[GzT] O Ministro segundo o Jornalista

Day 2,816, 16:13 Published in Brazil Argentina by Rick Adams


Saudações amigos e leitores,

Diferentemente do meu último artigo, falarei hoje não como ministro, mas como jornalista. Há de se admitir que falta muito para que nossa mídia alcance um patamar constante de bons artigos, raramente encontramos matérias de cunho interativo, afinal a maior parte do que se publica, ou é pedido de votos dos partidos para eleição, ou artigos isolados sem conteúdo ou num bom francês: rien de nouveau (português: nada de novo). Falta hoje e acredito que sempre faltou – pelo menos nos últimos 8 meses – incentivos para “criação” de novos jornalistas, tivemos até um bom avanço com o Prêmio Jornalista de Ouro (criado pelo ex-ministro Jesse X), mas ainda falta e muito para alcançarmos uma mídia apreciável, tanto é que fomos obrigados nessa última gestão a excluir 3 categorias do Prêmio Jornalista de Ouro por falta de participantes, o que na prática comprova o nosso “déficit jornalístico”.


Minha considerações, talvez sejam válidas a mim, fui por 4 vezes ministro das comunicações e minha única contribuição para esse setor foi dar continuidade ao belíssimo projeto do Jesse X, comecei como jornalista e ironicamente fui omisso a questão, não por ter esquecido ou deixado de lado esse tema, mas por não ter ideia do que fazer – fora o Prêmio Jornalista de Ouro – para movimentar a mídia. Houve - e disso lembro-me bem – uma grande onda para o retorno da ABL (Academia Brasileira de Letras) e para criação da SeBC (Sociedade Brasileiro de Comunicações), entretanto por falta de planejamento dos próprios participantes (e eu estou entre eles) mal saiu do papel, foi até criado um MPchat com um pessoal atuante da mídia, mas no fim o MPchat virou hall para divulgação de novos artigos. Em relação à SeBC, vi hoje no artigo do Paul Lago uma proposta para seu retorno através do MdC, apesar de está no governo ainda não sei como isso irá funcionar e como será coordenado o projeto, mas acredito que se bem executado poderemos colher bons frutos desta proposta, apesar de que uma sociedade ainda é pouco frente ao tamanho da questão.

"O ministro segundo o jornalista", não sou eu, somos todos nós, é quem está à frente do governo e das principais legendas políticas, a quem caberia nesse momento o papel de incentivar dentro do seu bloco a publicação de bons artigos, o MdC precisa abrir suas portas para novos e antigos jornalistas e, acima de tudo criar vias que permitam a inserção desses na mídia de uma forma constante. Seja pela SeBC, seja pela ABL, seja pelos ministérios, é fato de que carecemos de uma mídia – como citei acima – apreciável, pois francamente o que temos hoje é chato e tedioso.


Finalizo com uma observação do Bernardo AIburquerque (atual MdC): "tem dia que nem a primeira página de artigos fica completa".