Status inalterado: uma hegemonia completa?

Day 4,849, 04:56 Published in Brazil Lithuania by alemhrb

em eBrasil. 28 de Fevereiro de 2021.
4,849 no Novo Mundo




Com 39 congressistas abrigados e devidamente eleitos no último dia 25, a lista que expõe os cinco maiores partidos nacionais, revelado pela própria plataforma eRepublik na aba "comunidade", influenciou marcantes modificações nos resultados observados.

Em ritmo ascendente desde dezembro do último ano, o Movimento Pelo Brasil registrou, pela segunda vez, posição favorável ao eleger seus 07 parlamentares. Meses antes, novembro de 2020, a sigla não consolidou sua participação e seu resultado foi nulo na disputa.

O fato não se contrapõe ao partido mais hegemônico, o Partido Militar. Há pelo menos seis meses a unidade política lidera o ranking e a concorrência pelas maiores vagas na casa legislativa. Em novembro e dezembro do último ano, foram 12 vagas conquistadas em ambas as ocasiões, representando o maior número até o momento.

Para o porta-voz Joaolinoss13 em colaboração com King Dom Kosh Walker O Vader, o resultado é considerado consequência da relação social dos membros partidários em consonância com muita dedicação. "O Partido Militar é consolidado de pessoas que se dedicam ao máximo para desempenhar suas funções, tanto no Congresso quanto no Executivo. Nossos membros na grande maioria, são pessoas bem quistas e queridas pela comunidade do eBrasil e o nosso sucesso é fruto de muito esforço e dedicação, para que possamos sempre, criar um clima de harmonia social."

Além disso, é evidenciado pelo próprio representante, a harmonia externa em prol dos objetivos alcançados. "[...] destaco aqui a notável articulação política e o mérito do Partido Imperial Brasileiro em consolidar esforços para esta história união e o nosso agradecimento pelo empenho para que exista parceria mútua e harmonia no cenário político.", sobre a questão hegemônica do partido no panorama geral.

Também houve posicionamento a respeito do crescimento de outros partidos como citado anteriormente. Sendo o quarto no ranking nacional, o MPB (Movimento Pelo Brasil) alcançou o seu segundo melhor resultado desde setembro do último ano. Afirmou à reportagem que o desejo é, sim, que outras siglas tenham espaço na política para exercerem o direito de opinião e trabalho.

Para partidos como o PPB (Partido Patriota Brasileiro), isso não é uma realidade desde julho de 2020, data da última participação da sigla em disputas ao Congresso. Naquela eleição, a sigla atingiu o quinto lugar ao garantir 05 vagas na casa parlamentar. É classificado, hoje, como o oitavo partido nacional e conta com apenas quatro membros.

Procurado pela reportagem para comentar sobre a situação política atual, Scotshield, porta-voz do Partido Imperial Brasileiro, afirmou que "o PIB tem apresentado um crescimento vertiginoso, dentro de 2 meses saltamos de 31 membros para os atuais 39. Nosso foco está no bem comum.[...]" e que "o MPB vem há alguns meses mantendo uma coligação com o Partido Socialista, que é o 6º colocado no jogo. Como apenas os 5 primeiros partidos podem ser votados, a coligação faz todo sentido.[...] Na última eleição o PIB teve 28 votos e elegeu 6 congressistas. Neste pleito, o PIB teve 30 votos e elegeu 7 congressistas. Além disso, os nomes apresentados pelo PIB para presidência nacional costumam ter forte apoio dos demais partidos.".

No trimestre Dezembro-Fevereiro, o PIB (Partido Imperial Brasileiro), que chegou a atingir em Janeiro a terceira colocação e, em Dezembro, a última (quinta posição), perde espaço agora ao cair para quarto lugar. A situação é semelhante ao NERD, que nas duas eleições anteriores ao do mês atual atingiu a quarta colocação. O partido hoje também regride ao ocupar a quinta colocação na disputa parlamentar.

Outros citados pela reportagem foram procurados mas não deixaram nenhuma declaração até a última atualização desta matéria.

Na imagem, a CNN compara o desempenho da eleição de Janeiro com a mais recente realizada.

Jornalista alemhrb
Última atualização: 16h27| 28 de fevereiro


A CNN quer saber sua opinião! Vote, deixe seu comentário! Participe!
Viu algum erro? Nos informe!




POLÍTICA: Atividade dos ministérios em xeque.

ELEIÇÃO: Corrida ao congresso e queda do Partido Imperial Brasileiro.

GERAL: Ministro cai em contradição e uso de dados sobre inflação era constante nos últimos três governos.