[MDS] Balanço de Mandato

Day 1,567, 09:01 Published in Portugal Portugal by Ministerio da Educacao ePT



Caros ePortugueses e ePortuguesas,

Está no hora de um balanço do trabalho feito por este ministério ao longo do mandato. Para isso, e por uma questão de melhor organização, vamos dividir a análise pelos vários ponto do programa deste mandatou para o MDS.



Desenvolvimento Social

Projecto 0 aos 25
Este projecto foi já colocado em discussão no congresso, havendo ainda alguma indefinição sobre a forma como cada novato pode participar e, simultaneamente, controlar-se a sua evolução.
Infelizmente não conseguimos colocar o programa em funcionamento como pretendíamos. No entanto, acreditamos que, no passo em que ele se encontra, está trilhado caminho para que o projecto arranque com o próximo governo, caso este assim o entenda.

Projecto SIL
Era, de certo modo, a menina dos olhos deste ministério. Um programa de incentivo à continuidade dos jogadores mais antigos. No entanto, a sua avaliação foi totalmente prejudicada pelo facto de a API se encontrar em baixo há mais de um mês, não tendo sido possível avançar com o estudo de reavaliação que permitiria colocar um programa desta grandeza em funcionamento.

O Elo mais Forte
Trata-se de um projecto que foi apresentado pelo Kikobf e no qual o MDS se envolveu. Apesar da fraca adesão da comunidade portuguesa, o concurso está em marcha e, muito em breve, haverá novidades em relação aos resultados.



Expansão da comunidade

Programa Traz um Amigo Também
Este projecto pretende contribuir para um aumento da comunidade portuguesa, de forma a cumprir as necessidades de manutenção de um Império como o português e, simultaneamente, potenciar o seu crescimento económico.
Foram já efectuados alguns contactos, quer com a equipa produtora do programa Insert Coin, que passa no canal por cabo AXN, bem como foram feitos alguns contactos com um jornal de dimensão nacional para eventual tratamento jornalístico.
Simultaneamente, a comunidade portuguesa foi já desafiada a partir na equipa de mass spam que, muito em breve, poderá arrancar com o trabalho no terreno, que é como quem diz, nos espaços de internet mais adequado.
Um projecto que o próximo MDS poderá pegar logo no início do mandato e colocar assim em execução.



Tutoriais

Ao longo deste mandato foram publicados três tutoriais: IRC & Teamspeak, Empresas do eRepublik e um sobre os Media.
Estava ainda previsto ser lançado mais um tutorial, sobre a área militar, mas devido a vários constrangimentos real life da pessoa responsável pelo mesmo, não foi possível.



Entretimento

Torneios
Pode parecer desculpa, mas, mais uma vez, os constrangimentos real life impediram que a realização de torneios da Liga MDS fossem cumpridos até final, como estava previsto, tendo-se apenas realizado os torneios de Transformice e Afterwind.

Face a este facto, e entendendo que a comunidade não tem qualquer culpa desta falha, os dez participantes nos dois primeiros jogos da Liga MDS vão em breve receber, cada um, 500 PTE, a serem pagos pelo próprio ministro do Desenvolvimento Social.

No decurso do mandato foi ainda realizado um Trivia Surprise, no canal de irc #pt.futuro, que envolveu diversos jogadores e proporcionou momentos de grande diversão.

Prémio Personalidade do Mês
Está a decorrer, mais uma vês, as votações para o Prémio Personalidade do Mês, que irá eleger os jogadores que se destacaram em cinco categorias: Troll do mês, Novato do mês, Economista do mês, Politico do mês e Prémio Euphonix (distingue a personalidade que mais fez por ePortugal,).
Os resultados serão conhecidos durante no início da tarde do dia 6 de Março, enquanto os administradores fazem a recontagem dos votos das eleições para Country President.



Balanço
De forma muito clara e simples, o balanço que se pode fazer do trabalho efectuado ao longo do mês não é totalmente positivo.
Vários projectos ficaram por cumprir - por dificuldades próprias ou externas - e isso nunca pode ser aceite sem uma autocrítica.
No início do mandato, enquanto ministro do Desenvolvimento Social afirmei que sabíamos “que o trabalho é muito e o desafio grande. Mas grande é também a vontade de trazer algo de muito positivo à comunidade portuguesa”.
Enquanto líder de uma equipa não posso ficar satisfeito com os resultados finais. Precisamente por ser o responsável pelo ministério, não posso deixar de me assumir como primeiro e principal responsável pelas falhas ocorridas.
Espero, porém, que, no final, aquilo que de bom esta equipa trouxe à comunidade - seja pelo trabalho feito, seja pelo que deixou preparado para a próxima equipa do MDS - possa superar o que menos bom foi conseguido.

Um abraço a todos!

P’lo Ministério do Desenvolvimento Social,
O Ministro Bitorino