[Bitorino] Evolução dos Novatos Portugueses - Janeiro.2016

Day 2,998, 05:18 Published in Portugal Portugal by General Destroyer


Caros portugueses,

Inspirado pelo interessante artigo publicado há dias pelo Álvaro Cunhal, decidi fazer um levantamento um pouco mais exaustivo da evolução dos novatos desde o início do ano.

E os resultados são, no mínimo, preocupantes embora não surpreendentes.

Durante o mês de Janeiro e os primeiros três dias de Fevereiro foram criadas em Portugal 159 novas contas. Destas há 18 contas já dadas como Mortas e sete são referentes a cidadãos banidos entretanto. Ou seja, 15,72% das contas criadas.
Porém, e como adiante vamos ver, há muitas outras contas que correm o sério risco de dentro de dias passarem a Dead Citizen face à aparente falta de actividade das mesmas.

E o que aconteceu então às restantes 134 contas?
Bem, é aqui que as coisas se complicam e onde se devem, de alguma forma, centrar os pensamentos do Governo e do Congresso se quiserem, de alguma forma, tentar contrariar estes números (sim, eu sei que o jogo é pouco atractivo e que o ónus do "pay-to-play" é cada vez maior, sobretudo junto das contas mais novas).

Se analisarmos a evolução das contas, rapidamente constatamos que das 159 contas criadas quase 50% das mesmas (74 contas, 46,54😵 não passou do nível 1 sequer.
Depois, há ainda 21 contas (13,21😵 que está algures entre o nível 2 e o 5. E outras 18 (11,32😵 situam-se algures entre o nível 6 e o 10.

Estes números, per si, não seriam particularmente preocupantes se não fosse a conjugação com o dado seguinte.

É que se analisarmos a evolução de força destas 134 contas ainda activas facilmente verificamos que 48 (35,82😵 tem Força 0 e 62 (46,27😵 têm entre uma Força entre 1 e 25. Estas 48 contas que até ao momento ainda não têm qualquer força registada são aquelas que correm maior risco de passar a Dead Citizen pois reflectem, muito provavelmente, contas que foram registas mas nas quais não houve qualquer actividade posterior.

De notar ainda que apenas 5 contas (3,73😵 passaram os 100 de Força, sendo que a conta mais evoluída a este nível tem 362,5 de Força registada até ao momento, com menos de um mês de existência.

Outro dado a reter é que entre as 134 contas ainda activas a Força média é de 19,46, o que é manifestamente baixo.

O que fazer então para alterar este quadro?
Não é fácil mudar as taxas de retenção dos novatos quando o próprio jogo é pouco amigável para os novatos.

Mas uma das formas que o Governo pode adoptar, e o Congresso deve ser um elemento activo neste campo também, é o contacto directo com os jogadores logo numa fase inicial, sensibilizando-o para o jogo, dando-lhe a conhecer os tutoriais existentes, explicando-lhe como funciona o eRepublik. Enfim, acolhendo o jogador. E sabendo ouvir as suas dúvidas, perceber o que pretende um novato, o que o pode ou não motivar a continuar no jogo.
Mas, atenção, eu falo em acolher. Não falo em bombardear o novato com mensagens para ir para o Partido X ou para o Partido Y, para integrar a MU J ou a MU K. Acolhê-lo, sem pressões.

O resto passará muito - provavelmente a maior parte - por aquilo que os próprios administradores do eRepublik pretenderem do jogo.

Espero que tenham gostado do artigo e agora, sobretudo, gostava de ouvir a vossa opinião.

Um abraço deste vosso amigo.



~~~~ SHOUT ~~~~
[Bitorino] Evolução dos Novatos Portugueses - Janeiro.2016
http://www.erepublik.com/en/article/2581021/1/20