[Erza] O REINO DO NORTE

Day 4,651, 10:13 Published in Brazil Brazil by Ludmila Nobre Habsburg Bourbon


Palácio Rio Madeira, Ducado de Rondônia
Dia 4,651 do Novo Mundo
De 14 Agosto de 2020


Pra quem não sabe, eu sou de RO - Rondônia. Não é Roraima, não é Pará
E sinceramente, conheço muito pouco ou quase nada de muitos lugares desse nosso Brasilzão. Pensando nisso, resolvi, trazer um pouco do meu pedacinho da Amazônia, pra vocês.
Mostrarei as maravilhas da região norte, mais precisamente RO, que é o meu estado.
Mas, eventualmente, falaremos de outros estados, como por exemplo o Acre, pois tenho alguma familiaridade. Sim, eu ja vi os dinossauros

Pretendo apresentar Rondônia pra vocês em etapas. Por artigos que abragerão áreas específicas, assim, podendo mostrar cada faceta desse lar que tanto amo.

Mas primeiro, repitam comigo: RO É RONDÔNIA!

Artigo meramente informativo e instrutivo.
Leiam e amem.
O NORTE



Antes de revelar a vocês as maravilhas, mistérios e peculiaridades do meu estado, acho válido uma pequena explanação acerca de toda a região norte.

O norte do Brasil engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, RONDÔNIA, Roraima e Tocantis. A floresta tropical da Amazônia, abrange a maior parte da região. Suas maiores e principais cidades são Manaus e Belém, as únicas na macrorregião que possuem população superior a um milhão de habitantes. Porto Velho que é onde moro, Macapá, Palmas, Rio Branco e Boa Vista são outros importantes centros regionais.


CLIMA

O clima predominante na região é o equatorial, além de algumas regiões de clima tropical.
Aqui em Rondônia, são seis meses de chuvas insanas e seis meses de calor infernal. Em junho/julho, tínhamos uma frente fria, que chegava por volta dos 18ºC, e pasmem, todos congelávamos. Mas isso não acontece mais. Ou pelo menos não de forma tão intensa, durando apenas dois ou três dias.

Porto Velho nos meses de agosto e setembro


VEGETAÇÃO

Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia.
Equivalendo a mais de um terço das reservas florestais do mundo, é uma formação tipicamente higrofila, com o predomínio de árvores grandes e largas (espécies latifoliadas), muito próximas umas das outras e entrelaçadas por grande variedade de lianas (cipós lenhosos) e epífitas (vegetais que se apoiam em outros). O clima da região, quente e chuvoso, permite o crescimento das espécies vegetais e a reprodução das espécies animais durante o ano todo. Isso faz com que a Amazônia tenha a flora mais variada do planeta, além de uma fauna muito rica em pássaros, peixes e insetos.

A Floresta Amazônica apresenta algumas variações de aspecto, conforme o local, junto aos rios, nas áreas permanentemente alagadas, surge a mata de igapó, com árvores mais baixas. Mais para o interior surgem associações de árvores mais altas, conhecidas como mata de várzea, inundadas apenas durante as cheias. As áreas mais distantes do leito dos rios, inundadas somente por ocasião das grandes enchentes, são chamadas de mata de terra firme ou caaetê, que significa mata (caa) de proporções grandiosas.

Se não considerarmos a devastação, mais de 90% da área da Região Norte é ocupada pela Floresta Amazônica ou equatorial, embora ela não seja a única formação vegetal da Amazônia. Surgem ainda: Campos da Hileia, em manchas esparsas pela região, como na ilha de Marajó e no vale do rio Amazonas; o cerrado, que ocupa grande extensão do estado do Tocantins e vastos trechos de Rondônia e Roraima, além da vegetação litorânea.

Olha que lugar lindo!


Considerando que estamos em agosto…
Fonte: CBMRO. Eu estava nessa missão


Fonte: Meu celular. Estavamos alojados no interior do estado combatendo incêndios florestais. Missão Verde Brasil

HIDROGRAFIA

Outra grande importância da região Norte, esta associada as suas águas. Nós possuímos a maior bacia hidrográfica do mundo!
A bacia amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus milhares de afluentes (alguns inclusive não catalogados). Em um de seus afluentes (rio Uamutã) está instalada a Usina Hidrelétrica de Balbina e em outro de seu afluente (rio Jamari) está localizada a usina Hidrelétrica de Samuel, construída na cachoeira de Samuel. Devido ao tamanho do rio Amazonas, foram construídos muitos portos durante o curso do rio, destacando-se entre eles pelo volume de cargas transportadas os portos de Manaus no estado do Amazonas, de Santarém no Pará, e de Santana no Amapá.

A foz do rio Amazonas apresenta um dos fenômenos naturais mais impressionantes que existe, a pororoca, uma perigosa onda contínua com até 5 m de altura, formada na subida da maré e que costumeiramente é explorada por surfistas.
=> Veja o surf na Pororoca, clique!

Na foz do rio Amazonas encontra-se a ilha de Marajó, a maior ilha de água fluviomarinha do mundo, com aproximadamente 50 000 km², que também abriga o maior rebanho de búfalos do país. Está no guiness book/2005.
A segunda maior bacia hidrográfica da região (e a maior inteiramente brasileira) é a Araguaia-Tocantins. Num de seus rios integrantes (rio Tocantins), está instalada a UHE Tucuruí, uma das maiores usinas hidroelétricas do mundo.
Um fato interessante a respeito dessa bacia é a presença da ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, localizada no estado do Tocantins. A ilha é formada pelo rio Araguaia e por um de seus afluentes, o rio Javaés.

Rio Amazonas com 9 milhões de anos, é o maior do mundo, tanto em extensão quanto em volume de água

É mais do que óbvio que existem mais aspectos interessantes do que os geográficos, todavia, acho necessário exaltar, principalmente nessa época de queimada, as belezas naturais que possuímos. E estamos matando pouco a pouco.

Por hoje, vão ter que se contentar com isso.
Não fiquem tristes, terão mais artigos sobre meu amado Norte.

Espero que tenham gostado.