Nós, os EAS - GatXinha

Day 4,647, 09:53 Published in Portugal Portugal by Hediondu

Boas erepublikanos!

Após uma luta titânica por ter internet, hoje dou-vos a conhecer a GatXinha


Hediondu - Quem é GatXinha? Há alguma razão especial para teres escolhido este nick? E como chegaste a este jogo? Fala-nos um pouco de ti.

GatXinha - Eu já tinha jogado erep e deixei quando o tempo que passava no jogo consumia mais tempo da minha vida do que devia. Ao fim de 7 anos o meu eMano MorreJa convidou-me pro telegram eRepublikPT, onde encontrei outros antigos jogadores, uns que nunca deixaram de jogar e outros que entretanto voltaram. De início foi mais para conversar e recordar coisas do passado. Foi bom reencontrar muitos jogadores, alguns dos quais que já se tinham tornado amizades na vida real. Mas eventualmente o Pedro Magno acabou por me convencer a voltar. O que me convenceu foi o módulo aéreo em que podemos crescer mais facilmente e sentir algum retorno, e a existência da EAS. Mas principalmente foi o sentimento de nostalgia gerado pelas boas memórias do passado. Acabei por decidir pelo novo nick por causa de uma brincadeira, como a gata de estimação de ePT.

Hediondu- Existe algum tipo de relação entre o que fazes na vida real com o que já fizeste aqui? Ou em que medida o cumprimento das tuas funções aqui alterou a postura, maneira de ser na vida real?

GatXinha - Quando jogava no passado comecei a fazer alguns trabalhos de design e desenvolvimento aqui para o jogo, embora na altura trabalhasse numa área completamente diferente. Hoje sou designer/developer de profissão e acho que em certa medida o que fui fazendo por aqui mantinha-me motivada e de olhos postos no objetivo final de hoje poder fazer exatamente aquilo que gosto.

Hediondu - Portugal pertence à Asteria. Como vês o nosso país dentro desta aliança e como vês as restantes?

GatXinha - Penso que ainda não tenho informação e conhecimento suficientes para poder pronunciar-me sobre a aliança em que estamos e as outras existentes. O termo de comparação que tenho é com o passado, quando passámos por wipes e sofremos algumas traições. Estávamos então na EDEN. Mas as regras do jogo na altura eram diferentes e já se passaram muitos anos. Neste momento para mim e por comparação com o que já vivi Portugal está muito melhor. Nem eu nunca tinha visto Portugal com tantos territórios. Portanto para já só posso depreender que esta aliança é uma coisa boa para o país. Mas segue a ressalva: as Alianças servem para criar uma rede militar que proteja os territórios e permita a capacidade de gestão de recursos vastos para que essa proteção continue e hajam lucros. Como somos uma comunidade pequena é importante que tenhamos boas contas, bem desenvolvidas e haja muita coordenação para nos fazermos valer em qualquer negociação. Nenhuma aliança é eterna, mas enquanto estivermos em qualquer uma que seja é importante que saibamos tirar bem partido disso.


Hediondu - Quais são, no teu entender, os países amigos e inimigos de Portugal?

GatXinha - Ficaria muito surpreendida se Espanha deixasse alguma vez de ser considerada o inimigo mas este está-nos no sangue. No entanto este jogo já deu muitas voltas, pelo que não me atrevo a dizer que temos amigos/inimigos para além daquilo que é óbvio neste momento dada a aliança a quem pertencemos. Por exemplo a Sérvia já nos deu wipe com a ONE e é hoje nossa aliada na Asteria. Os EUA foram nossos aliados e agora estão em posição diametralmente oposta. Acho que é isso também que torna o jogo interessante para quem queira investir mais na vertente política e de relações internacionais, em que as relações com os países vão evoluindo ao longo dos anos.

Hediondu - No teu entender o que falta para que Portugal se possa afirmar ainda mais neste eMundo?!

GatXinha - Se a comunidade de jogadores portugueses fosse mais ativa e coordenada possivelmente poderíamos impor-nos mais perante outros países com mais jogadores, melhorando a nossa capacidade de negociação. Mas a questão que está sempre presente é quanto tempo é que querem despender nisto. Seria bom um babyboom, em que seria necessária uma coordenação de todos para receber novos jogadores e mantê-los ativos e motivados. Mas isso requer tempo e muito boa comunicação entre MU's, Gov e todas as partes envolvidas.

Hediondu - Jogas outros jogos online? Se sim, quais?

GatXinha - Jogos semelhantes ao erep não. Mas comecei a jogar DayZ por causa dos meus stepbrothers (Sucateiro, Sterben, Coppernoob e Xtryker). Fora isso jogo Borderlands 2, se alguém quiser um co-op procure por Syr Sith na Steam.

Hediondu - O que achas que alguém te devia ter dito antes de começares a jogar, mas ninguém o fez?

GatXinha - Que este jogo para pessoas competitivas torna-se num vício.

Hediondu - Como classificas este jogo? Quais os seus pontos mais fortes e fracos? Este jogo é um jogo de guerra ou político ou económico/industrial?

GatXinha - O que sempre gostei no erep foi a versatilidade a nível das várias vertentes que podes explorar a nível militar, económico e político. Os territórios são a base de produção, e a conquista e manutenção destes requer muita força militar e destreza política. Por isso penso que às vezes me parece mais focado no lado militar. Além disso pelo que vejo desde que voltei o jogo evoluiu muito mais nesse sentido do que noutros módulos.

Hediondu - Há algo que ninguém nunca te perguntou mas que gostarias que te perguntassem?

GatXinha - "Qual é a coisa mais importante que deveria saber sobre ti?". e a esta questão responderia: Que eu não desisto perante qualquer adversidade.

Hediondu - Portugal sempre teve vários líderes que em determinados momentos se assumiram enquanto tal, arrastando toda a comunidade atrás de si. Quem é que consideras como líder(es) neste momento?! Porque escolheste esse(s)?

GatXinha - Existem vários jogadores que pelo seu historial e experiência são vistos como líderes na comunidade. Eu no entanto com apenas 1 mês de jogo ainda não consigo destacar um.

Hediondu - Como foi lidar com este período de confinamento? Podemos dizer que foi uma oportunidade para reaproximar a comunidade, com mais tempo livre?

GatXinha - Voltei ao jogo no período de confinamento, tal como outros antigos jogadores. Alguns de nós estão a trabalhar mas os tempos de lazer visto não se poder sair tanto, têm sido mais preenchidos à conta da convivência com a comunidade. Isso para mim tem um aspeto bastante positivo.

Hediondu - Qual o teu objetivo no jogo? Porque ainda todos os dias, entras e “lutas”? O que te mantêm ligado?

GatXinha - Não tenho um objetivo definido na verdade. Ainda estou também a tentar perceber como está a dinâmica do jogo hoje, com as tantas alterações que houve desde que saí, e a tentar perceber o meu lugar nele. O que me mantém hoje ligada é mesmo a comunidade e a interação que tenho com os jogadores, alguns antigos e outros novos. Se não fosse isso, nem sequer teria voltado.

Hediondu - Andas a ler/ver uma série/filme? O que recomendas para aqueles momentos que estamos a aguardar que a barra se preencha de novo?

GatXinha - Estão a acontecer tantas coisas no mundo em que hoje vivemos, e em particular nos últimos tempos que aconselho vivamente o 1984 de George Orwell e o Brave New World de Aldous Huxley. Embora escritos na primeira metade do séc XX são completamente visionários. Pra quem gosta de ficção científica diria para lerem a série Foundation de Isacc Asimov e a série Dune de Frank Herbert. Filmes tenho bastantes favoritos do Scorcese, do Kubrik e alguns do Ridley Scott. Assim pra começar vejam o Taxi Driver, o The Shinning e o Blade Runner.

Hediondu - Fazes parte da nossa MU. O que te atraiu para a ela te juntares? O que a torna diferente das restantes?

GatXinha - Vim pra EAS caída de paraquedas a sugestão do meu eDono. Estão aqui jogadores antigos que já conhecia e faz todo o sentido fazer parte de uma MU top com membros ativos e com experiência. Não sei como andam as outras MU's portanto é-me difícil comparar. Mas sinto aqui união e companheirismo, e gosto da forma de gestão. É ativa e com capacidade para continuar a crescer e sermos muito maiores do que já somos.

Hediondu - Bebida de verão: Cerveja/Tinto/Branco/Os dois anteriores/água fresquinha/caipirinha/todas

GatXinha - Cerveja

Hediondu - O que simboliza para ti o verão? Já tiveste algum amor de verão (sem entrar em muitos pormenores... a não ser que queiras! )



GatXinha - Eu nasci no meio do Verão portanto é a minha estação garantidamente. Pra mim a melhor do ano, quando a maioria das pessoas anda mais bem disposta, os dias são maiores e as noites mais quentes! Amores de verão tive alguns, mas fiz o que quase toda a gente faz, enterram-se na areia e não se olha pra trás!

Hediondu - Qual a mensagem que gostarias deixar à comunidade portuguesa? E aos novatos/recém-chegados?
GatXinha - É bom estar de volta, recuperar ligações antigas e criar novas, e acima de tudo saber que estão todos bem e com boa disposição aqui no jogo. Fui muito bem recebida e só tenho a agradecer esse carinho dos meus pares. É bom ver que algumas coisas não mudaram nada, mesmo as coisas que eram más, porque em certa medida para quem volta dão algum sentido de familiaridade. Das que mudaram, bom, ainda me estou a adaptar com alguma paciência e bastante perseverança. Este jogo é positivo pela comunidade e ligações que origina, os jovens jogadores devem vir ao telegram e optar por comunicar mais e integrar-se, porque ajuda não só na evolução da sua conta e no seu percurso, como também na parte social que eu penso ser a mais valia do jogo.



Mais entrevistas em breve, por isso não percam porque eu também não!

o7

PS: foram feitas algumas correções. À entrevistada as minhas sinceras desculpas.