[MS] Próxima Reunião para a equipe do Babyboom

Day 550, 20:19 Published in Brazil Brazil by Min da Assistencia Social

A reunião marcada para sexta às 20:00 no msn foi um sucesso. Apesar de algumas pessoas importantes engajadas no projeto, conseguimos a participação de cerca de 12 pessoas e um brainstorm e debate de ideias em diversos aspectos foram bem-sucedidos.

Uma nova reunião para decidirmos os temas pendentes - todos estão pendentes, mas a maioria com uma aproximação do projeto final - foi marcada para essa Segunda, 25 de Maio, às 20:00 no mesmo grupo do msn: group131306@groupsim.com. Sua participação é importante!

Um espaço dedicado a todos aqueles que participaram da reunião... BrunoCostel, Epitacio Silva, Gus Melo, Mateus Henrique Carvalho, PedroV, Roberto Master, Shakal, Splash_OS, Talick, ThiagoMaster, Vinicius Santiago, Zehh, e minhas mais sinceras desculpas se esqueci de citar o nome de alguém aqui.



Ata da Reunião do dia 22 de Maio
Mensagem Introdutória
O Gus Melo sugeriu a criação de um texto bastante interessante, porém considerado com um baixo teor de persuasão com o leitor, ao menos com o alvo do nosso babyboom: pessoas com idade entre 16 e 25 anos, assim penso. texto

Logo em seguida o ThiagoMaster propos um texto explicando o jogo de uma forma diferente, mais "propagandística" e explorando mais os recursos que o jogo oferece. O texto ficou bem escrito, porém ainda não era tudo que nós queríamos. texto

Pouco tempo depois, propus um pequeno texto retirado do Guia Para Iniciantes (artigo anterior a esse o qual estou a escrever), que atendia bem os interesses e explicava de um modo conciso e direto sobre o que é o Erepublik e bastante persuasivo com o leitor, despertando a curiosidade. texto

Mas o Vinicius Santiago percebeu que o texto não tinha uma introdução. Nós não poderíamos simplesmente jogar essa informação sem ao menos introduzir com um textículo antes. O próprio Vinicius Santiago propos um texto que foi amplamente aceito por todos, apenas com umas poucas modificações de ordens de palavras e algumas poucas palavras. texto



Mensagem de boas-vindas
Sugeri que fizéssemos a mensagem de boas-vindas ao modelo da mensagem indonésia, o que foi aceito por todos. mensagem indonésia traduzida

O Gus Melo sugeriu que o "corpo" da mensagem ficasse assim: texto, também aceito pela grande maioria.

Adaptando o texto do Gus Melo às ideias propostas na reunião, o rascunho da mensagem de boas-vindas ficaria assim texto



Texto Padrão de Divulgação
É o texto que usamos para entrar em contato com donos, equipes de sites, fóruns, blogs, jornais e outros meios de comunicação para que possamos divulgar o jogo. Infelizmente não tinha ninguém na reunião com esse tipo de experiência - em especial o CivMasters e o BrunoCostel, esse último só pode chegar nos últimos minutos.

Pedimos que na próxima reunião, nós tenhamos um maior foco à essa parte, que é o que podemos chamar da seção mais importante do babyboom.



Tutoriais/Guias de Iniciantes
Muitos tutoriais foram propostos, e uma sugestão, salvo engano, dada pelo PedroV teve o consentimento de todos:
- Tutorial "basicão", explicando o jogo e seus componentes: guerras, eleições, economia, mercado monetário, empresas, sem detalhar muito para não assustar os babies.
- Tutorial de cada nível, basicamente explicando o que é possível fazer naquele nível e o que fazer para atingir o próximo.

Além disso, chegamos a um consenso quanto a criação de uma wiki. Já que a wiki do jogo possui mais de 3000 artigos, enquanto a nossa teria, não mais que 40, sendo 6 os tópicos principais (apenas eles serão exibidos na página inicial, como a wiki francesa, olhem aqui):
- Sociedade
- Militar
- Economia
- Política
- Saúde
- Geopolítica
- História

Além disso, algo que nos fez criar essa wiki brasileira foi por causa do nível de detalhamento excessiva na wiki original. Olhem a página de Wellness, por exemplo. Bastante informação para um simples iniciante, não? Ele estaria perdido, acharia o jogo complicado e perderia o interesse. Agora olhe a página Wellness. Não é melhor uma informação direta, numa linguagem mais fácil e concisa? É até mais fácil de se ler e pode até despertar um maior interesse no leitor. É isso que queremos.



Site do Babyboom
O endereço não será o atual. Eu, Cavalcanti, pretendo pagar um domínio por uns dois meses um site específico para o nosso babyboom, tipo "www.babyboom.com.br" ou algo desse tipo.

No site chegamos a um consenso em usar o esquema de cores atual, apenas colocar uns botões mais adequados e mudar radicalmente a parte onde o texto está localizado. O fundo branco deixa o texto "chato" de se ler, e talvez a fonte contribua para isso. Preparem-se para dar sugestões nessa área para a próxima reunião.

O site seguirá o modelo que o Polonsky fez. Inclusive, o banner (em flash, ou gif, não sei) está realmente muito bom e atrativo. Creio que isso, um texto legal (pode ser aquele no primeiro parágrafo no Guia de Iniciantes) e links para os sites cruciais, como fórum, wiki e guias é o bastante para o nosso site ficar perfeito para divulgação.



Empresas-Escolas
Como muitas pessoas presentes disseram não entender muito da parte econômica do jogo, apenas dediquei o espaço para mostrar minhas ideias, assim como farei aqui. Serei breve para que vocês possam formar suas conclusões.

Antes de qualquer coisa, seria criado o Ministério do Trabalho. Países como a Espanha, por exemplo, o possuem e é bastante importante para a economia como num todo. Eles usam certos índices para calcular o salário mínimo. Por exemplo:

SMI (Índice de Salário Mínimo, acredito) = (media ponderada de 5 Food Q1) + (Media ponderada 1/2 Gift Q2)
(0,84 + 0,85 + 0,94 + 0,99 + 1,07) / 5 + (3,31 + 3,37 + 5,35 + 6,42 + 6,95) / 10 = 3,48 ESP

Gostaria de deixar claro que nem sempre o SMI seria desse jeito, foi apenas um exemplo usando o atual espanhol. Eles já tiveram outros, mas fiquem de olho que a ideia é boa.

O Ministério do Trabalho teria essa função, além de cuidar das 3 Empresas-Escolas (EE) que seriam criadas/adaptadas de alguma empresa estatal já criada para o babyboom. Cada EE seria de um setor da economia, sendo:
Empresa-Escola Armas Q1 (Manufacturing)
Empresa-Escola Ferro Q1 (Land)
Empresa-Escola Casas Q1 (Constructions)

Ambas oferecendos salários iguais, seguindo o SMI ou colocando os salários poucos centavos maiores que o do SMI, desde que todas as 3 fiquem com ofertas iguais, para que nenhum setor seja hipertrofiado.

Essas ofertas de emprego seriam colocadas para Skill 0 e Skill 1, que dão prejuízos ou um lucro quase inexistente para as empresas da iniciativa privada. Em troca disso, mais empregados com Skill 2 ou superior seriam colocados a procura de emprego, instruídos sobre wellness.

Mas como eles seriam instruídos? O Ministro do Trabalho nomearia uma pessoa para a Secretaria do Bem-Estar do Trabalhador - nome não decidido, apenas uma hipótese -, e a tal pessoa teria a função de enviar mensagens padrão aos empregados dessas Empresas-Escolas instruindo-os sobre o Wellness, dando lições básicas e um link para uma página onde o Wellness é bem explicado (como postei um pouco mais acima). Ao final da mensagem, o/a Secretário/a pediria que, em caso de qualquer dúvida, enviar uma mensagem ao Ministro da Solidariedade _______, e ele/a soluciona-la-ia.

Além disso, os itens produzidos seriam para abastecer as outras estatais, e as Casas Q1 poderiam ser doadas através de concursos, quizes, sorteios, bolões... Estratégias para deixarem o jogo mais atrativo.

E o último ponto...



Economia durante o Babyboom
Também não foi discutido na reunião... Não consegui pensar em nada sobre ele, porém o manurc disse que gostaria de fazer parte, e de economia ele entende, portanto a presença não só do manurc, como do Olorum, Darkvenom, Bunaly, Revo e mais alguns seria bastante importante para propor pontos para que nós pensemos sobre a economia.

A única força que creio ser necessária é a elevação do Income de todos os setores em 10% (exceto o de Diamantes) e o VAT, se for aumentado, apenas para a taxa mínima de 2%. O aumento será apenas de 1%, mas em termos absolutos, dobrará a arrecadação que tinha antes com o VAT em apenas 1%.




Isso foi tudo que foi discutido nessa última reunião! E não durou nem mais que 2 horas e 30 minutos, de intensa troca de ideias, debates, criticas, propostas, sugestões e até umas descontrações.

Tenham em mente que a sua participação é muito importante, nem que seja apenas criticando e sugerindo modos alternativos, já ajuda bastante! Portanto, estão todos convidados para a nossa próxima reunião:

Local: MSN
Hora: 20:00
Data: 25/05/2009 (Segunda-feira)
Email: group131306@groupsim.com


Ministério da Solidariedade
Cavalcanti