[MDS] Tutorial: GUERRAS

Day 2,003, 15:46 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT


TUTORIAL: GUERRAS
Este tutorial pretende dar-te a conhecer o módulo militar, mas não deve ser entendido como um incentivo à luta. Enquanto não possuíres força suficiente para subir de divisão, luta o menos possível (limita-te no máximo a fazer a DO) e treina tudo o que puderes diariamente.

Consulta o tutorial “Os Meus Lugares” para entenderes as razões deste aviso.

Menu “Guerras” = Módulo Militar

Quando entras neste menu são-te apresentadas várias campanhas militares:

- Campanha do Dia;
- Campanhas do teu País;
- Campanhas dos teus Aliados;
- Todas as Campanhas.

As batalhas são todas iguais?

Existem dois tipos de batalhas:

- As diretas, em que um país declara outro como inimigo natural e lhe tenta conquistar um território;

- As Guerras de Resistência (RW), aquelas em que se tenta reconquistar um território. Estas pode ser abertas por qualquer jogador, bastando que haja apoio de 10 jogadores. Há ainda a particularidade de não ser possível receber apoio direto de aliados nas RW.

Posso lutar em qualquer campanha?

Podes lutar em qualquer batalha, seja ela referente ao teu país ou um aliado ou seja de um país que nada tenha a ver com o teu. Neste último caso terás que te deslocar (viajar) para um território do país pelo qual queres combater ou de um seu aliado, pagando para isso um bilhete de viagem.

O preço da viagem é sempre o mesmo?

Os países do eRepublik estão distribuídos por zonas e o preço das viagens varia consoante a distância entre zonas, sendo obviamente mais caro quanto mais longe for o local para onde te queres mover.

Podes, contudo, tornar a viagem mais barata se em vez de te deslocares para o local da batalha, o fizeres para o território de um país aliado daquele onde decorre a batalha.

Nota: Para consultar os aliados deves deslocar-te à página do país que pretendes apoiar em batalha e verificar quais os MPP que possui no separador “Militar”.

Como contam os pontos de uma batalha?

A batalha termina quando um dos países consegue 1800 pontos. Os pontos são conseguidos em função do tempo que se mantém a barra de batalha acima dos 50%. Por cada minuto que a barra está do outro lado (acima dos 50😵 o país recebe pontos.

Quando a barra está manifestamente do lado contrário, não há necessidade de lutar, pois estamos a desperdiçar dano. Por isso se diz que não deves lutar com a barra acima dos 52%.

Qual a duração de uma batalha?

Como já sabes, a batalha termina aos 1800 pontos, mas esses pontos não são atribuídos de igual forma ao longo da batalha. Há 4 períodos de 30 minutos sendo os pontos ditribuídos conforme mostrado na figura abaixo.

No 1º período, há 300 pontos em jogo, no 2º há 600 pontos, no 3º há 900 pontos. Se um país conseguir todos os pontos desta hora e meia, obtém os 1800 pontos e termina a batalha. O 4º período tem mais 1800 pontos, logo o jogo termina no máximo às 2 horas de batalha.

Por aqui se pode ver que é importante coordenar o dano, com amigos ou na Unidade Militar de forma a não gastar tudo logo nos primeiros segundos da batalha.

Quando acaba a Campanha?

Cada divisão contribui com um número diferente de pontos por cada batalha ganha. O primeiro país a chegar aos 83 pontos vence a campanha e conquista ou mantém o território em causa.

A Batalha

Agora que já conhecemos o “Campo de Batalha”, estamos prontos para a guerra. Para tal, basta-nos clicar no botão “LUTAR” e diversos inimigos virtuais (não estão necessariamente a lutar, são indivíduos estacionados no território em causa) vão surgindo e desaparecendo à medida que lutas e o teu dano vai sendo contabilizado.

Tiros e Energia

Quando clicas no botão “LUTAR” não estás a dar um único tiro, mas sim tantos quantos os necessários para eliminar o inimigo. Por cada tiro são-te retirados 10 de energia (que é igual a 1ff).

A quantidade de energia que possuir é limitada. A partir do nível 21 tens uma barra de energia de 500 (50ff) e tens uma reserva até outro tanto. Podes recuperar 1ff a cada 6 minutos, portanto, 10ff numa hora.

Barras de Energia

Poderás ainda usar barras de energia, mas só as deves gastar nos casos de muita necessidade (porque estamos a perder a batalha ou porque lutas por uma medalha de Herói de Batalha, etc.).
Mais uma vez se vê a necessidade de lutar apenas quando a barra está abaixo dos 52% para poupar energia que poderá fazer falta mais à frente. A zona a verde mais claro da barra de energia, representa o que ainda se pode recuperar.

As Armas

Podes lutar sem armas, mas o teu dano será tanto maior quanto melhor for a arma que usas. Estas podem ser adquiridas no mercado local e estão divididas em 7 tipos: Q1 a Q7. Existem ainda outros tipos de armas, como as bazucas e os mísseis. Esta informação encontra-se detalhada aqui: “Os Meus Lugares (Parte 2)”.

Unidade Militar

Uma Unidade Militar (MU) é um exército. Em Portugal tens o exército estatal, as FAP, e tens também vários exércitos privados. Ao entrares numa MU passas a dispôr de uma missão diária que aparece na página inicial da tua conta, a “Ordem Diária”. Se cumprires esta missão (25 mortes na batalha definida pelo exército), ganhas 1 barra de energia e 1 bazuca em peças.

Deves ter noção que não basta entrar numa MU, depois de fazeres parte desse exército tens que seguir as ordens de luta que, ao longo do dia, vão sendo dadas pelo Comandante da unidade e capitães dos vários regimentos. Algumas MU’s fazem distribuição de comida e armas em batalhas importantes.
Fim do Tutorial
Chegamos ao fim deste tutorial. Obrigado pela paciência que tiveste, enquanto novato, ao ler tudo isto até ao fim. Esperemos que este texto tenha sido útil para a tua eVida!


Sem mais de momento,

A equipa do MDS de Maio de 2013,
Dr. Dog, António Seguro, MF95, Elcabri, eKayser, Nunopeb1, Sr.Whoopee

A equipa do MDS de Abril de 2014,
ameryco, Anadrii, Filipe de Cabanas, Flame, Hugo Bettencourt, Thydan