[BdRA] Os desafios dos governos (part. 1)

Day 2,977, 15:14 Published in Brazil Argentina by Rick Adams


eBrasil, 14/01/2015, dia 2977 do Novo Mundo.

Saudações amigos e leitores,

Hoje, na terceira edição do nosso blog vamos falar de um pouco sobre os bastidores da política. Nessa matéria falarei dos 11 meses que passei no governo, revelando para vocês a triste realidade da "politicagem" no nosso país e de como isso afeta os ministérios. Abaixo você acompanha: Os desafios dos governos.


Os desafios dos governos
O sistema de "vetagem".

No meu último artigo publicado aqui no blog eu falei um pouco sobre o fanatismo partidário e de como ele afeta as pessoas, no entanto não disse como ele afeta o governo. Os que me conhecem sabem do meu longo histórico em equipes governamentais, até aqui desde de 2015 já foram 11 participações no governo, todas no MdC. Ontem, conversando com o Peter Quill eu falei pra ele de certos "dragões" que enfrentamos quando estamos no governo, principalmente do "sistema de vetagem". Para quem não conhece esse sistema, ele é bem comum a qualquer governo, pois consiste em retirar da equipe de algum ministério pessoas de partidos adversários, preferencialmente pessoas que compartilham de uma certa divergência com o partido que está no poder.

- Mas Rick, se você não gosta de uma pessoa porque mantê-la na equipe?

A questão não é gostar de uma pessoa, mas querer vetar ela só por você não gostar do partido dela, é como se você tivesse um conceito sobre um grupo qualquer e aplicasse esse conceito para todas as pessoas daquele grupo, a famosa "generalização". Ao fazer isso você corre o risco de cometer algumas injustiças, tanto para o bem como para o mal, afinal se você julga um grupo como bom pode haver ali pessoas ruins, o mesmo quando se faz o aposto. Mas o pior disso tudo, não é se você gosta ou não desta pessoa, mas como já ocorreu várias vezes, retirar da equipe alguém que realmente faz, ou seja, vetar do ministério pessoas essenciais para seu funcionamento, pessoas que mostraram um bom trabalho, mas que infelizmente faz parte de um partido adversário, por isso não pode fazer parte da equipe. Já houve inclusive casos de vetos de pessoas que o "vetador" nem conhecia, mas retirou da equipe só porque sim.

O MdC, por exemplo, conta com excelentes nomes e nos últimos 11 meses tive o prazer de conhecer e de trabalhar com ótimas pessoas, pessoas que contribuíram para o MdC no mês de governo do seu partido e que poderiam facilmente continuar contribuindo em qualquer outro mandato. Quando sento mensalmente para indicar nomes para o MdC, a decepção é nítida, pois sempre indico quem vai ajudar no ministério, mas em ambos os lados os vetos são constantes. Quem perde? O ministério claro, pois vai deixar de contar com pessoas úteis só porque a briga política e partidária está aí para atender os partidos e não o país. A situação é tão chata, que muitas vezes já tive que brigar pra conseguir manter alguém na equipe, seria tão legal - super legal - se todos pudessem mensalmente contribuir nos ministério sem precisar se preocupar com essa coisa de partidos, contudo a filosofia que impera não é a do Alexis de Tocqueville, logo temos que conviver com isso. Por fim, como disse ao Nino hoje: vetar com justificativa é aceitável, mas tomando a briguinha partidária como justificativa é lamentável e infelizmente este último ocorre com mais frequência que o primeiro.

Para não ficar muito longo, na próxima edição a gente continua com esse assunto, pois acredite há muito para se falar sobres os desafios dos governos.


Leu e quer comentar sobre o assunto? Pois bem, estamos abertos a todo tipo de opinião nos comentários.


Não deixe de doar para nosso AirStrike, para saber mais clique no banner abaixo:



OBS: Se você for comprar food para doar, lembre-se de comprar no mercado brasileiro, dessa forma você vai ajudar seu país 2x mais.