Espanha: Paguem o que devem!

Day 2,271, 11:03 Published in Portugal Spain by Maximilian Von Evil

Espanha, graças à sua “brilhante” diplomacia, conseguiu irritar várias das nações mais poderosas do mundo, e com o colapso da infame TWO, pode agora possivelmente vir a ser wipada pela primeira vez em muito tempo.

Para Portugal esta é uma oportunidade, e temos que assumir o nosso papel como principal combatente num conflito que já dura há anos.

Nos próximos dias e meses os Espanhóis, dúplices como sempre, vão começar a pedir NAP’s e acordos (já começaram verdade se diga) , se vamos aceitar tais vai depender do nosso poder na altura, e na quantidade de apoio que os nossos aliados nos estão dispostos a dar para continuar a lutar contra espanha.

Eu sou contra um acordo, espanha não respeita acordos, apenas força. No caso de os governos quererem de facto assinar um, acho que os termos deviam ser iguais aos que nos quiseram impingir, algo como:

Espanha não faz mais mpp’s com nações que Portugal não quer
Espanha cede metade das suas regiões a Portugal
Espanha paga 3000 gold como caução à Sérvia, que decide depois se devolve o dinheiro ou não.


Pois, foi isto que nos quiseram impor, o problema é que o karma é lixado....

Eu sou a favor da anexação de espanha (em espírito, porque na prática a mecânica de jogo impede isso). Forçar um acordo seria mais maquiavélico, visto que ia lançar a sociedade e política deles no caos, embora tenha a esperança que o wipe também cumpra esse papel. Os nossos inimigos mais que naturais estão viciados em vencer, e assim que perderem vão começar a desistir ou a fugir para outros países.

Acordos e tratados não valem a pena, eu estou mais interessado em bónus.

A questão do bónus de produção não é muito falada na nossa sociedade, porque estamos constantemente em wipe. Mas agora que há a possibilidade de termos território mais que 3 ou 4 dias no mês, temos que pensar novamente na economia, e o bónus é importante para a nossa produção.

Cada recurso a mais representa 20% de bónus, um aumento enorme de produtividade. Por exemplo, uma fábrica de armas num país sem bónus produz 10 armas, e uma num país com 100% de bónus produz 20.

Bónus são importantes para nós enquanto nação com ambições.

Vários jogadores com fábricas vão-se instalar num país com bónus (incluindo vários Portugueses eExilados) dando lugar a um boom de investimento que tanto precisamos. Bónus vão permitir ordenados mais elevados e mais postos de trabalho visto que cada fábrica vai ser mais produtiva.

Vamos aqui fazer a comparação de Portugal com os seus bónus de origem, e Portugal caso fique com as suas províncias ultraterrestres (vulgo espanha):

Portugal, território original
20% Bónus Armas
60% Bónus Comida

Portugal + Paellas
60% Bónus Armas
80% Bónus Comida

Como é que isto se traduz em termos de produção?:

Portugal, território original
Armas por Fábrica Diariamente: 12
Armas por Fábrica Mensalmente: 360
Comida por Fábrica Diariamente: 160
Comida por Fábrica Mensalmente: 4800

Portugal + Paellas
Armas por Fábrica Diariamente: 16
Armas por Fábrica Mensalmente: 480
Comida por Fábrica Diariamente: 180
Comida por Fábrica Mensalmente: 5400

Num mês é uma diferença de 120 armas, e de 600 unidades de comida por fábrica...

Este aumento de bónus até pode parecer pequeno, mas lembrem-se, se não pacificarmos a nossa fronteira este, então podemos sempre ser novamente sujeitos a wipe, e em wipe, os valores que apresentei são muito diferentes:

Portugal, wipe
0% Bónus Armas
0% Bónus Comida

Portugal, wipe
Armas por Fábrica Diariamente: 10
Armas por Fábrica Mensalmente: 300
Comida por Fábrica Diariamente: 100
Comida por Fábrica Mensalmente: 3000

Estamos a falar de uma diferença de 60 armas e 1800 unidades de comida num mês, por fábrica, caso Portugal não tenha sequer os seus bónus originais....a diferença para o cenário “Sacro Império Português da Ibéria” é 180 armas a mais e 2400 unidades de comida por mês, por fábrica.

E para ficar tudo mais claro, uma tabela para facilitar a leitura dos dados:


Dar wipe a Espanha pode parecer ficção para alguns de nós, e vai ser muito complicado, pode nem vir a acontecer.

Caso aconteça, manter esse mesmo wipe ainda vai ser mais complicado, vai exigir uma capacidade diplomática muito grande ao nosso governo.
No entanto, acho que devemos acreditar sempre no que o nosso país consegue fazer, e ter planos para o futuro, não devemos apenas agir ao momento e em reação às patifarias que os outros nos fazem. Temos a possibilidade de evoluir para sermos novamente uma das nações mais relevantes deste jogo, e eu digo que devemos agarrar a oportunidade.

Espanha durante estes últimos anos deu cabo da nossa economia, e nenhum tratado que nos entregue um punhado de CC’s vai reparar o dano que foi feito tanto nas nossas contas nacionais, bem como nas contas dos indivíduos.

Espanha deve pagar, e deve pagar com o seu território. Estes bónus permitiriam aos Portugueses individuais produzirem mais, algo que permitiria impulsionar o nosso esforço de guerra, e algo que permitiria ao estado recuperar o rombo dos últimos anos. Com uma gestão inteligente dos recursos, o governo poderia ter superavits que guardaria para tempos mais negros.

Quanto a procurar 100% de bónus, bom isso já é para outra altura, o que descrevi aqui já é suficientemente complicado.

Um tratado com Espanha seria uma prenda envenenada que só traria desinteresse da nossa comunidade e não pagaria os danos que foram feitos, mas felizmente não vejo muita vontade de ninguém na comunidade para morder a maçã.

Anexar Espanha deve ser o nosso objectivo, não só porque vai saber bem (MUITO bem) mas porque é o melhor para a nossa economia nacional.