[MDS-Tutorial] A Bíblia do eRepublik v3 - Parte 1

Day 1,405, 04:01 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



Estimados Portugueses e Portuguesas,

A Nova Bíblia do eRepublik foi um memorável mega-tutorial publicado no mês de Maio, pelo insubstituível, 2 vezes MDS, muitas vezes troll, mas sempre competente, Giscate.

O seu propósito era ser "um Kit de aprendizagem relativamente a tudo". Ainda hoje tem destaque no fórum eRepublikPT, mas, graças ao complexo obsessivo-compulsivo dos admins em alterarem sucessivamente as regras do Jogo, acabou por ficar desactualizado... Até agora! Eis a Bíblia do eRepublik v3!


A exumação/revisão/reactualização revelou-se tão extensa que tivemos de a dividir em 2 partes. AVISO: Continua a ser super tl:dr.



Índice
Para facilitar a navegação, usem o CTRL + F

1. Os meus Terrenos
>>1.1 - Trabalhar
>>1.2 - Treinar
>>1.3 - Armazém
>>1.4 - Gerir os terrenos e as empresas

2. Módulo Militar
>>2.1 - Campo de Batalha;
>>2.2 - Tipos de Guerras;
>>2.3 - Inimigo Natural;
>>2.4 - Pactos de Protecção Mútua;
>>2.5 - Um pouco de Estratégia Militar
>>2.6 - As Alianças do eMundo
>>2.7 - Exércitos

3. Mercado
>>3.1 - Mercado de produtos;
>>3.2 - Mercado Monetário;
>>3.3 - Mercado de Trabalho;
>>3.4 - Mercado de Empresas;

4. Política
>>4.1 - Partidos;
>>4.2 - Eleições;
>>4.3 - Congresso;

5. Módulo Social
>>5.1 - Jornais;
>>5.2 - Jornais que deves subscrever;
>>5.3 - O que escrever no eRepublik;
>>5.4 - Plataformas Exteriores;

6. Outros tópicos
>>6.1 - Medalhas;
>>6.2 - Mudar de Residência
>>6.3 - Cidadania e mudar de Cidadania
>>6.4 - Glossário do eRepublik



1. Os meus terrenos



Legenda:
1º - Empresa onde estás empregado. Aqui trabalhas para o teu patrão e recebes um ordenado.
2º - Mercado Local. É um link para acederes ao Mercado do Jogo, onde se compram e vendem produtos.
3º - Health Building. Permite aos jogadores acumularem 50 ou 100 pontos de saúde adicionais. Podem ser comprados por gold.
4º - Town Center. Permite aos jogadores recuperarem 100 pontos de saúde por nível, até um máximo de 500, no nível 5. Evoluir este edifício deverá ser uma das tuas prioridades.
5º - Centro de Treinos. É onde fazes os teus treinos, podendo subir entre 5 e 6,5 de Força, por dia.
6º - Instalações de Treino. Com estes edifícios, podes subir pontos adicionais de força diariamente. O revés é que gastas gol😛 0,19 G = 2,5 Força | 1,49 G = 5 Força | 1,79 G = 10 Força
7º - Armazém. Permite-te guardar produtos, matérias primas. Há armazéns pequenos, com 1000 de espaço; armazéns grandes, com 9000 de espaço
8º - As tuas Empresas. Podes trabalhar como Gerente e empregar outros jogadores, recebendo os produtos do trabalho.
9º - Terras para comprar. Para construir mais armazéns e empresas, precisas de adquirir Terras, por 1000 PTE cada.


>>1.1 - Trabalhar



Trabalhar como empregado é a forma mais comum e simples de conseguires dinheiro dentro do eRepublik. Quando trabalhas, surge um painel que te indica o salário que recebes (já deduzidos os impostos) [1] e aquilo que produziste [2]. Se trabalhares 30 dias consecutivos, recebes uma medalha de trabalhador esforçado. Nos detalhes, podes ver o número de dias seguidos que trabalhaste [3], a experiência que ganhas ao trabalhar [4], a saúde que perdes [5] e o número de matérias primas que usaste para trabalhar (apenas se tiveres numa Food ou Weapons Factory) [6]. Apenas poderás trabalhar uma vez por dia em cada empresa.

Se a empresa for tua, podes trabalhar como gerente. Ao fazê-lo, não recebes salário mas sim os produtos do teu trabalho. Todos os outros aspectos são iguais ao trabalho como empregado.


>>1.2 - Treinar



Treinar é uma tarefa que deves procurar fazer todos os dias porque é a base da tua força em batalha, e quanto mais forte fores mais podes ajudar o teu país. Podes treinar até 4 vezes por dia sendo que apenas uma delas é gratuita, sendo que as outras três implicam que gastes gold para as usar e cada qual dá-te uma quantidade de força diferente [1]. Podes ainda receber bónus se convidares amigos [2] ou o teu país tiver um Inimigo Natural [3].

Cada vez que ganhas 250 de Força, recebes a medalha de Supersoldado. Podes ver a força que tens [4] e, tal como quando trabalhas, ao treinares, ganhas 2 de experiência [5] e gastas 10 de saúde [6].


>>1.3 - Armazém

Parte de Cima:


No menu Armazém, podes ver os itens que possuis. O armazém tem uma capacidade que pode ser aumentada comprando Armazéns nos Meus Terrenos [1]. De entre aqueles itens, incluem-se os produtos finais (prontos a usar) [2], as matérias-primas [3] e as colecções [4].

As Colecções são itens especiais que te dão habilidades únicas, depois de coleccionares as várias peças que as compõem e as montares. Existem, actualmente, 2 colecções: as Bazookas [5] e a Toolbox [6].
As Bazooka são armas especiais que te permitem matar o teu adversário com 1 hit, dando sempre 5000 de Influence, tendo 3 usos. Para fazer uma bazooka, são precisas 5 peças que apanhas aleatoriamente ao lutar.
A Toolbox é um item que te permite produzir o dobro de Matérias-Primas, quando trabalhas nas tuas empresas, tendo 5 usos. Para fazer uma Toolbox são precisas 5 peças que apanhas aleatoriamente a trabalhar nas tuas empresas de Matérias-Primas.

Parte de Baixo


Mais em baixo, tens um acesso rápido ao mercado. Podes vender e comprar produtos e matérias-primas do mercado [1] e [2]. Para vender, basta escolher o tipo de produto, a quantidade e o preço unitário [3], sendo que só poderás vender nos países em que possuíres uma licença de venda (Portugal é um deles por definição) [4]. Logo em baixo, podes ver os itens que tens à venda [5].


>>1.4 - Gerir os terrenos e empresas

Terrenos:


N'Os Meus Terrenos, tens várias slots que podes usar para abrir novas empresas ou armazéns. Inicialmente, tens 3 terrenos já desbloqueados. Depois precisas de adquirir cada novo terreno, por 1000 PTE, para poderes construir lá o edifício que pretendes:



1º Empresa de matérias primas para comida. Existem 5 tipos destes edifícios: Grain Farm, Fruit Orchard, Fishery, Cattle Farm, Hunting Lodge. Quanto mais caro, maior produção base.
2º Empresas de matérias primas para armas. Existem 5 tipos destes edifícios: Iron Mine, Oil Rig, Aluminium Mine, Saltepeter Mine, Rubber Plantation. Quanto mais caro, maior produção base.
3º Fábricas. Existem dois tipos de fábricas, as de comida e as de armas, sendo que podes evoluir essas fábricas desde Q1 a Q5, produzindo bens da qualidade correspondente. Criar a empresa custa 10 G.
4º Armazém. Existem dois tipos de armazém: os de 1000 de armazenagem e os de 9000 de armazenagem, sendo que os primeiros custam 750 PTE e os segundos 35 Gold.
5º Edifícios de treino. Existem 4 tipos de edifícios de treino que podes construir, o Training Grounds, o Climbing Center, o Shooting Range, e o Special Forces. Para estes edifícios, não precisas de comprar Terrenos por 1000 PTE, eles criam automaticamente o seu espaço.


Empresas:



Quando clicas em "Manage Company" n'Os Meus Terrenos, aparece-te a página dessa empresa, onde podes tratar da sua gestão quotidiana. Tens um painel que te mostra o stock de produtos dessa empresa [1], a saúde financeira dela [2] e o stock de matérias-primas (caso se aplique) [3].

Nesta página, poderás ainda "Editar os detalhes" da tua empresa tais como nome e descrição e podes ainda vender a tua empresa ou evolui-la (só nas Fábricas) [4]. Mais em baixo, tens a informação do número de jogadores que tens empregados seguido do botão para gerir os trabalhadores (onde podes ver quem trabalhou, modificar salários, contratar e despedir trabalhadores) [5].



Evoluir as empresas permite-te produzir bens de qualidade superior. As empresas de qualidade superior são geralmente mais lucrativas. Por outro lado, são exponencialmente mais caras. Criar uma empresa de raiz e evoluí-la até Q5, custa 380 Gold. É um investimento avultado.



2. Módulo Militar



Este menu de jogo dá-nos a conhecer todas as guerras existentes no eMundo. Podes escolher ver as Guerras de Resistência ou as Guerras Directas (ou ambas) [1], bem como ver as Guerras abertas ou já terminadas (ou ambas) [2] e podes escolher ver apenas as guerras que envolvem um determinado país [3]. Nas Guerras directas, um país terá do seu lado todos os seus aliados, como podes ver no exemplo dos EUA vs Spain. Poderás lutar nas batalhas de um país aliado sem sair do teu país.


>>2.1 - Campo de Batalha

Agradecemos ao Janad0 pela elaboração destas imagens, que basicamente explicam tudo:




>>2.2 - Tipos de Guerra



Existem 2 tipos de campanha: as guerras directas e as guerras de resistência. As guerras directas são as guerras normais, por assim dizer, aqueles que acontecem quando dois países declaram Inimigo Natural, por exemplo. Na página das Campanhas, não tem nenhuma marca na bandeira ou se tiverem um "alvo" é porque são contra o Inimigo Natural. Só pode ser atacada uma região de cada vez numa guerra directa.

Depois há as guerras de Resistência, também conhecidas por RW (de Resistance War). Estas guerras servem para libertar regiões ocupadas por um país invasor. Para as iniciar, é preciso que 10 jogadores presentes na região paguem, cada um, 1000 de moeda, perfazendo um custo total de 10000 de moeda. Só pode ser aberta uma RW de cada vez por país invasor.

Numa RW, não tens o bónus de Inimigo Natural e os aliados não podem lutar por MPP. Como tal, os lutadores tanto dos rebeldes como dos ocupantes tem de estar no país invasor para poderem lutar. Na página de Campanhas, as RW são sinalizadas com um "punho" sobre a bandeira do país invadido.


>>2.3 - Inimigo Natural



O Inimigo Natural (abreviado NE de Natural Enemy) foi uma iniciativa dos Admins para promover as guerras pelo eMundo (que são a principal fonte dos seus rendimentos). Abrir uma guerra com outro país custa centenas de Gold, mas todos os países podem ter um Inimigo Natural, com o qual uma guerra é automaticamente aberta de graça! Como se isto não bastasse, os jogadores ainda ganham um bónus de 10% no seu treino se o país tiver um NE e nas batalhas contra o seu NE, dão 10% mais dano!

O NE é determinado por uma proposta votada no Congresso, sendo que cada país só pode ter um NE de cada vez. Depois de aprovada uma proposta de NE, o Presidente do País atacante tem 24 horas para lançar uma ofensiva numa das regiões fronteiriças. Se ganhar a campanha, manterá a iniciativa e terá mais 24 horas para atacar outra região. Se não lançar o ataque ou perder a campanha, a iniciativa passará para o país defensor e invertem-se os papéis. Este processo continuará até se alcançar a paz ou os países deixarem de ter fronteiras (se um deles for completamente conquistado, aka levar wipe, por exemplo).

Uma vez aprovado, o Inimigo Natural não poderá ser mudado ou cancelado durante 7 dias. O estatuto de Inimigo Natural não é recíproco: o país A poder ter NE com o país B, mas o NE do país B poderá ser o C. Neste caso, durante as batalhas entre A e B, o país A usufruirá do bónus de NE contra o B, mas o país B não.


>>2.4 - Pactos de Protecção Mútua



Na altura de conquistar o mundo, as capacidades diplomáticas revelam-se tão ou mais importantes que o poderio militar e não ter aliados é o 1º passo para se ser uma mera nota na margem dos livros de eHistória. As alianças entre país, mais conhecidas como MPP (de Mutual Protection Pact), permitem aos países envolvidos lutar nas batalhas uns dos outros, tanto a atacar como a defender.

Isto aumenta enormemente a quantidade de dano que um país pode dar nas suas batalhas, mas tem um preço, 10000 unidades da Moeda Nacional que sai dos cofres de cada um dos países envolvidos depois de ser aprovado nos respectivos Congressos. Como tal, os MPP devem ser cuidadosamente planeados.

Os MPP tem a duração de 1 mês, mas poderão ser cancelados antecipadamente se existir um conflito de MPPs. Exemplo: o país A e o país B são aliados do país C. Se o país A atacar o país C, perderá a sua aliança com o país B, que ficará automaticamente do lado do defensor.


>>2.5 - As alianças do eMundo



Mais do que ter muitos MPPs, os países do eMundo organizaram-se ao longo dos tempos em alianças militares com políticas e estratégias comuns. Sempre que um país declarou guerra a outro e se activaram os MPPs de cada lado, tornou-se mais nítida a definição de blocos de país aliados até ao dia de hoje em que a grande maioria dos países participam oficialmente numa aliança.

Desde o início do eMundo, já se criaram muitas alianças e extinguiram-se outras tantas, ao longo das várias Guerras Mundiais que ocorreram. A mais recente é a 5ª Guerra Mundial que ocorre desde o início de 2011 e ainda está longe de estar resolvida.

Neste momento, existem 3 grandes alianças que protagonizam os mais acesos conflitos internacionais: a TERRA, a EDEN e a ONE. A ONE é aquele que mais sucesso tem tido pois, apesar de possuir um menor número de membros, os seus países são bastante populosos e organizados, o que lhes conferes uma capacidade de dano muito elevada. Em virtude disso, os países da ONE ocupam nos dias de hoje muitas regiões originais de outros países como é o caso da Alemanha, ocupada pela Polónia já há meses!

A TERRA e a EDEN são duas alianças que, face à pose imperialista da ONE, se têm unido nos últimos meses e, coordenadamente, tem conseguido infligir algumas derrotas à ONE e equilibrar os pratos da balança, no que diz respeito à Guerra Mundial.

Existem ainda outras alianças mais pequenas, como a ABC e CAS. Mas tal como na vida real, quase todos os países se vêem arrastados para o conflito TERRA/EDEN vs ONE e acabam por tomar partido por um destes blocos. Portugal, por exemplo, é manifestamente proTERRA (à qual já pertenceu) e proEDEN, enquanto a ONE tem muitos países "marionetas", através dos quais os seus países mais fortes intervêm.




>>2.6 - Um pouco de Estratégia Militar

Se já foste ao mapa do jogo, já te deves ter perguntado como é que vês fronteiras tão diferentes da vida real:



O que torna a Guerra tão interessante e como é que países como Portugal e a Venezuela andam à batatada?

A mecânica do jogo está feita para incentivar a luta: ganhas XP ao lutar, tens os NE, os bónus de região e ainda uma cambada de milhares de jogadores que necessariamente não se iam dar todos bem. Dos 2 primeiros, já falámos, e este último dispensa explicações. Vamos então aos Bónus de Região:



Cada região no eMundo tem um recurso associado. Existem 10 tipos de recursos, 5 de Comida e 5 de Armas. Por cada recurso diferente de Comida que um país tem nas suas regiões, acrescenta um bónus de 20% à produção das empresas de FRM e de Comida. O mesmo acontece para as armas. Mais vale ter 1 região com Fish e outra com Fruit do que 5 regiões com Deer, por exemplo. Portugal tem 3 recursos de Comida e um 1 recurso de Armas, o que lhe confere bónus de 60% e 20%, respectivamente.

Naturalmente, os países procuram conquistar regiões com os bónus que precisam. A Venezuela tem 2 recursos que Portugal não tem, Oil e Rubber, o que é um dos vários motivos para o ataque que foi feito. Para os bónus serem efectivos, é preciso que haja uma ligação entre as regiões conquistadas e a capital do país. Assim sendo, há regiões que se tornam vitais porque a sua conquista pode significar a perda de acesso a várias outras regiões (a ligação dos territórios Venezuelanos a Portugal são os Açores, por exemplo).

Uma das formas de conseguir ganhar os bónus de Região e de NE sem entrar num conflito bélico é fazer uma Training War. Basicamente, dois países aliados iniciam uma guerra onde podem trocar de regiões ou ir atacando e perdendo a iniciativa, à vez, sem prejudicar nenhum deles. No entanto, as Training Wars são susceptíveis a interferências exteriores e podem anular MPPs, se forem feitas entre países aliados.

Concluindo, para ver a big picture, é também preciso ter em conta factores como as alianças estratégicas entre países, os fusos horários de cada país, a drenagem de dano (obrigar um país a um grande esforço numa frente de batalha para depois deixa-lo enfraquecido nas restantes), o número e tipo de frentes de batalha, a capacidade logística dos exércitos e até a motivação dos soldados e dos comandantes. São todos estes pequenos pormenores que tornam o módulo militar algo tão complexo.


>>2.7 - Exércitos

Os exércitos são a forma que os jogadores encontraram de conjugar e optimizar o desenvolvimento individual dos jogadores e a capacidade militar do seu país ao mesmo tempo que promovem o espírito de camaradagem e dinamizam a comunidade. Todos os exércitos tem uma moldura própria que colocam nos avatares dos soldados.

Geralmente, num exército, os soldados trabalham em empresas próprias e produzem os itens que depois utilizarão nas batalhas. Como recebem comida e armas, os salários dos soldados são inferiores aos salários das empresas puramente económicas, mas permitem evoluir muito mais rapidamente o Rank e de Experiência.

A organização logística dos exércitos passa largamente pelo meio exterior ao jogo: nenhum exército pode funcionar sem um canal de IRC, onde seja feita a distribuição dos mantimentos aos soldados e a coordenação durante as batalhas. Exércitos bem equipados e coordenados são capazes de dar milhões de pontos de Dano em poucos minutos, o que pode virar completamente o resultado de uma batalha.


Em Portugal, existem vários exércitos:

Exército Nacional:
FAP - São chefiadas pelo Ministério da Defesa e são financiadas pelo Estado. Dividem-se em 3 ramos, por ordem crescente de força: CMJP, BIG e EMP. Mais informações neste artigo.

Exércitos Privados:
FARP - Comandante: Hélder Medeiros. Canal #FARPT para mais informações
G.A.P. - Comandante: Marta Li. Canal #G.A.P. para mais informações
Havoc Legion - Comandantes: Lucifel/ViolentReaction. Canal #HavocLegion para mais informações
Pinguim Flu - Comandante: Klavh. Canal #pinguim-flu para mais informações
SPA - Comandante: Marcelosantos. Contacto: PM ao Comandante.





Cumprimentos desenvolvidos e sociais,
A Equipa do MDS

manelinho, S.Ribeiro, Barbinhas, RicasMaster e Rodrigo1241999


Links Úteis:
Precisas de ajuda, ou queres ajudar os mais novos? o SeT é a solução, carrega aqui e descobre como.
Tens poucos dias de jogo? Lê o tutorial CRESCER e vê como podes tornar-te num dos jogadores mais fortes do jogo - NOVO!
Vêm ao IRC de ePortugal ou ao fórum Português e apresenta-te!
e no final vamos ter gajas boas...