[CT] Brasil e vizinhos

Day 1,898, 17:28 Published in Brazil Brazil by Marcellus Bracara

Dia 1,898 do Novo Mundo(30/01/13). Edição 011

Esse artigo pode ser considerado um rascunho e não abrange todo o assunto.
1 - Nossa vizinhança antes



No nosso passado, junto aos EUA éramos os países mais cobiçados pelos países europeus por causa do fuso horário que permitia que quem contasse co nossa ajuda tivesse muitas minibatalhas ganhas. O Brasil em especial era o senhor da América do Sul enquanto a Espanha era mantida afastada daqui. Junto aos americanos aos quais nos juntamos na TERRA, fazíamos muita diferença na geopolítica global. Embora bem menos que os americanos, o Brasil ao criar a CRTL, desequilibrou totalmente o tabuleiro contra a EDEN pela finalização do apoio noturno. Nesse contexto a Argentina se alinhava a situação brasileira assim como o Chile. Apenas após o conflito com a Argentina onde o Brasil ficou do lado dos argentos foi que o Chile após apanhar um monte seguiu seu novo caminho nas recém-nascida CoT.

2 - Nossa vizinhança depois



Nesse meio tempo no qual a Argentina entrou em guerra com o Chile, os dois vizinhos do Brasil cresceram com isso, o Brasil ficou estagnado e na prática podemos dizer que os 3 países estão na mesma "categoria" em poder militar. Nesse quadro, devido a grande quantidade de europeus de vários países nos EUA eles se consolidaram como uma uma potência militar.

Podemos ver na imagem acima (ilustrativa) que nossa relevância ficou muito menos determinante para os países europeus. Embora no nível regional o nosso apoio ainda é fundamental.

3 - De qual lados nós estamos?


[tBRE] Alliances of the eWorld - Day 1886

Por maior desagrado que causa a alguns ou que sejam muitos, estamos do outro lado em relação aos países da EDEN.

4 - CoT versus TWO?



O artigo[RO/EN] Hypothetical scenario levanta uma questão interessante que provavelmente acontecerá se/quando a Romênia deixa oficialmente a EDEN. No quadro apresentado teríamos uma crescente tensão entre CoT e TWO.

Como já vimos, o Brasil está alinhado aos dois grupos que no momento estão castigando a EDEN mesmo que sem muito empenho.

Considerando o quadro apresentado da nossa nova vizinhança, ou da realidade dos nossos vizinhos, como ficaremos e de qual lado ficaremos?

Para onde irão os ex-EDEN?

E mais importante, quando devemos decidir isso? Qual o tempo?

Dois fatores importantes a serem considerados, PRIMEIRO nossos aliados de aventuras EUA já escolheu o lado menos pior para eles, a Cot. Em SEGUNDO nossa ex-aliada Argentina deixou a EDEN em busca de uma "neutralidade", o que significa preparar terreno para escolher uma nova aliança. CoT pelo histórico com Chile, Paraguai parece meio difícil. O mais lógico é eles se acertarem com a TWO que está ansiosa pelo dano daqui nas madrugadas europeias. Como o Brasil reagirá a isso?

Tudo isso e muito mais deve ser analisado na nossa política externa daqui em diante. Parece um tanto óbvio que é difícil surgir uma aliança substancial o suficiente para estar entre a CoT e TWO, como os principais países encontraram os seus pares, qualquer criação de alianças atualmente ao meu ver seria uma EDEN 2.0 e fadada ao fracasso.

Como vemos, nossa posição na geopolítica mundial não é mais tão relevante quanto antes, embora todos ainda queiram o nosso dano noturno. Nosso poder de barganha é consideravelmente menor em relação ao nosso passado e precisaremos ter bastante astúcia para saber como e quando usarmos nossas fichas.

Por último uma tabela desatualizada principalmente porque os americanos estão na CoT mas que já dá para termos uma ideia da distribuição de danos dos grupos de países.


[tBRE] Alliances of the eWorld - Day 1886