[Dep. Comunicação] 2º Artigo Semanal

Day 2,644, 11:56 Published in Portugal Portugal by Governo de ePortugal




Caros eCidadãos e eCidadãs,


Esta foi uma semana particularmente agitada.

Começamos com a hipótese de um eventual AS, onde o alvo foi prematuramente divulgado por alguém, o que o tornou improvável. Mais tarde este ataque foi descartado pela Asteria após algumas reuniões nas quais não fomos integrados, razão pela qual manifestamos o nosso descontentamento. Neste momento os recursos do AS estão cheios, sendo que não foi gasto qualquer fundo do Estado. Quando formos necessários a algum aliado estaremos prontos para intervir.

No seguimento da avaliação da LETO, aliança à qual pertencíamos - tal como estava descrito no nosso programa de candidatura - decidiu-se, conjuntamente com os dois países com os quais temos mais ligação Colômbia e Irão, abandonar a aliança dadas todas a fragilidades que esta apresentava. Todos os movimentos foram sendo discutidos com o Congresso de Portugal e dado que o Congresso se mostrou maioritariamente a favor da saída e que nenhum membro do congresso se pronunciou acerca de um eventual referendo à população, seguiu-se para votação interna no fórum. Tal como se previa a votação no fórum foi esmagadora no sentido de sairmos da aliança, o que levou a que de seguida se ultimasse os preparativos para anunciar a decisão, e se levasse para votação ingame. A votação, na qual todos os Congressistas têm direito ao voto, fala por si quando temos um resultado de 28 “Sim” contra 5 “Não”.


Assim, apresentamos seguidamente as novidades da semana, o próximo programa semanal do Governo e uma mensagem do Presidente.



Deixamos-vos desde já a listagem dos vários artigos publicados nas org’s do governo durante esta semana (à exceção das Ordens diárias do Ministério da Defesa), para que os possam consultar.

Presidência:
- [Presidência] Saída da LETO [PT/EN]

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MoFA):
- [MoFA] 1º Resumo da situação internacional

Ministério da Defesa (MoD):
- [MoD] Dia da Defesa Nacional #1 Fev' 15'
- [MoD] Resumo do Dia da Defesa Nacional #1

Ministério da Desenvolvimento Social (MDS):
- [MDS] Quem é quem?
- [MDS] A primeira bola é?
- [MDS] Inserir o Novato
- [MDS] O tanquinho vai na mão

Ministério das Finanças (MoF):
- [MoF] Orçamento do Estado Fev/2015
- [MoF] FADM - Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Militar Fev/2015

Departamento de Comunicação
- [Dep. Comunicação] 1º Artigo Semanal

Na semana passada constatamos que os trabalhos se haviam iniciado com todas as apresentações e tomadas de posse. Esta semana começaram a ser implementados os programas a que nos propusemos na nossa candidatura. O orçamento de estado foi aprovado sem nenhum voto contra e subsequentemente aprovou-se também uma transferência de fundos para o MoF poder organizar todos os ministérios. Foi também devolvido o dinheiro que Espanha tinha que nos devolver tal como acordado.
Os recursos do AS foram completados com a ajuda de países aliados e com um enorme esforço de várias MU’s nacionais às quais temos que agradecer.
Após se ter rogado o AS e visto que ainda tínhamos uma folga na food começamos novamente a assinar MPP’s, tendo-se já renovado com França, Uruguai e Perú, e encontra-se em votação o MPP com o Canadá.

Foi iniciado também o Programa de Estagiários lançado pelo MDS no qual foram integrados MagicTitans no MoF, marcelosantos no MDS, Sterben4kk no MoFA e DiogoIV no MoD. Os estagiários já estão a trabalhar nos ministérios aos quais foram alocados.

Foi também lançado o programa Inserir o Novato que pretende ajudar os novatos com conselhos e explicações através de PM e também com uma oferta de um Pack Iniciante composto por 100 un. de food Q5 pedido por form. (Consulta o artigo para saber se és elegível)

Ainda hoje realiza-se a 2ª Sessão de esclarecimentos ao cidadão, marcada para as 22h no novo canal público do Governo #gov.publico.



Apresentamos seguidamente o Programa Semanal do Governo, dividido por ministérios e presidência. Este plano poderá estar sujeito a pequenas alterações.

Ministério dos Negócios Estrangeiros (MoFA):

- Publicação de uma entrevista a uma personalidade externa
- Publicação do 2º resumo semanal dos acontecimentos militares e diplomáticos mais relevantes: dia 20
- Reuniões diplomáticas de pós-saída da LETO

Ministério da Defesa (MoD):

- Publicação da Ordem diária: todos os dias
- 2º Dia de Defesa Nacional: data ainda por definir, 21.30h no #FA.pt
- Publicação de artigo tutorial sobre o Plugin do MoD
- Comunicação e coordenação com as MU’s nacionais
- Comunicação e coordenação com países aliados

Ministério da Desenvolvimento Social (MDS):

- Quem é quem (2ª edição): dia 17
- A primeira bola é (2ª edição): dia 19
- O tanquinho vai na mão (3ª edição): dia 21
- Publicação de artigo tutorial sobre IRC

Presidência:

- Coordenação de todos os ministérios
- Sessão de Esclarecimentos ao cidadão: dia 22, 22h no #gov.publico




Caros ePortugueses,


Esta foi uma semana atribulada. Quero começar pela saída da LETO, justificando os motivos para que não tenha sido feito um referendo. Referendo esse que não estava garantido no programa de Governo com que vencemos as eleições, em que nos comprometíamos a fazer uma avaliação ao estado da LETO:

“Mediante esta avaliação tomaremos uma decisão acerca da manutenção ou saída de Portugal. A decisão aplicada terá que ser apoiada pelo Congresso e pela população (possibilidade de referendo).” (no programa no MoFA)

Em primeiro lugar não o fizemos porque nos apercebemos que a opinião geral da população era a favor da saída. Maior parte das pessoas que criticam o facto de não ter sido feito um referendo, também o são; Em segundo o lugar e tendo em conta o que disse anteriormente, entendemos o Congresso como suficiente para aprovar a decisão, aliás a votação foi esmagadora e ninguém na discussão propôs a realização de um referendo. Sabemos que nem todos participam ativamente no fórum mas para aqueles que questionam a votação do fórum, todos os Congressistas têm direito ao voto nas leis ingame. Aliás é a única forma de o garantir. A votação ingame foi aprovada por larga maioria; Em terceiro lugar, num referendo nunca íamos poder contextualizar a matéria da mesma forma que no Congresso. Há matérias e situações que ocorreram que nunca poderíamos tornar públicas. Ou seja a votação nunca seria o mais correta possível; Por último, pensamos que seria insustentável e de opinião geral que Portugal nunca poderia ficar na aliança sem Irão e Colômbia, países que queriam abandonar a aliança.
Estas são as razões e convém, para além da mudança de opinião da generalidade dos cidadãos, ter em conta nas comparações eventualmente feitas, o espaço temporal. A LETO tinha vindo a degradar-se nos últimos meses, ao ponto de existirem outros países a anunciarem a sua saída. Respeitamos as diferentes opiniões mas lamentamos que alguns ignorem as diferenças entre o passado e o presente, para fazerem ataques sem qualquer tipo de fundamento.
Finalizando, a decisão está tomada e parece claro e inequívoco, que foi a decisão que respeita a vontade da maioria dos Portugueses, independentemente de ter ou não sido feito um referendo. Agora é importante focarmo-nos no futuro, onde existem várias soluções viáveis e que serão alvo de consulta pública. Convido desde já todos a hoje comparecerem na Sessão de Esclarecimento ao cidadão, pelas 22 horas no canal IRC #gov.publico.

Relativamente à situação do Air-Strike (AS), que por questões estratégicas apenas vem hoje a público, cabe-me apenas dizer que preparamos um ataque para ajudar um aliado. Acontece que a Asteria acabou por transformar o plano, e tendo em conta algumas fugas de informação, o nosso ataque acabou por ser suspenso. O AS está cheio e estamos preparados para ajudar os nossos aliados quando eles assim o necessitarem. Envio também um agradecimento a todos os cidadãos e unidades militares que contribuíram com comida.

O restante da semana foi normal, tivemos diversas reuniões com a CUAP e LETO relacionadas com estes dois temas e os Ministérios funcionaram de forma ativa e competente. Continuaremos a fazer o nosso trabalho.

Termino dizendo que é gratificante vermos que, com pouco mais de uma semana de mandato, a monotonia já começa a ser quebrada.





Viva Portugal!

O Departamento de Comunicação:

(MelkorPT)

SHOUT:
[Dep. Comunicação] 2º Artigo Semanal
http://www.erepublik.com/pt/article/2497593/1/20