Artigo do Bunaly's Report #3

Day 922, 08:52 Published in Brazil Brazil by Gustavo Brandao

30 de Maio de 2010, dia 922 do Novo Mundo.

No artigo de ontem do Bunaly's Report, o "imperador Bunaly", deixou o humor de lado, e escreveu um artigo muito bom e sério, sobre nossa economia, explicou, basicamente a relação BRL = GOLD, e no fim do artigo, para quem não leu: [, , ele nos da 3 caminhos a seguir na nossa economia.
www.erepublik.com/en/article/explica-o-sobre-a-economia-brasileira-bunaly--1392405/1/20.

Atualmente temos três opções.

1) Desvalorizamos o câmbio, injetamos mais BRL na economia, incentivamos as indústrias e intensificamos os gastos.
2) Reduzimos os gastos, reduzimos a emissão de BRL, mantemos o câmbio e incentivamos o bem-estar do trabalhador.
3) Deixamos do jeito que está e à medida que for surgindo problemas a gente vê o que faz sem perder os votos.

Como já disse em artigo anterior, estar certo não quer dizer que o outro esteja errado, o caminho 3, na verdade é o caminho 1, é o que vem sendo seguido desde que o Novo Mundo é o Novo Mundo, esse modelo, nos serviu bem, nos fez crescer, e garantiu nossa evida, mas já ta na hora de EVOLUIR, esqueçam MUDAR, vamos evoluir, dar um passo a frente, o próximo passo é a opção 1 do Bunaly, ou seja, vamos fortalezer a industria nacional, como teremos um proletariado forte, sem empresas, ou empresas caindo pelas tabelas? Temos que fortalecer a Industria, depois fortalecer a sociedade, e por fim, como último passo a abertura economica, um passo de cada vez.
O Brasil sem perceber fez isso, década de 80 viviamos "na medida que ia surgindo os problemas resolvíamos", cortavamos zeros da moeda, congelávamos preços, gatilho salarial, e seguia o baile, década de 90, fortalecemos a inicitiva privada, e agora nos anos 2000, o "social" foi o foco, fizemos isso sem perceber, meio que na porrada, mas aqui no eRepublik, podemos fazer de forma conciente, temos uma vantagem muito grande, qual? A tão falada "panela".
A "panela"nos garante uma estabilidade, são sempre as mesmas pessoas, ou seja, há continuidade, o que é bom, se bem feito, podemos nos programar, fazer uma política duradoura, EVOLUÇÃO, sem MUDANÇAS RADICAIS, sem sustos, tudo programado.
Criticar é fácil, mas crítica sem sugestão não serve para nada, então vai MINHA VISAO:
Determinar um plano econômico definido a longo prazo, não sou especialista, não tenho dados nem conhecimento suficiente do jogo para dar uma proposta exata, prazos, taxas, e outros assuntos técnicos deixo para os especialistas, deixo aqui, uma idéia.
Definir, por exemplo, que nos próximos 3 mandatos, o eBrasil vai se fechar, apoia a industria, avisa os empresário, pela mídia continua, de que depois dos 3 meses, o foco será o trabalhador, ou seja, poupem, se preparem, vocês tem 3 meses, pedois um equilibrio, e por fim, a abertura econômica gradual, baixando as taxas aos poucos.
SEM MUDANÇAS, e sim EVOLUÇÃO, gradual, planeja.