[MF] Terceira Semana - Governo Zunker

Day 1,951, 16:36 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Fazenda


Prezado povo ebrasileiro,

Este é o informativo relativo a respeito das atividades do MF neste mandato do CP Zunker.

Neste informativo continuaremos com a abordagem da evolução da arrecadação nesta semana apresentado o cenário atual e realizando uma análise do quadro atual. Em seguida serão apresentadas as ações do governo.

Será realizada também uma análise do progresso do governo frente às linhas de ação estabelecidas a partir do plano de governo na área econômica da plataforma do CP Zunker e explicitadas no primeiro artigo desta gestão.



1. Cenário atual – Segunda semana

1.1 Situação do Caixa (Tesouro Nacional e Controle Nacional) e Arrecadação (dia 1942)

No dia 1949 o Tesouro Nacional contava com 191.174,73 BRL frente os 84.477,33 BRL do dia 1942 enquanto o Controle detinha 59.957,21 BRL em 1949 frente os 48.520,21 em 1942. Comparando o valor total de depósitos no TN e CN com relação a última semana tivemos crescimento de 88,8 % em nossas reservas.

Nos gráficos ainda percebe-se a movimentação para o controle nacional para custeio do governo.





Com relação à arrecadação, no dia 1949 a arrecadação foi de 19.022,46 BRL. Comparando com o nível de 1942, de 18.314,83 BRL, percebe-se um aumento de 3,86 %. No gráfico ainda pode se verificar que a tendência de queda registrada nos primeiros dois artigos deste mês ainda persistem com a mesma intensidade (linhas de tendência marcadas em vermelho com a mesma inclinação).



Ao observarmos os dados desde o início da gestão Zunker ressaltamos a variação do nível de arrecadação frente os eventos de diminuição e aumento do imposto VAT sobre comida (fVAT) no período. Com a diminuição do fVAT para 1%, tivemos uma diminuição da arrecadação de 12.106,10 BRL enquanto que no evento de aumento do fVAT o aumento da arrecadação foi de 6.299,31 BRL. A diferença entre as valores corresponde a 5806,79 BRL ou uma diminuição de 47,97%.

Os gráficos e cálculos aqui apresentados foram construídos e baseados no fluxo de caixa do governo e no RoBoT.

1.2 Análise do cenário

Os dados relativos ao Tesouro Nacional e ao Controle Nacional mostram um aumento importante do nível do caixa.

Os dados da arrecadação apresentaram uma melhora nesta semana, sendo marcante a influência do aumento do imposto VAT sobre alimentos (fVAT) de 1% para 5% do dia 1945.

Durante a gestão anterior o MF teve grande sucesso ao realizar uma ação coordenada de diminuição do imposto VAT para armas (wVAT) e intervenção no mercado. A intenção foi buscar trazer para o pais o mercado consumidor internacional através da redução do preço das armas Q7, algo que foi plenamente alcançado.

Naquele momento como agora havia uma grande ausência de dados da economia que seriam importantes para a aplicação das medidas do MF, tanto que isso foi colocado como um dos objetivos do atual mandato, e assim estávamos caminhando por um território inexplorado.

Na atual gestão o que se fez foi tentar aplicar as mesmas medidas ao mercado de comida porém conforme os dados da arrecadação o resultado foi diferente do esperado.

De maneira a fortalecer a arrecadação foi levada ao congresso proposta de aumento do valor de fVAT para 5%. Conforme pode ser visto nos dados apresentados o mercado reagiu com um aumento de arrecadação correspondente a, praticamente, metade da queda correspondente a mudança do fVAT para 1%, ou seja, a arrecadação seguiu as variações de taxa de fVAT.

Uma conclusão a que se pode chegar é que, diferentemente do mercado de armas o mercado de comida é um mercado inflexível, ou seja, independente da taxa aplicada para o fVAT, não haverá alteração significativa dos preços praticados e, consequentemente isso não produz efeito na competitividade do mercado brasileiro frente o mercado internacional.

Neste sentido, foi proposta e aprovada no dia 1950 a alteração do fVAT para os 10% praticados originalmente.

Outra verificação importante a ser realizada diz respeito à tendência de queda registrada nesses períodos e destacada na apresentação dos dados.

A comparação entre essas tendências, mostra que houve um aumento na tendência (maior inclinação da reta) de queda da arrecadação. Devido a falta de dados mais precisos apenas podem ser feitas especulações a esse respeito.

Uma hipótese possível tem a ver com o nível de intervenção na economia. Enquanto na gestão anterior existiu uma intervenção intensa feita com dinheiro privado, esta gestão não intervém no mercado devido à falta de caixa estatal. Isso explicaria um aumento dos preços que se traduz em diminuição da competitividade do mercado brasileiro frente a outros mercados e levaria a diminuição da arrecadação pela exportação.

Novamente se reforça que tanto a anáise do cenário como a própria tomada de decisão seria de maior qualidade com dados melhores e mais detalhados, e dessa forma, uma maior precisão da estimativa da origem dos recursos de arrecadação deve continuar.

1.3 Discussões iniciadas no congresso - ações do governo

No período foram lançadas duas votações conforme dito na análise do cenário para aumento do fVAT para 5% e 10% respectivamente.



2. Acompanhamento da evolução das metas da gestão Março/2013 do MF – gestão Zunker

Seguem as atualizações a respeito das metas firmadas durante a campanha do CP Zunker.

2.1 Política de estímulo ao crescimento da economia.

Conforme analisado foram lançadas leis para retorno do fVAT para 5 e 10%. A expectativa é de retomada dos níveis de arrecadação anteriores a medida.

2.2 Gestão da saúde financeira do país

Conforme visto pelos dados o nível de caixa do governo continua em crescimento o que é muito positivo. Além disso, conseguimos manter os repasses de manutenção do EB.

2.3 Regularização do apoio às Forças Armadas

Durante a semana foi realizado o pagamento da cota do projeto Farmer.

2.4 Transparência governamental

Durante a semana foi terminada a implementação de uma nova ferramenta no RoBoT, exibindo todos os gastos por governo em um único lugar e gráficos de balanço. Pode ser encontrada aqui.



Zunker


Presidente do eBrasil




Leeooam


Vice-Presidente do eBrasil




JohnnyDays, Lazarus VIII, nW0lf, Sulejmani, TauronRS

Ministério da Fazenda