgPT

Ao que parece o bug que impedia a retirada de dados brutos das empresas está, pelo menos em parte, resolvido.
Assim sendo liberta-se para consulta e análise os dados brutos da gestão das orgPT da semana de 05 a 13 de Abril.
Estes dados serão acoplados aos da semana que está a decorrer e constituirão um relatório de duas semanas de gestão a apresentar na próxima semana.
A partir de agora a regra será a libertação de dados semanalmente.

Link para download

==================

Informo ainda que esta semana haverá outra publicação no Boletim do MoE, desta feita dedicada às Escolas ePortugal, dando-vos a conhecer a equipa, e os métodos e procedimentos a aplicar.

==================

Não há Dio senão Dio e Arthk é o seu Profeta.
O MoE,

Partizanne