Uma Unica Oportunidade: O que vamos fazer?

Day 1,947, 12:38 Published in Portugal Spain by Maximilian Von Evil


O acordo ibérico tornou-se a crise politica do momento, neste artigo não o vou defender, nem o vou criticar, para isso já existem muitos outros artigos. Não, eu acredito no exercício de uma cidadania informada e democrática, e sendo eu candidato ao congresso pelo PORRADA o que venho aqui hoje propor é que os cidadãos parem por um pouco, e pensem no que vão fazer a seguir. Também apresento as razões para este cessar-fogo, e que devem ser tidas em conta.

A situação antes do acordo:

Vejo muitos jogadores a gritar que o gossypPT é um traidor, entre outros adjectivos que não são para aqui chamados, vejo muitos jogadores a gritarem que preferiam Portugal como estava antes, mas vejo poucos jogadores a perceberem as razões que levaram a este terrível acordo. A principal razão é a de sempre, a razão que domina tudo tanto no mundo real como aqui:

Dinheiro, ou neste caso, a falta dele.

Vamos ver os factos:

Dinheiro ao dispor imediato do Estado Português:

Governo ePortuguês
PTE: 10622.50

Tesouro eNacional (Org.)
PTE: 69057.38

Dinheiro que não pode ser usado por não termos congresso:

Tesouro Nacional
1505255.19

Sem congresso o estado Português iria declarar falência muito em breve. Antes de se criticar a actual administração é preciso relembrar quem roubou 500.000 escudos ao governo, e ainda não os devolveu: Juve Leo, aka: Helder__Medeiros. É necessário ter em conta, antes de se andar a barafustar, as causas que levaram a este acordo. Compreendendo o passado compreende-se o futuro, e o que é que o futuro nos reserva?

Existem a partir de agora duas vias de acção que podem ser seguidas:

Portugal renega o tratado

Portugal cumpre o tratado


A escolha entre cada via deve ser feita antes de se enviar o dinheiro para a Polónia. Se se enviar o dinheiro apenas para ser perdido uma semana depois por causa de uns demagogos de meia tigela, eu é que mudo de nacionalidade, e não serei o único. A hora da escolha é agora, bem sei que na cultura Portuguesa é hábito adiar as decisões, mas desta vez não há margem de manobra para mais.

Quando forem fazer a escolha, tenham em conta o seguinte: não vai haver outra oportunidade de um acordo, Espanha e Polónia não vão confiar em Portugal uma segunda vez, e eles conseguem manter-nos em wipe o tempo que quiserem. Por outro lado a CoT e a TWO estão-se a desentender e podemos perder um bom momento de realpolitik caso se arrisque desrespeitar o tratado, alem que como tivemos congresso este mês a crise económica é adiada (mas não eliminada).

De uma certa forma a decisão central é "arriscar vs caminho seguro", e qualquer um dos caminhos é legitimo, desde que seja mesmo o que as pessoas querem.

Existem bons argumentos para cada um dos lados, o que não existe é um meio termo, e argumentos do estilo "sou contra porque sou contra" ou "logo se vê" não servem....pensem no que querem, pensem na posição de ePortugal no mundo, discutam, debatam, e com base nisso façam a vossa escolha.

Só temos uma oportunidade, usem-na bem.

Obrigado por lerem.