A Política no eRepublik

Day 971, 11:32 Published in Brazil Spain by Rosa Violet Carson


Dear subscribers, this is a tutorial for the "babies" Brazilians. Please, if you do not vote, I understand. But do not stop to sign my newspaper, you are VERY important to me!


Queridos leitores,

Percebi que em meu artigo anterior, a Política no eRepublik foi algo que não foi contemplado. E como já faz um bom tempo que não vejo um artigo explicando algo relacionado, resolvi publicar este artigo sobre ela. Vamos à ele.



Política no eRepublik - O que você precisa saber



Congresso

Antes de mais nada, você deve saber o que significa Congresso!

Congresso quer dizer o corpo legislativo de uma nação dentro do eRepublik. Para se candidatar à ele, você deve, obrigatoriamente, ser membro de um partido. Falaremos dos partidos e suas ideologias mais abaixo. Para entrar em um partido, basta seguir os seguintes passos: My Places - Dowtown - Party - Join a Party. Vai aparecer uma lista de partidos, aí é só escolher um, clicar em seu nome, e logo após, Join! Obviamente essa escolha não é assim tão "fácil", mas vamos deixar isso para depois.

E agora?

Feito isso, tem que esperar as datas específicas para poder se candidatar, que é entre os dias 16 e 23. Em outras palavras, a partir do dia 16 até o final do dia 23 você pode se candidatar ao Congresso pelo partido que você escolheu, por 1 região.

A maioria dos partidos TOP5, que são os que podem lançar candidatos ao Congresso, tem um sistema de organização próprio, então você, desde que seja ativo e participe do partido, provavelmente receberá uma indicação de em que região se candidatar.

Para tal, basta estar em sua Home (sua página inicial), e clicar em "Place your Congress candidature", como mostra a imagem.



Clicando na frase, você será direcionado para a página do partido, seção Congresso. Daí é só clicar em Run for Congress / Candidatar-se ao Congresso. O Link da "Presentation", que geralmente é um artigo onde você se apresenta e fala um pouco sobre os seus objetivos/propostas no Congresso, é opcional. E, pronto, você está concorrendo!

E aí, o que vai acontecer?

O botão para candidatar-se ao Congresso será substituído por 2 novos botões: Resign candidacy / Renunciar candidatura, na qual você desiste de concorrer ao Congresso e Edit Presentation / Editar candidatura, na qual você pode trocar o link da sua apresentação.

Vale lembrar que no dia 24 a lista dos candidatos ao Congresso deverá ser fechada e o Presidente do Partido tem o poder(habilidade) para manusear a colocação dos membros desta lista. Se a lista possuir mais candidatos do que determinada região permite, o Presidente do Partido possui o poder de selecionar quais serão os candidatos oficiais do partido e remover aqueles que não estão aptos a se candidatar ao congresso. Geralmente são removido os suspeitos de TO e os chamados "2 clicks". Falaremos deles mais abaixo.

Ah, mas de jeito nenhum eu quero ser barrado!

Para isso não ocorrer (você ser barrado), seja ativo, participativo e demonstre seu desejo de ser Congressista! Para saber mais sobre o Congresso, leia aqui.

Presidência do País

Um Presidente é um lider eleito que deve incorporar o "espírito da nação" para a própria Nação e para o Mundo. Exercendo o papel de chefe público representativo, inclui personificação, continuidade e legitimidade do Estado, com poderes políticos, funções e direitos garantidos.

E o que eu preciso para isso?

Assim como para o Congresso, é necessário fazer parte de um partido para se candidatar. Além disso, outros requerimentos devem ser preenchidos para você concorrer: estar no level/nível 18, ser indicado pelo presidente do seu partido e esse partido não tem que ser TOP 5, mas irão concorrer os 5 maiores partidos que lançarem candidatos.. No quinto dia de cada mês, ocorrem as eleições presidenciais no Novo Mundo. Cidadãos terão acesso às urnas e verão uma lista com os 5 candidatos do seu país.

E o que um Presidente pode fazer?

Entre outros poderes, o Presidente pode: editar a Mensagem para os Novos Cidadãos, comprar Hospitais e Sistemas de Defesa e propor Alianças (MPP's) com outros Países. Então, é fundamental que você tenha plena consciência de quem está votando! Jamais venda seu voto. Quer ler mais sobre a Presidência? É só clicar aqui!

Presidência de Partido

Os partidos políticos são uma parte importantíssima do eRepublik. Você geralmente começa a sua carreira política através deles. Se você clicar em "Join a Party" (Juntar-se a um Partido) você verá todos os partidos do seu país.

Mas, peraí, aonde é que fica esse botão?

Ah, é bem fácil achá-lo! Basta ir em My Places > Dowtown e clicar no prédio chamado Party / Partido. Feito isso, é só clicar em Join! Vou falar mais detalhadamente sobre cada um dos maiores partidos mais abaixo. Por ora, vamos considerar que você já faz parte de um partido.

O Presidente do Partido é um cidadão eleito por seus partidários para liderar o partido, durante uma gestão de 1 mês (podendo, é claro, ser reeleito).

As eleições para Presidente de Partido ocorrem no dia 15 de cada mês.

Hum, e o que um Presidente de Partido pode fazer?

Entre outras coisas, ele pode editar os detalhes do partido (orientação política, nome, logo), selecionar quem vai concorrer ao Congresso e usar os fundos do partido para anúncios (os chamados AD's). Ah, além disso, o Presidente do Partido pode indicar alguém para concorrer à Presidência do País!

Legal! E o que eu tenho que fazer para ser Presidente do meu partido?

Para concorrer à Presidência de um partido, você precisa fazer parte de um, ter 2 Golds mas atenção!, essa quantia não é reembolsável, mesmo que você resigne(!), e ter pelo menos level/nível 16 ou superior. Quer saber mais? Clique aqui.



Partido Políticos - Os TOP 5 e suas Ideologias

Partido Democrata Brasileiro (PD😎 - Atualmente com 2398 membros, é o terceiro maior partido do eMundo!

O PDB é um partido politicamente posicionado como Centro-direita. É um partido que defende o livre comércio com a interferência moderada do governo na economia, apenas onde esta necessita de um apoio. Como também não poderia deixar de ser, o PDB defende os brasileiros, independente de partido, seja com a luta por salários justos, seja com a defesa das empresas nacionais. O PDB é um partido que acredita em um Brasil grande, em um Brasil ativo e em um Brasil forte a ponto de ser respeitado, e por que não, temido por seus inimigos. Retirado daqui.

Partido Igualdade e Liberdade - Conta com, atualmente, 593 membros, e segue a orientação Centro-libertária.

O PIL funciona no regime de colaboração, aonde todos podem propôr mudanças e votações. Aonde as idéias de todos são ouvidas e propostas quando necessário. No partido a direção busca informar os membros a todo momento sobre as oportunidades no eBrasil. Buscam instruir os partidários sobre a realidade do ePaís e ajudar no desenvolvimento pessoal de cada membro. E acima de tudo, tomam sempre todas as ações baseados no que é melhor para o eBrasil e para o Grupo todo, sem estrelas e sem interesses conflitantes. Li aqui.

Progressistas - Seu número de membros remontam à 411 cidadãos, e são adeptos da Extrema direita-Libertária.

O PROGRESSISTAS, tambem conhecido como PRO, surgiu no dia 837 do novo mundo, num golpe político foi eleito como seu primeiro presidente Dionathan, teve um rapido crescimento e atingiu em poucos dias o top 5 entre os partidos brasileiros devido a sua politica de propaganda. A Principal Ideologia do PRO é a abertura economica, visando assim um maior aumento de poder de compra aos cidadãos. Vi aqui.

Partido Militar - Suas fileiras contam com exatos 389 indivíduos, e seguem a ideologia Centro-esquerda Autoritária.

As origens do PM remontam o partido Ditadura Militar, criado por adeptos de tal sistema de governo. Entretanto o sistema de jogo determina que ocorra a eleição do Congresso e do Presidente via votação, sendo assim uma República. O PM possui uma longa história de tentativas de TO, que deram certo ou não, e muitas críticas por sua inatividade. É, vulgarmente, conhecido como Partido Morto. Adaptado daqui.

União Brasileira - Seus adeptos somam 263 pessoas e seguem a ideologia Centro Libertária.

Quando Thiago Camargo tomou a presidência da União Socialista Brasileira, muitos membros da União Socialista Brasileira ficaram desgostosos com isso e decidiram formar um novo partido: a União Brasileira, até haver uma aproximação desses membros com o Partido Republicano Brasileiro, onde negociações sbre uma fusão iniciram-se. Semanas depois, o sonho tornou-se realidade: PRB e antigos membros da USB uniram-se como um e formaram a nova União Brasileira, a UB. Foi fundado em 17 de Maio de 2009. É outro partido tristemente conhecido por sua inatividade. Ah, texto também adaptado daqui.

Bônus: Dois partidos extras adicionados: a histórica USB e um que vem ganhando espaço no cenário da política nacional, o ODIN!

União Socialista Brasileira - O partido conta com 202 membros e segue a orientação Extrema-esquerda Libertária.

A USB foi fundada em 19 de Março de 2008, aos 120 dias do Novo Mundo, durante o I Congresso Internacional Trabalhista no eRepublik. Trecho da Wiki: A USB é, antes de tudo, um partido “laico”. Nas esquerdas, entende-se por “partidos laicos” aqueles que defendem um projeto progressista sem ser ideologicamente atrelados a uma visão exclusivamente marxista. Ainda que ostentemos a foice e o martelo (...) Kibado daqui.

Organização em Defesa dos Interesses Nacionais - O partido conta com nada menos que 185 membros, e é adepto da ideologia Centro Libertária.

O ODIN é um partido baseado no Objetivismo, focado no desenvolvimento de seus membros e do Brasil, com espírito democrático, independente dos interesses individuais e de braços abertos para novos membros. É um grupo de amigos, cansados da repetição na política nacional reunindo-se em volta de um objetivo: o Desenvolvimento do eBrasil, em todos os aspectos, aceitando a realidade e trabalhando em cima dela. Tirei daqui.

Nota: No final do dia em que este artigo foi publicado, na noite do dia 18 de julho de 2010, nasceu a URB, da fusão da UB, ePCB e USB.



Glossário

Takeover literalmente significa "tomada", e vem de uma expressão usada em canais de bate-papo, quando alguém toma o canal (sala) de um outro dono. No eRepublik é denominado a tomada de poder de algum país.

Existem três tipos de takeover: Takeover Presidencial (tomada da Presidência), Takeover do Congresso (tomada de mais de 60% do Congresso) e Takeover Partidário (tomada de um partido nativo por estrangeiros)

Congressgames: Propostas enviadas ingame ao Congresso Nacional que nada ou pouco alteram a legislação vigente, apenas por mera formalidade para que os Congressistas, ao votarem nesta, ganhem um ponto de experiência.

Exemplo: "Foi enviada uma proposta do Congresso Nacional que altera o Import Tax de Food de 80% para 79%"

2 clicks: denomina aquele jogador que não mostra muito interesse pelo jogo, que se limita à fazer os chamados "two clicks", que são trabalhar e treinar. É um termo que remota ao início do jogo, e na V2 já não se aplica exatamente como antes (dado que agora temos trabalhar, treinar, estudar e descansar). Ainda assim, trabalhar e treinar ainda são considerados os mais importantes.

Quase tudo retirado daqui.



Esclarecimento

Como vocês devem ter percebidos pelos links, 90% do texto acima não é meu, e sim de diversos autores. O meu mérito (e se é que isso é um mérito) foi ter coletado isso em diversos locais, compilado, adaptado e por fim, publicado. Fica aqui o meu agradecimento especial à todos esses caras e, é claro, à você, o leitor que está lendo!

Espero que tenham gostado! Qualquer erro, ou se alguma área da Política não foi contemplada, é só avisar nos comentários ou mandar uma mensagem para mim!



Obrigado pela atenção,