[Marta Li] Nação Zombi

Day 1,798, 11:27 Published in Portugal Poland by Mrs. Hazelnut


Todos os dias temos novatos a chegarem ao jogo. Novatos que nunca ouviram falar do Klavh, do Lucifel ou do Paisana. Novatos que chegam e vêem que não temos regiões, ou então temos e perdemos logo a seguir. E todos os dias tenho que dar lições de eHistória e de ePolítica.

E ao relatar esses factos dos erros cometidos no passado que nos trouxeram até onde estamos hoje, revejo onde andamos a errar com uma constância assustadora.




Os nossos Governos são maus comunicadores. Não é somente no que diz respeito à comunicação das estratégias e opções à População, mas também e principalmente na comunicação entre os vários membros do Governo. Para que um Governo funcione precisa de trabalhar em Equipa, e a comunicação é fundamental para se obterem resultados positivos.

O Governo deve comunicar com a sua População sempre em alturas estratégicas para não o deixar à deriva e sem conhecimento de causa. Não pode estar 10 dias sem dizer absolutamente nada e de repente publicar mais de dois artigos por dia em que não concretiza ideias.

Isto exige um grande sentido de responsabilidade e abrangente a todos os membros do Governo. A meu ver a partir do momento que se aceita um cargo no Governo deve-se agir sempre e de acordo como alguém do Governo e não a titulo pessoal. Durante um mês não são o jogador x ou y, são o Ministro disto ou daquilo. E assim sendo os shouts, os comentários nos feeds, as frases ditas nos canais de aliados devem ser temperadas e de acordo com a política do Governo actual. Se não gostam da política do CP, se estão contra, demitam-se e façam oposição. Mas enquanto membros de um Governo o discurso deve ser sempre em benefício de Portugal e de acordo com o que for debatido com o CP.

Isto porque um soldado que entre no Erepublik hoje e veja por um lado CotD no Centro mas por outro shouts de membros do Governo para lutar na Colombia, e vê a batalha no Centro e que está a 0s, pensa, ok vou fazer o que este tipo diz, porque é do Gov e há-de saber mais que eu. O pessoal confia. E ao confiar está a fazer asneira.




Mais uma regra aliada à boa comunicação. Sem comunicar bem as estratégias entre os membros do Governo e à População, todo o dano potencial pode ser desperdiçado, assim como podemos estar a seguir caminhos demasiado cedo.

Senão vejamos: abrimos a RW de Lisboa demasiado cedo. O artigo do CP dava a entender que seria para guardar as bazookas e barras para altura mais próxima das eleições. Ora dia 19 ainda faltavam uns dias largos. E todos nós conhecemos o poderio de Espanha. Foi de facto demasiado cedo. Mas tivemos sorte porque Espanha estava envolvida na sua própria crise interna. Foi positivo no aspecto em que se notou união, motivação e entrega. Mas mais uma vez não se viu todo o Gov activo. Foi o MDS e o MoFA que coordenaram. Onde andava o MoD nessa manhã?

Se há estratégia então que se faça shout e se diga à população no #fa.pt qual é a estratégia. Mas não há ninguém do MoD para o fazer. E vendo o exemplo de hoje, aparentemente outros membros estão a agir de sua própria iniciativa. Então em que ficamos?

É bem verdade que há estratégias que não podem ser comunicadas de forma demasiado antecipada sob o risco de o inimigo se aperceber. Mas existem muitas forma de se partilhar essa informação, como às Mu’s, e o Governo deve assegurar-se de que os planos são transmitidos e que chegam a todos. Mas uma vez dentro da meia hora de batalha já a estratégia está vista. Pode-se então bradar aos céus.




Que fazer com os membros que não põem cá os pés? Eu sei que isto é um jogo, e é suposto divertirmo-nos. Mas todos nós sabemos o que implica trabalhar no Governo. Assim sendo façam escalas para assegurar os serviços mínimos. Organizem-se no sentido de terem sempre alguém representante do seu Ministério online. E acima de tudo comuniquem entre vós, entre todos os Ministérios as estratégias definidas.

Os jogadores que têm feito parte dos vários Governos na sua maioria são experientes. Já estiveram no Governo várias vezes. Já deveriam ter aprendido com os erros anteriores e alterado a forma de gerir.

O CP foi eleito democraticamente, e concordando ou não com as suas decisões é ele o maior responsável pela gestão do País e pela gestão da equipa que ele próprio escolheu. Assim sendo é do CP que se espera uma atitude. A malta não trabalha porque não tem tempo? Dêem lugar a outros! A sua Equipa toma decisões unilaterais sem o consultar? Que sejam chamados à atenção e despachados. O CP tem 1 mês para demonstrar o seu valor e o valor do seu trabalho. Por isso o tempo urge!

Quero ver atitudes responsáveis, quero ver um Governo que saiba comunicar. Factos e directrizes concretas, um RUMO! Não é este estado zombie em que nos encontramos!