A Galiza com Portugal: uma mesma luta

Day 2,006, 15:58 Published in Portugal Portugal by Langulho


Nasce o jornal Galiza com Portugal como veículo de expressão dos galegos e as galegas do eRepublik que amam a sua terra, o seu povo e a sua língua. Galegos e galegas que não se sentem estrangeiros ao sul do Minho mas sim nas áridas terras de Castela.

Cidadãos e cidadãs que, não podendo lutar pela sua própria soberania neste jogo, sabem que o seu destino e o seu espaço está em Portugal: a única nação da Península Ibérica que atingiu a sua liberdade frente ao imperialismo espanhol. O primeiro dos países desta velha Europa em delimitar um espaço territorial que os inimigos da paz querem roubar.

Mas não apenas por isto. A Galiza e Portugal partilham história e cultura, tradições e costumes, idioma e idiossincrasia. De maneira especial com as terras do norte, como podem dar fé todos aqueles e aquelas que conhecem o Minho, Trás-os-Montes e a nossa querida terra galega.

Os romanos souberam ver que aqueles povos celtas dos castros tinham identidade própria e assim constituíram a província da Gallaecia nuns territórios que hoje estão parcialmente sob dominação espanhola. E também os suevos perceberam esta realidade e conformaram em terras que partilhamos o primeiro reino da Europa em se constituír e também o primeiro em cunhar moeda própria após a derrota romana.



Foi na Galiza onde germolou o idioma que partilhamos e que se estendeu para o sul à medida que os povos mouros eram expulsos. Se bem a ocupação espanhola pretendeu impor o seu idioma e mesmo castelhanizou a nossa ortografia oficial e sotaque, galego e português continuam a ser o mesmo idioma. Como o é português o que se fala no Brasil, em Angola, Cabo Verde ou Timor-Leste, com as variações dialectais naturais de cada território.

Como bem disse o nosso mestre Afonso R. Castelao: "a nossa língua está viva e floresce em Portugal, falam-na e cultivam-na milhões de seres que, hoje por hoje, ainda vivem fora do imperialismo espanhol".

Os galegos e galegas de bem, os que reivindicam a supervivência da sua identidade e se negam a serem assimilados, devem no eRepublik apoiar sem reservas a luta pela soberania e a dignidade de Portugal. Também como mostra de amor próprio frente às pretensões de assimilação de uma Espanha que tem o imperialismo no seu ADN. Dos Reis Católicos aos Filipes, do general Franco ao Juan Carlos de Bourbon que o próprio fascista nomeou.

Porque lutar por Portugal é para os galegos e as galegas lutar por uma Galiza livre.

Por isso galegos e galegas gritamos com orgulho: Galiza sempre com Portugal!