Consumo Alimentar Eficiente

Day 3,547, 19:08 Published in Brazil Norway by Ashavard
clique na imagem para ouvir a música e tornar sua leitura mais agradável






Apesar do título insinuar levemente que este jornal tornou-se um boletim de nutricionista, hoje trataremos, na verdade, de um tema que auxiliará na otimização dos seus recursos financeiros. A análise a seguir interessa, principalmente, aos jogadores iniciantes, os quais possam ainda estar meio perdidos em relação a como administrar seu dinheiro.

Já havia, há um bom tempo, pensado em escrever sobre a melhor maneira de consumir alimentos no eRepublik, mas hesitei a respeito por imaginar que seria algo autoevidente. Entretanto, com a publicação recente de artigo alemão com a mesma preocupação, ficou claríssimo que é necessário trazer ao eCidadão brasileiro tais informações.

Antes de tudo, este jornal pesquisou se já existia, entre as páginas mais recentes dos jornais dos ministérios, artigo com o mesmo objeto. O resultado foi negativo. Ainda que fosse de outra forma, não perde a utilidade publicar esta matéria para maior comodidade dos novatos.





Os alimentos são divididos em 7 qualidades (de Q1 até Q7). Primeiramente, é preciso considerar o preço ATUALIZADO de cada um e o qualidade de energia consumida por unidade de alimento. Assim, temos, no momento:


Unidade de alimento Q1 com preço em 0,24 BRL, fornecendo 2 pontos de energia.
Unidade de alimento Q2 com preço em 0,47 BRL, fornecendo 4 pontos de energia.
Unidade de alimento Q3 com preço em 0,74 BRL, fornecendo 6 pontos de energia.
Unidade de alimento Q4 com preço em 0,99 BRL, fornecendo 8 pontos de energia.
Unidade de alimento Q5 com preço em 1,28 BRL, fornecendo 10 pontos de energia.
Unidade de alimento Q6 com preço em 1,54 BRL, fornecendo 12 pontos de energia.
Unidade de alimento Q7 com preço em 2,25 BRL, fornecendo 20 pontos de energia.


O cálculo para determinar qual dos alimentos é mais eficiente e econômico é simples: é preciso apenas dividir o valor da unidade do alimento pela respectiva quantidade de pontos de energia oferecidos. Assim, chegamos ao seguinte resultado com base nos dados fornecidos acima, os quais, repito, devem ser sempre atualizados em relação ao preço. Enquanto se mantiverem nos preços estabelecidos no exemplo, podem valer-se do resultado a seguir:

Q1 = 0,1200 - 60
Q2 = 0,1175 – 58,75
Q3 = 0,1233 – 61,65
Q4 = 0,1237 – 61,85
Q5 = 0,1280 - 64
Q6 = 0,1283 – 64,15
Q7 = 0,1375 – 68,75


O primeira coluna de números se refere ao produto da divisão. A segunda coluna de números é o resultado da multiplicação do número anterior por 500, já que consideramos a média da barra de energia de cada conta em 500. De forma que, para recarregar os 500 pontos de energia da sua conta, gastará o tanto de BRLs discriminados na segunda coluna conforme o tipo de alimento escolhido.

A cada recarga, é feita uma economia de 10 BRLs. Considerando, ainda, que é comum recuperar a barra de energia ao menos duas vezes por dia, a economia salta, no prazo de um mês de 30 dias, para 600 BRLs, o que equivale não muito menos que 3 dias de trabalho, ou seja, um impacto de cerca de 10% da renda auferida no mês via trabalho.





Disso é possível concluir que os alimentos Q2 é o mais rentável, seguido do Q1. Os alimentos Q7 e Q6 são os mais onerosos e menos eficientes. Assim, se sugere aos novatos que comprem, preferencialmente, alimentos Q2 enquanto a proporção mantiver-se naqueles termos. A desvantagem que podem apontar é que alimentos de qualidade mais baixa ocupam, proporcionalmente, mais lugar nos armazéns. Porém, como um jogador novato não costuma ter muitos produtos a ponto de lotar o espaço disponível e dada a facilidade de aumentar o espaço do armazém através dos pontos de prestígios (pontos obtidos ao longo da semana em campo de batalha).

Os cálculos, entretanto, não precisam ser realizados todos os dias. Um dos objetivos principais deste artigo é destacar a tendência geral que aponta para o maior benefício dos alimentos Q1 e Q2.

E, claro, não se pode deixar de aconselhar: quando os produtos estiverem no mesmo preço, tenha a preferência sobre produtos nacionais em vez de importados para fomentar a indústria brasileira.









Atenciosamente aos caríssimos leitores,


Ereschkigal.