[MF] Retorno de Investimento

Day 3,241, 19:57 Published in Brazil Brazil by Ministerio da Fazenda

Brasil, Dia 3241 do Novo Mundo
04 de outubro de 2016




Prezados cidadãos brasileiros,

Este é o oitavo artigo do Ministério da Fazenda no mandato do Presidente da República do Brasil, Raphael Louis Habsburg Bourbon, e hoje falaremos do tempo médio de retorno de investimentos em empresas de produtos manufaturados (armas e comida). Conforme havia iniciado os trabalhos no artigo anterior: [MF] Produção Própria é lucrativa?


ARMAS

Antes de se atirar no mundo do empreendedorismo, vale a pena questionar se o investimento compensa. E a melhor forma de mensurar isto é calculando quanto tempo você irá demorar para recuperar o dinheiro investido. Eis que surge o grande problema: Salários inflacionados, preços de mercado baixos! Desta forma, produzir armas e comida com funcionários se torna inviável, sobrando apenas a mão de obra própria. Mas será que esta é uma alternativa boa?



(Para fins de cálculo, consta na planilha a despesa para abrir a empresa e uma aba com o custo de abertura da empresa mais o valor de uma segunda holding (35 golds). Para fins de análise, utilizarei apenas o custo para abrir a empresa, sem considerar o valor da holding.)

Conforme vemos no quadro, empresas de armas de Qualidade 1 até 4 sequer dão lucro! Empresas de nível 5, 6 e 7 dão um pequeno retorno aos seus donos.
A qualidade Q5, no melhor cenário, o do Nordeste, demoraria mais de 26 mil dias para dar retorno, ou seja, 869 meses, 72 anos!!! NO MELHOR CENÁRIO!
A qualidade Q6 melhora o tempo de retorno, mas ainda é absurdo, no melhor cenário, também no Nordeste, atinge o tempo de retorno de 5.426 dias, ou seja, 181 meses, ou 15 anos!
Já a qualidade Q7 tem o menor tempo de retorno quando encontrada no Norte, atingindo o absurdo número de 4.526 dias! Ou seja, 152 meses, 13 anos!!!
UM ABSURDO

Não vejo como rentável investir em empresas de armas na atual conjuntura do mercado. Então, a menos que os salários caiam, ou o preço das armas suba, não é um investimento que vale a pena no curto, no médio ou no longo prazo!!!




COMIDA

O cenário da comida não é tão ruim quanto o de armas, isso se deve pelo fato de a comida ser substancial, enquanto as armas são opcionais. Como apresentado no artigo anterior, todas as empresas de comida aplicadas no sudeste dão lucros. Vamos ver o tempo de retorno destas empresas.



(Para fins de cálculo, consta na planilha a despesa para abrir a empresa e uma aba com o custo de abertura da empresa mais o valor de uma segunda holding (35 golds). Para fins de análise, utilizarei apenas o custo para abrir a empresa, sem considerar o valor da holding.)

Podemos verificar que todas dão retorno aos seus donos, a que tem o menor tempo de retorno é justamente a mais barata, a empresa Q1, que tem seu retorno em 19 meses, pouco mais de 1 ano e meio!!! E este é o melhor retorno encontrado entre armas e comida!
A empresa Q2 já aumenta consideravelmente seu tempo de retorno, para 27 meses, pouco mais de 2 anos.
A empresa Q3 levaria 46 meses para se pagar, praticamente 4 anos!
A empresa Q4, leva nada menos que 70 meses, quase 6 anos!
O cenário só piora conforme o nível da empresa, chegando na qualidade Q7 com uma necessidade de 222 meses para pagar o investimento, 18 anos e meio!!!

Quanto tempo vocês pretendem jogar este jogo? - Pensem muito bem nisso antes de se aventurar como empresários -




Em nosso próximo artigo traremos o resultado da quarta semana de governo e o fechamento das contas.
“O trabalho enobrece o homem” (Max Weber)

Agradeço a atenção de todos,


Ministro da Fazenda




Presidente: Raphael Louis Habsburg Bourbon


Vice-Presidente: Tyrionn

Assistentes do Ministério:
Paulo Augusto Nascimento, Gabriel da Silva Lobo, Didiogo2