Ostracismo Social

Day 3,617, 00:31 Published in Portugal Portugal by General Destroyer

O Ostracismo era uma punição existente em Atenas, no século V a.C, na qual o cidadão, geralmente um político, que atentasse contra a liberdade pública, era votado para ser banido ou exilado, por um período de dez anos. O Ostracismo foi criado por Clístenes, o "Pai da Democracia".
Todos os anos, durante a sexta Pritania a questão de se um ostracismo deveria ser votado naquele ano era colocada para a Eclésia, se assim decidido, o ostracismo tomava lugar na Ágora durante a oitava Pritania. O termo deriva do método de votar que consistia na escrita do eleito em um pedaço de cerâmica, denominado de Óstraco.
Procedimento
Segundo Plutarco na obra Aristides o procedimento consistia de prover cada eleitor com um Óstraco, ou pedaço de cerâmica, para escrever nele o nome do cidadão que quisesse remover da cidade e então o pedaço deveria ser deixado na Ágora.
Os Arcontes contavam inicialmente o número total de Óstracos para que fossem empilhados, pois se o número de peças correspondessem a um número inferior a seis mil, a votação ao ostracismo era encerrada. Se fosse aprovado em seguida, as peças eram separadas por nomes, e a pessoa que tivesse recebido a maioria dos votos era então condenada ao banimento por dez anos, ainda com o direito de desfrutar da renda de sua propriedade. O antigo historiador grego Filocoro definiu que o eleito ao castigo deveria ter seis mil votos, sendo improvável que a destituição de direitos civis fosse feita sem a reunião de um volume considerável de votos.
O resultado da votação era proclamado na Pnyx e a vítima deveria deixar a cidade em dez dias, se ausentando durante dez anos. Originalmente, o banido poderia se instalar em qualquer área do território ático, mas em 480 passou a ser proibida a instalação ao lado do cabo Geraestos (ao sul de Euboea) e do cabo Skyllaion (a leste de Argolis).


 
Bitorino


#### SOMOS PR ####
Ostracismo Social
erepublik.com/en/article/2653424/1/20