[Partido Democrático] - ALIADOS

Day 1,806, 16:56 Published in Portugal Portugal by Phoenix Arise



O Partido Democrático, no seu plenário, debateu a situação da nossa actual aliança EDEN, face a vários eventos e subsequentes críticas na opinião pública portuguesa e também em outros países aliados.

As críticas à EDEN dizem respeito a vários assuntos, sendo que apontam no sentido de pouco fazer pela libertação de alguns países aliados sem território (caso da Ucrânia, Albânia, Bósnia), seja pela aparente inoperância face a um grave conflito interno (quando a Turquia atacou Israel e posteriormente um pro-aliado como o Irão), seja por, no caso de Portugal, quando estávamos em luta, outros países terem aberto distribuições para as suas batalhas particulares, desviando recursos, seja ainda por com alguma frequência surgirem ordens de batalha prioritárias para defesa de territórios ultramarinos de croatas/romenos na Ásia, situação que de todo ninguém compreende ou aceita.



A EDEN é a aliança mais antiga do eRepublik, e nunca se baseou no desejo de domínio, mas sim no da amizade, parceria e inter-ajuda. E nesse aspecto, em termos históricos, Portugal (e certamente muitos outros países), temos muitas provas de verdadeira amizade, e vários sucessos no passado. Também nós, muitas vezes sacrificamos as nossas lutas directas e auxiliamos os aliados mais necessitados. Esse tem sido o espírito da EDEN e funcionou.

Mas a conjuntura externa, comparativamente a alianças inimigas, confirma que a EDEN não tem capacidade militar de as enfrentar directamente, salvo numa mesma batalha. Daí precisamente ser tão importante o que se seleciona como prioritário. E evidentemente, manter ou conquistar territórios na Ásia não o é.

Também não se entende do porquê da situação turca, atacando aliados sem que nada suceda relativamente a ela.



Julgamos que não é assim que se mantém uma brotherwood….

Aliás, (e já depois do nosso plenário), a Bielorussia abandonou mesmo a EDEN reclamando da falta de apoio.

Não é que no panorama geral se coloque de momento a Portugal a questão de uma alternativa à EDEN, aliança onde estão os verdadeiros amigos do nosso país, mas cremos que as coisas podem ser bastante melhores se houver alterações rápidas.

Apelamos a que o Governo faça os devidos esforços diplomáticos para que essas situações sejam resolvidas rapidamente e se retorne ao espírito de verdadeira entreajuda entre aqueles que são os nossos velhos e leais aliados, por forma a termos garantia de ajuda quando necessitamos e de que ajudaremos os que sejam leais.



Valerio Maximo
Presidente do Partido Democrático