[GzT] 5 meses de Gazeta da Tarde

Day 2,409, 10:47 Published in Brazil Argentina by Rick Adams
Artigo referente ao aniversário de 5 meses da Gazeta da Tarde.

Jornais sérios dão a notícia, jornais de verdade conjugam a imparcialidade com a realidade dos fatos, porém jornais como esse condizem com a opinião, associando a democracia com seu real e social estado. Passaram-se 5 (cinco) meses desde o início das atividades da Gazeta da Tarde, e por isso hoje nesse memorável dia o qual marca nosso aniversário, venho lembrar a todos o papel de um jornal, não apenas desse, mas o de todos os outros.

Fiz questão de iniciar esse artigo falando das faces de um jornal, claro que apenas abordei sua fisionomia positiva, o que não deixa de lado as suas imperfeições. Logicamente um jornal tem suas virtudes, e a liberdade da livre manifestação é uma delas, essa quando for feita de maneira justa e precisa, longe das benesses e dos interesses pessoais. Embora sejam muitos os que usam dessa ferramenta para propagar besteiras, ainda existem jornalistas que honram o seu nome e que fazem jus a suas obrigações, a esses eu dedico essa matéria.
É sempre difícil começar um jornal, não nego, pois foi assim com a Gazeta da Tarde. Para escrever, e para mostrar sua ideia é preciso ter o pulso firme, é sempre difícil contrapor opiniões, remar contra a correnteza, e bater de frente com pessoas que são mais poderosas que você. Até mesmo quando você defende o senso comum, você se torna alvo de críticas, e não há para onde fugir.

A princípio de citar a Gazeta da Tarde lembro como se fosse ontem o meu primeiro artigo, pela primeira vez mostrei o meu pensamento, defendi os liberais, e uma possível aliança com a Argentina, vale lembrar que na época a nossa derrota já estava assinada, e o nosso território literalmente tomado. No campo de batalha éramos míseros escravos espanhóis, a nossa republica tornava-se cada vez mais colônia, sem congresso e a mercê das decisões presidenciais, sentimos com fervor em nossa pele o desejo de vitória, acabou que pouco tempo mais tarde nos tornamos aliados de nosso tão odiado inimigo, e arrancamos de nossas mãos as correntes da SIRIUS, que só se aproveitaram de nossa boa vontade e de nossa extrema burrice.

Voltar para o início do ano não é tarefa fácil, mas não adianta comemorar esse aniversário sem mostrar o que realmente ele representa. Hoje, mais do que nunca venho agradecer a todos os leitores, todos que deixaram sua opinião marcada em nossa memória, e é isso que nunca vamos nos esquecer, por tanto parabéns a você que nesses 5 (meses) estava aqui participando ativamente da história de sua nação, e de sua bandeira.
VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA