Nós, os EAS - Miguel Soprano

Day 4,669, 16:21 Published in Portugal Portugal by Hediondu

Boas erepublikanos!

Depois de um périplo por 3 escolas, hoje dou-vos a conhecer o Miguel Soprano


Hediondu - Quem é Miguel Soprano? Há alguma razão especial para teres escolhido este nick? E como chegaste a este jogo? Fala-nos um pouco de ti.

Miguel Soprano - Olá, o Soprano é um gajo que não se lembra como chegou a este jogo em 2009, só sei que voltei em 2017 e ainda estou por cá. E agora que tenho uma aposta para ganhar ao Sucateir0 devo resistir por cá pelo menos mais um ano.

O nick foi provavelmente em honra à série Os Sopranos que devia estar a curtir na altura, e que é das minhas favoritas.

Sobre mim, quando regressei ao jogo se quisesse ser útil na vertente militar a única opção era tornar-me aéreo, portanto tornei-me aviador a 100%. A nível de MU’s estive nos Havocs e nos MEK’s, depois seguiu-se a fundação da EAS onde sou um dos comandantes. A nível político estive muito tempo no PR, fui congressista vários meses, fiz parte de vários governos, MoE vários meses, CP durante dois meses seguidos, actualmente estou na equipa do CPisco a gerir o Projecto Equilibrium.

Hediondu- Existe algum tipo de relação entre o que fazes na vida real com o que já fizeste aqui? Ou em que medida o cumprimento das tuas funções aqui alterou a postura, maneira de ser na vida real?

Miguel Soprano - Nada do que faço cá tem algo a ver com o que faço na vida real, nem acho que o jogo tenha alterado nada na minha vida real. Posso é dizer que a minha forma de estar no jogo é a mesma que na minha vida real.

Hediondu - Portugal pertence à Asteria. Como vês o nosso país dentro desta aliança e como vês as restantes?

Miguel Soprano - Portugal tem crescido muito, quando voltei ao jogo PT era um dos países pequenos dentro da aliança, fazíamos a nossa pequena parte. Nos últimos meses ganhamos algumas batalhas contra países muito fortes como a Croácia, Grécia, Chile e Argentina, o que diz tudo do nosso crescimento.

Hediondu - Quais são, no teu entender, os países amigos e inimigos de Portugal?

Miguel Soprano - Os países amigos são os nossos aliados da Asteria obviamente, depois considero que temos boas relações com outros países, como por exemplo a Holanda. Os inimigos são os países basicamente todos os da Code, principalmente Croácia, Turquia, Grécia, etc.

Hediondu - No teu entender o que falta para que Portugal se possa afirmar ainda mais neste eMundo?!

Miguel Soprano - Neste momento o que acho que está a começar a faltar é pessoal novo com vontade de ajudar mais na coordenação e a controlar barras das TW’s.
O principal obstáculo é sermos poucos jogadores em comparação com os países mais fortes, mas diria que estamos no bom caminho graças ao investimento que alguns jogadores têm feito e também graças aos novos aéreos, a maioria retornados, que aos poucos se têm afirmado.

Hediondu - Jogas outros jogos online? Se sim, quais?

Miguel Soprano - Jogo Football Manager com o nerd do entrevistador e com o Yoradorc. E está combinado um Catan online com a catzii, Tio Hortaliça e o Sucas, mas por falta de compromisso destes ainda não aconteceu [entretanto este jogo já aconteceu!].

Hediondu - O que achas que alguém te devia ter dito antes de começares a jogar, mas ninguém o fez?

Miguel Soprano - Deviam-me ter dito: Não te metas nisto, homem!!!

Hediondu - Como classificas este jogo? Quais os seus pontos mais fortes e fracos? Este jogo é um jogo de guerra ou político ou económico/industrial?

Miguel Soprano - Para mim o ponto mais forte deste jogo passa pela vertente social associada à vertente militar. Isto é, por exemplo, quando estamos todos na galhofa no Telegram e entramos todos numa batalha a sério, a puxar uns pelos outros dando danos absurdos, isso é o melhor do jogo.

De resto já perdi o interesse na parte política, embora tenha feito parte dos últimos governos, apenas sempre a ajudar a gerir um ou outro programa ou iniciativa.

Acho que a vertente económica/empresarial é interessante mas como para mim o mais fixe do jogo é o que referi no início, raramente consigo guardar gold para investir nessa vertente.

Hediondu - Portugal sempre teve vários líderes que em determinados momentos se assumiram enquanto tal, arrastando toda a comunidade atrás de si. Quem é que consideras como líder(es) neste momento?! Porque escolheste esse(s)?

Miguel Soprano - A escolher um neste preciso momento diria o R0R0N0A Z0R0, pelo constante trabalho no Telegram a controlar as guerras e a puxar pelo pessoal. Nos meses anteriores tivemos vários que considerei serem bons líderes como por exemplo o Yoradorc e o lfilipe13, entre outros. Não digo o Sucateir0 porque esse tem mais perfil de querido líder, se é que me faço entender.

Sendo certo que estes jogadores têm sempre uma boa equipa a trabalhar, não se pode reduzir tudo a apenas um jogador.

Hediondu - Há algo que ninguém nunca te perguntou mas que gostarias que te perguntassem?

Miguel Soprano - Haverá, certamente, mas de momento não estou a lembrar-me de nada.

Hediondu - Como foi lidar com este período de confinamento? Podemos dizer que foi uma oportunidade para reaproximar a comunidade, com mais tempo livre?

Miguel Soprano - Foi uma boa oportunidade para regressarem muitos jogadores, como se viu. Muitos deles vieram para ficar e têm sido muito úteis ao país.

Hediondu - Qual o teu objetivo no jogo? Porque ainda todos os dias, entras e “lutas”? O que te mantêm ligado?

Miguel Soprano - O que me mantém ligado é a EAS, já “desliguei” da política. Entro e luto todos os dias pela EAS e pelo grupo que temos no Telegram, com malta porreira, divertida e muita camaradagem, para mim isto é o melhor do jogo.

Hediondu - Andas a ler/ver uma série/filme? O que recomendas para aqueles momentos que estamos a aguardar que a barra se preencha de novo?

Miguel Soprano - Estou sempre a acompanhar alguma série, mal acaba uma começo logo noutra, e neste momento tou a ver a série The Sinner e tenho achado interessante.

Já a leitura de praia tem sido o Tatuador de Auschwitz.

Hediondu - Fazes parte da nossa MU. O que te atraiu para a ela te juntares? O que a torna diferente das restantes?

Miguel Soprano - Como já disse a EAS e o grupo que criamos no Telegram é, para mim, o mais importante do jogo, é diferente das restantes MU’s pois quando entramos numa batalha para ganhar entramos com tudo e dificilmente perdemos. Juntas esse espírito com malta porreira que se diverte a lutar e tens a alma da EAS.

Mas não pensem que é só galhofa, somos exigentes, queremos que os nossos membros sejam muito activos e que tenham vontade de aprender e de ajudar o país.

Hediondu - Bebida de verão: Cerveja/Tinto/Branco/Os dois anteriores/água fresquinha/caipirinha/todas

Miguel Soprano - Cerveja

Hediondu - Há algum jogador(a) que tenhas mais saudades ou por estar a jogar pouco ou que tenha desistido de jogar? Porquê?

Miguel Soprano - De quando me registei inicialmente em 2009 não me lembro de ninguém em especial. Mais recentemente sim, há alguns jogadores com menor actividade que tenho saudades de ver mais activos, o Justino, Passos, por exemplo porque ajudavam muito nas guerras e mandam sempre umas "bocas" fixes.
Depois há alguns jogadores que contribuiam muito para a parte social que tem tido menor actividade infelizmente, como tu, se bem que as entrevistas têm sido porreiras e à conta disso já tens aparecido mais, o Manel Hortaliça, o Sterben, e mais alguns, não consigo agora lembrar-me de todos.

Hediondu - Qual a mensagem que gostarias deixar à comunidade portuguesa? E aos novatos/recém-chegados?

Miguel Soprano - À comunidade portuguesa digo para deixarem as guerrinhas que não levam a lado nenhum, apreciem e agradeçam o trabalho de quem perde tempo e dinheiro com isto.

Aos recém-chegados, procurem aprender, façam perguntas, juntar-se ao Telegram é meio caminho andado para curtirem o jogo, é praticamente um complemento obrigatório nos dias que correm. De resto, estou aos dispor para ajudar, como sempre.

Abraço a todos e obrigado pela entrevista.


Hediondu - Nesta final questão, há alguma música de verão (claro, pimba) que queiras dedicar a alguém? Obrigado por teres aceite

Miguel Soprano - Pode ser, dedico esta música ao Sucateir0, catzii não fiques ciumenta, partilha com os amigos:

Eu é que agradeço o convite caro Hediondu, obrigado e continua esta excelente iniciativa.

Mais entrevistas em breve, por isso não percam porque eu também não!

o7