Revolta no interior do Rio de Janeiro! Câmara municipal deposta por barbeiro!

Day 3,217, 19:42 Published in Brazil Brazil by Minheu

AS CÓPIAS SE ESGOTAM RAPIDAMENTE!
O Spelho trás mais uma notícia urgente, um furo jornalístico de última hora!


Notícias vindas da província informam que na vila de Itaguaí, povoação próxima ao Rio de Janeiro, uma rebelião armada de populares que se dirigiu à Câmara Municipal da cidade. O resultado do embate entre as forças populares e as da ordem resultou em onze mortos e vinte e cinco feridos, número que tem espantado muitos na capital.


Após o confronto, os populares declararam a dissolução da Câmara tomada, proclamando seu líder, um barbeiro local de nome Porfílio das Neves (não confundir com Porfílio Temer), "Protetor da vila em nome de Sua Majestade e do povo". O Spelho teve acesso exclusivo à proclamação feita pelos revoltosos ao povo de Itaguaí (transcrição abaixo):

"Itaguaienses!
Uma Câmara corrupta e violenta conspirava contra os interesses de Sua Majestade e do povo. A opinião pública tinha-a condenado; um punhado de cidadãos, fortemente apoiados pelos bravos dragões de Sua Majestade, acaba de a dissolver ignominiosamente, e por unânime consenso da vila, foi-me confiado o mando supremo, até que Sua Majestade se sirva ordenar o que parecer melhor ao seu real serviço. Itaguaienses! não vos peço senão que me rodeeis de confiança, que me auxilieis em restaurar a paz e a fazenda publica, tão desbaratada pela Câmara que ora findou às vossas mãos. Contai com o meu sacrifício, e ficai certos de que a coroa será por nós.
O Protetor da vila em nome de Sua Majestade e do povo,
PORFÍRIO CAETANO DAS NEVES".

Segundo foi apurado pel'O Spelho, uma das causas principais de descontentamento popular que levou à revolta em Itaguaí foi uma instituição hospitalar, localmente conhecida como Casa Verde, que foi instalada na povoação pelo famoso médico Dr. Simão Bacamarte ao regressar de seus estudos na Europa. Surgiram acusações de que pessoas completamente sãs tem sido apreendidas como loucas e, então, trancafiadas nesta instituição. De fato, uma das principais demandas dos revoltosos é o fim da Casa Verde, sua demolição, e a soltura de todos os "loucos" ali presos (entre os quais há grandes nomes locais). Por outro lado, há rumores de que o senhor Porfílio já tinha aspirações políticas e poderia apenas ter-se aproveitado da oportunidade para tomar o poder em Itaguaí. Ademais a estas suspeitas, adiciona-se o fato de que, até pouco tempo, o senhor Porfílio estava nas fileiras dos apoiadores do destituído presidente da Câmara da vila (novamente, pedimos atenção para que os leitores não se confundam com o homônimo).


Após conversa com políticos da capital, O Spelho apurou que a tomada da Câmara tem sido interpretada como um sintoma de uma doença que pode ser mais grave na política nacional: a insatisfação com as lideranças tradicionais vindouras das grandes famílias. Como reação, o vice-rei já prometeu enviar tropas para restaurar a ordem em Itaguaí. O Spelho conversou também com médicos e sanitaristas, em especial sobre a questão da insatisfação popular com a Casa Verde e medidas do Dr. Bacamarte; a opiniào geral dos especialistas é de que, a princípio, a opinião dos especialistas é a mais importante no caso, e, por isso, se colocam ao lado do Dr. Bacamarte.

O Spelho continuará trazendo mais notícias conforme o desenrolar dos eventos em Itaguaí.


CLASSIFICADOS:
Vende-se colar de granada e colar de safira. Belas jóias de família, inigualáveis. Preço a negociar.

INFORMES:
Continua a luta entre Brasil e Peru na fronteira amazônica, agora com a invasão brasileira da região de Iquitos. Especialistas explicam que a borracha, cuja matéria-prima pode ser adquirida apenas de árvores nativas da floresta, cujo preço chegou a novo recorde nessa quarta-feira nas bolsas de Londres e Nova Iorque, é a causa do conflito. General Castelo-Alto nega que início da disputa tenha sido causado por má definição de fronteiras.
Impeachment do presidente rejeitado por parlamento Búlgaro. Mais na página 10.