[BdRA] Andando em círculos

Day 2,973, 13:29 Published in Brazil Argentina by Rick Adams


eBrasil, 10/01/2015, dia 2973 do Novo Mundo.

Saudações amigos e leitores,

Hoje, a Gazeta da Tarde traz mais uma novidade para vocês. Depois do "Profissão Jornalista", do "Prêmio e Portal Congresso em Foco", tenho mais uma vez o prazer de apresentar-lhes uma novo projeto, uma nova plataforma de opinião política: o meu blog pessoal, onde tentarei trazer de forma objetiva opiniões, análises e críticas sobre os confins da política nacional. Antes de mais nada vou logo dizendo: aqui não tem espaço para papo furado, porque quem sabe faz ao vivo. Sendo assim, vamos a primeira edição do blog, que tem como tema a discussão da PL de regularização dos endosses ministeriais, sob o título "andando em círculos", que você já vai entender porquê.


Andando em círculos
O congresso e sua péssima mania de não resolver nada.

Muitos que entram no meu perfil veem que eu tenho 5 medalhas de congressista, o que obviamente indica que por 5 vezes eu fui um parlamentar, cheguei inclusive a ser Presidente da Casa Legislativa. No entanto, o que muitos não sabem é porquê eu não sou mais congressista, ou talvez porque eu nunca apareço na lista de candidatos ao congresso. A verdade é que depois de um tempo trabalhando no congresso cheguei a conclusão de que seria muito mais útil ao país servindo em algum ministério - ou até mesmo publicando meu jornal - do que perdido naquelas longas discussões num ringue chamado plenário. Pois é, o congresso não passa de um octógono, sabe aqueles da UFC? Pois bem, isso é o congresso nacional, 99% brigas, confusão, com aquele 1% burocrático, o que ficou evidenciado quando tentaram, isso mesmo, apenas tentaram resolver se os endosses poderiam ou não ser usados para compra de votos em artigos ministeriais. Sabe qual foi o resultado da discussão, da votação...? Nenhum. Isso mesmo, brigaram tanto mas no fim não resolveram nada e voltaram a estaca zero, que seria a lei atual que em si já não é seguida a muito tempo, pois ela prevê que o dinheiro das ORGs seja dividido com a equipe, todavia ninguém faz isso, nos últimos meses esse dinheiro ficou parado lá na ORG, salvo alguns meses em que compras de votos foram feitas.

Não quero entrar no mérito de discutir os prós e contras da compra de votos, mas minha opinião sobre o assunto é clara, na minha visão como ex-ministro quem tem que decidir de que forma o dinheiro vai beneficiar o ministério é quem trabalha no ministério, ou seja, o ministro e sua equipe, ao congresso caberia apenas fiscalizar esse dinheiro, exigir por exemplo uma prestação de contas ao final do mês. No entanto, o congresso gosta de complicar, não resolveram nada e uns ainda queriam deixar para resolver tudo no mês que vem porque a burocracia é mais aceitável do que o bom senso. O pior, é que outros "uns" ainda deram a sugestão de que se o ministro quiser comprar votos mesmo que toda equipe abdique do valor, ele terá que dividir o valor e depois a equipe terá que passar tudo de novo pra ele, porque devem achar que o ministro é um babaca e um bobo da corte para ficar fazendo trabalho inútil. Finalizo, portanto, com a mesma analogia do título: rodaram tanto, discutiram tanto, votaram tanto e no fim ficaram no mesmo lugar.


Leu e quer comentar sobre o assunto? Pois bem, estamos abertos a todo tipo de opinião nos comentários.