[MoF] Fecho de contas - Dezembro 2012

Day 1,878, 10:03 Published in Portugal Portugal by Ministerio das Financas




MOF - CONTAS DE DEZEMBRO 2012

O MOF vem por este meio apresentar as contas relativas ao mandato de Dezembro de 2012.
Queria começar por dizer que houve um atraso na apresentação destas contas devido a alguma inexperiência minha neste tipo de trabalho mas também ao facto de alguns gestores das empresas FAP não terem preenchido atempadamente as folhas de cálculo das suas empresas. Desculpem o atraso. Mas vamos ao que interessa.



ANÁLISE
Em cima é possivel efectuar a comparação entre o que foi orçamentado e o que foi efectivamente dispendido.
Como podemos constatar, a receita pública foi superior ao esperado e a despesa inferior ao previsto.

Receita:
A receita obtida com impostos este mandato fixou-se ligeiramente acima dos 310k PTE enquanto que as vendas de produtos das empresas FAP superaram em aproximadamende 60k o previsto de 160k, sendo no seu total cerca de 219k PTEs.

O stock é contabilizado no fecho de contas porque de facto estes produtos que temos nos armazéns têm valor contabilístico e seria injusto não estimar o seu valor, visto que há um investimento nas empresas FAP, e se esse investimento tem o seu peso da despesa, os produtos acabados também têm que ser contabilizados. O valor deste stock é cerca de 117 mil PTEs.

Despesa:
É importante salientar que este mês TODOS os ministérios apresentaram despesas abaixo do previsto no orçamento.

A despesa do MoD este mês quase que ascendia ao milhão de PTEs nas previsões e acabou a arranhar os 700mil cc.

O MoF limitou o orçamento do MDS+MS este mês, e sendo já pequeno à partida (28,2k PTE), após a realização do fecho de contas concluimos foram gastos menos de 9,5 mil PTEs nestes dois ministérios.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MoFA) teve uma despesa de 160.000 PTE ao contrário dos 200k previstos.
Os MPPs Assinados foram: Grécia, Turquia, França, Croácia, Canadá, Colômbia, Itália*, Roménia, Argentina, Taiwan, Irlanda, Ucrânia, China, Albânia e Bósnia.
*Foi assinado um duplo MPP com Itália por lapso. Sendo assim, no próximo mês não será preciso assinar MPP com este país.
Não foi necessário nenhum pagamento à EDEN este mês.

Controlo de Stocks

Aqui apresentamos os stocks que foram deixados este mês na coluna SALDO e a respectiva comparação com o que tinha sido deixado o mês anterior. É só consultar os valores.

Nota: parte do stock é disponibilizado para venda, que é apresentada nas receitas e é variável consoante o mês, daí uma possível descida de stock de um mês para o outro.


CONCLUSÃO
Apesar de óbvia, é uma conclusão que tem de ser feita: este mandato foi bastante positivo para o Presidente M4st3rm1nd e para os cofres Portugueses. É importante que continuemos a apostar numa política de poucas despesas cada vez mais, se queremos ter sustentabilidade financeira para fazermos face ao imperialismo estrangeiro que tem dominado as nossas regiões.

Este mandato resultou num prejuízo de 221,548.18 PTE, menos de metade que o mês de Novembro(ver fecho de contas de Nov). Foi garantido o congresso tal como no mês passado.

Queria deixar aqui o meu especial agradecimento e que devia ser um grande obrigado de todos os Portugueses ao cidadão jotapelx por todo o trabalho que tem feito pelo nosso país, ao longo de todos estes meses de 2012, a nível de controlo financeiro no MoF e todo o apoio que dá nas sheets do Excel a todos os ministérios. Um forte abraço da minha parte.


Pelo MOF do mês de Dezembro,
BuescuPikachu, JoseAntonio11, com o apoio técnico de jotapelx