Queda do preço do cacau causa crise no sul da Bahia!

Day 3,207, 08:46 Published in Brazil Brazil by Minheu

NINGUÉM CONSEGUE PARAR DE LER!
O Spelho trás mais uma notícia urgente, um furo jornalístico de última hora!


Chega do sul da Bahia a notícia da queda do preço do cacau, depois de três anos de sobrevalorização das safras. A queda do preço significa que a safra deste ano, apesar de ser 30% maior do que a do ano anterior, deve render 25% menos dinheiro aos produtores, comprometendo a economia da região de Ilhéus. Políticos da região temem um esvaziamento das cidades, que inflaram nos últimos anos com a alta do principal produto local; temem também o colapso da infraestrutura local, com a queda do rendimento dos impostos.



O Spelho apurou que, apesar do alto preço do cacau nos últimos anos, os produtores da região estão altamente endividados com as companhias exportadoras, com a exceção do principal líder local, o coronel Horácio Silveira, que está envolvido em uma briga na justiça com o próprio filho. O Spelho falou com Carlos Zude, o dono de uma das principais exportadoras de cacau do Sul da Bahia, sobre a crise: (extrato da entrevista abaixo)

O Spelho: Como o senhor acredita que a região irá reagir a baixa de preços?
Sr. Zude: Hoje em dia vivemos um momento delicado, de crise. Precisamos reagir de forma consciente, sensata. Temos que ser pragmáticos. A queda do preço do cacau é resultado de uma confluência de crises internas e externas, e vem em parte pela insegurança das operações das exportadoras devido a atividades do partido comunista na região. Entretanto, temos confiança que o governo federal irá monitorar e acabar com toda a atividade suspeita.
O Spelho: Temos tido notícias de que as exportadoras estão se unindo para abaixar o preço do cacau, e entraram em sociedade na principal transportadora local. Qual o benefício que os senhores tiram disso?
Sr. Zude: Essas notícias são falsas. Não fazemos movimento nenhum, somos concorrentes. A queda de preços é determinada pelo mercado.
O Spelho: A queda de preços será repassada ao consumidor?
Sr. Zude: Infelizmente isso é impossível nesse momento de crise, pois precisamos pagar os nossos custos fixos, como o pessoal, os navios etc. Na verdade precisamos, com a crise, garantir fluxo de caixa, e, por isso, há movimento de aumento dos preços e rearranjo das remunerações dos trabalhadores.
O Spelho: O senhor quer dizer queda de salários?
Sr. Zude: Não há queda de salários, o que fazemos é rearranjar o número de horas trabalhadas mantendo o salário atual e dispensando a força de trabalho ociosa.
Agradecemos ao senhor Zude pela entrevista.


CLASSIFICADOS:
Vende-se ônibus usado. Preço: 750$000.
Vende-se sobrado na cidade de Ilhéus, próxima ao porto. Dois quartos, cozinha e duas salas confortáveis. Casa moderna e eletrizada. Banheiro com fossa. Preço estimado 2:500$000, aceitamos troca.
Precisa-se de homem forte para trabalhar na terra. Provemos comida e estadia. Salário fixo. Tratar com Capitão João Magalhães.