guerras na cidade de João Pessoa

Day 3,258, 20:03 Published in Brazil Brazil by magdom


João Pessoa, Capital da Paraíba, fundada no ano de 1585,e foi uma das dias cidades da NOVA HOLANDA, junto com MAURISTSSTADT, A ATUAL recife,e´conhecida como portal do sol, por estar localizada no ponto mais ao oriente das Américas,e assim conhecida como o lugar onde o sol nasce primeiro.
Aos anos 1000 os indios tapuias habitavam a região, eles foram expulsos pelos índios tupi que vieram da amazonia, tendo que ir para o interior.
em meados do seculo XVI , quando os primeiros europeus chegaram, a região era constituida por tribos de indios tupi e e potiguaras que se localizavam ao norte e indios tabajaras que se localizavam ao sul sendo a fronteira onde situa-se a cidada de João Pessoa.
Com a chegada dos portugueses, os tabajaras se aliaram aos colonizadores, enquanto os indios tupi e potiguara, se tornaram adversariso dos mesmos, e lutaram contra eles.



Muitos acham que os indios apenas se renderam contra os portugueses, mas isso não procede bem assim,durante 85 anos os portugueses , holandeses e Espanhóis,lutaram cntra indios, para poder etabelecer a cidade, naquela região.
os indios eles faziam tratados com os portugueses, e depois os traiam, e faziam o mesmo com os outros países.
O rio Paraiba é um grande rio que tem sua desembocadura na cidade de cabedelo, passa em João Pessoa e vai até o interior da paraiba,e entre a cidade de João pessoa e sua desembocadura tem 23 KM e os indios tinha 9 fortes as margens do rio, onde eles lutaram ocntra os colonizadores. afundaram navios, barcos, caravelas, etc.
os colonizadores so conseguiram vencer os índios, por causa de uma doença do homem branco , onde morreu em media de 80 % dos índios.
E logo depois desta calamidade os índios que restaram foram levado para o norte, e colocados, onde hoje tem uma cidade chamada Bahia da traiçao, pois esses indios eles traiam os colonizadores, e ate hoje tem indios lá, tem aldeias.
a cidade de João Pessoa , hoje tem uma população de 850.000 habitantes, e na região metropolitana tem 1.300.000.