Os jornais e o eBrasil

Day 1,520, 16:36 Published in Brazil Brazil by Varnhagen
Meus caros amigos,

O amigo leitor, escasso como pólvora em contenda, há de se lembrar como o eBrasil tratava sua imprensa há um, dois anos atrás. O sujeito entrava no jogo, escrevia uma ou outra banalidade e era caçado pelas ruas imaginárias do país como um cachorro louco. Não foram poucos os que sucumbiam, a pauladas metafóricas, alquebrados moralmente e sem mais animo ou crença no jogo.

Outros, entre esses me incluo (coisa que sei não muito louvável, mas vá lá, afinal de contas há um vivido e dele não posso olvidar), eram criticados, debochados, surrados como Judas em semana santa de interior por ousar escrever uma ou outra palavra considerada “culta” ou fazer referencias a sistemas de idéias "estranhos ao jogo"...

Ou então recebia a recusa contumaz de grande parte da sociedade se o texto fosse grande. É necessário que entendamos como grande, nesse contexto, meia lauda pouco ou mais. Os grandes debates, as discussões mais acaloradas acabavam ficando exclusivamente na órbita dos fóruns e chats. Ou seja, paulatinamente a imprensa foi perdendo expressão e tornando-se mais obsoleta que código morse. Pelo menos era o que parecia. Até as propagandas, onde se queimava ouro no intuito de tornar sua matéria mais visível, foram esmorecendo até sumirem, assim como vieram, num passe de administradores.

Hoje parece-me que os tempos são outros, embora eu ainda deva considerar que ressuscitei a pouco mais de um mês e minha visão de e-mundo um tanto quanto desfocada e tendendo a ver maravilhas em coisas que talvez não sejam assim tão interessantes. O ser humano é uma besta e, sendo assim, não há muito o que fazer. Para se ter uma idéia, estão até premiando artigos na mídia brasileira, algo que devemos aplaudir e bisar que nem na ópera, pelo incentivo e projeção aos jornais e respectivos ejornalistas. É como dizia o Chico, que já foi melhor, “uns dias chove e outros dias bate sol...”

Um abraço,
Varnhagen