[BS] Os Cães Ladram, mas a Caravana não Para

Day 3,432, 08:37 Published in Brazil Brazil by Dio Vigon





Olá, pessoal!

Neste artigo vou abordar 3 temas:

A Comunidade Brasileira
A Guerra na América do Sul
e O Dinheiro do país.


Leiam com atenção e, se houver dúvidas, não hesitem em questionar.











As Regras da Comunidade Brasileira


O eRepublik é um jogo militar, político, diplomático e social (me recuso a dizer econômico, já que o módulo econômico morreu há anos). Dentro desse escopo, ou seja, dentro daquilo que o jogo nos proporciona como ferramentas, não há muito como fugir dessas linhas de atuação. Ainda bem, pois são elas, em sua maioria, que nos interessam e que nos fazem acessar o jogo diariamente, para fazer “nosso papel de cidadão”.

É nossa tradição, como jogadores, tentar ampliar os pontos de contato da comunidade, na medida em que eles precisam ser ampliados, já que o jogo não nos proporciona alguns recursos de comunicação céleres. É por isso que, desde os primórdios do eBrasil, a própria comunidade se organizou em diversos softwares para esse fim: IRC, Messenger, WhatsApp, Telegram, Discord, entre outros. Vou repetir o que disse no parágrafo anterior, para que você, leitor, não corra o risco de perder essa informação: “ampliar os pontos de contato da comunidade, na medida em que eles precisam ser ampliados”, ou seja, oferecer além daquilo que o jogo já oferece, mas sem a pretensão de substituir o que já existe.

Nesses meus mais de 7 anos de jogo, vi inúmeras transformações. Vi grandes jogadores governarem, pararem de jogar, vi grandes jogadores nascerem e crescerem; e vi uma infinidade de mudanças na mecânica do eRepublik e uma infinidade de outras mudanças nas regras da comunidade brasileira.

Se formos analisar os pactos sociais definidos por nossos governos e congressos ao longo dos anos, veremos que os jogadores brasileiros sempre se moldaram conforme as regras do eRepublik e não apesar delas. Basta olhar para as leis vigentes em quaisquer anos anteriores ao atual para perceber que eram leis que atendiam à realidade de seu tempo. Por isso mesmo, nunca existiu e nunca existirá lei imutável.

Não se deixem enganar por qualquer um que lhe diga que as leis do nosso país tem que continuar as mesmas ad eternum ou, como é mais provável, ao bel prazer dos interesses particulares de quem defende sua inflexibilidade permanente. Esse argumento de que as coisas “sempre” foram feitas de determinada forma é bastante frágil, para não dizer, falso, já que elas nunca foram feitas sempre da mesma forma.



Façamos um paralelo com a RL: até 1888 era permitido possuir escravos no Brasil, até 1889 nós tínhamos um rei e não presidentes, até uma boa parte do século XX, era proibido que professoras de escolas públicas saíssem em público em “horários impróprios”. Já pensou se todas essas leis e tantas outras que hoje nos parecem absurdas, continuassem imutáveis? E não apenas elas, mas milhares de outras, bem mais discretas, mas igualmente desconexas com o mundo atual? Não haveria progresso, não haveria mudança, não haveria futuro.

É natural que aqueles que se sentem prejudicados pelas mudanças trazidas pela Ditadura tentam usar todos os mecanismos possíveis para impedir que ela prospere. Nesses 3 meses de regime, a meia dúzia de jogadores que ofende o governo diariamente, já tentou promover desobediência civil (sem sucesso), já tentou estragar relações diplomáticas entre o Brasil e seus aliados (sem sucesso) e luta constantemente contra o Brasil e seus aliados, mas não por motivos heróicos ou patriotas, mas apenas em troca de dinheiro de Combat Orders.

É uma grande ironia vê-los defender qualquer tipo de “contrato social” do país, quando eles mesmos já quebraram esse contrato sistematicamente, nas oportunidades em que ele não lhes servia. Podem recitar o filósofo que for, ações valem mais do que palavras: quem já foi banido por multi account, quem tenta prejudicar a imagem de seu país contando mentiras para aliados e quem luta contra seu próprio país apenas porque o governo não é do seu agrado, não tem nenhuma capacidade moral de apontar o dedo para ninguém.

Para completar a bazófia desse discurso moralista que estão tentando emplacar, eles mesmos cagaram em cima do Brasil, vazando informações sigilosas da área do congresso no fórum, o mesmo congresso que eles alegam defender. E o argumento utilizado é que a culpa das ilegalidades deles são do governo e não deles. É a mesma linha de raciocínio de quem defende estupradores, dizendo que a culpa é da mulher que estava com roupa curta.

Por favor, tenham o mínimo de vergonha na cara e comecem a arcar com a responsabilidade de seus atos.










A guerra na América do Sul



Bom, muitos devem estar acompanhando diariamente os acontecimentos bélicos que vem ocorrendo em nosso continente há pelo menos 2 meses. Como há muita desinformação por aí e os mesmos cones de sempre ressurgiram da lama para descrever situações e motivos irreais para essa guerra, acho interessante esclarecer o máximo possível.

Por motivos gerados ainda no começo de 2016, alguns países inimigos da aliança Syndicate decidiram “se vingar” e promover um ataque conjunto contra Argentina e Chile. Inicialmente, Sérvia e Bulgária lançaram Airstrikes nos dois países, com o intuito de deixá-los apagados. Nessa fase inicial da guerra o Brasil não se envolveu e sequer era alvo da ofensiva.

Considerando a invasão sofrida por nossos aliados, o Brasil, como membro da Syndicate, vizinho de Argentina e Chile e aliado antigo de ambos, optou por entrar na guerra para auxiliá-los. É bom que fique claro que tínhamos duas opções: permanecer inertes, fingindo que não era conosco ou nos manifestar e fazer o possível para ajudar nossos aliados. O governo brasileiro decidiu não se esconder e enfrentar uma ofensiva desproporcionalmente superior à nossa capacidade bélica. Portanto, se alguém disser que fomos wipados por sermos mais fracos do que o grupo de países que nos atacaram, essa pessoa certamente estará correta, mas se alguém disser que fomos wipados por qualquer tipo de irresponsabilidade ou de má gestão, essa pessoa certamente não sabe absolutamente nada sobre guerras do eRepublik e/ou está claramente mal intencionada em seu discurso.

Pode parecer um absurdo alguém torcer contra o sucesso de seu próprio país, mas basta prestar atenção, que esses indivíduos perniciosos sempre saem da toca de vez em quando para tomar um ar e pronunciar esse tipo de bobagens. É sempre a mesma ladainha: quando o Brasil vence batalhas, dizem que é graças aos aliados, mas quando o país perde batalhas, a culpa, curiosamente, é do governo.


O pior de tudo é ter que ler isso de indivíduos que protagonizaram um dos piores, se não o pior governo da história do país (ps: como o Brasil estava sem congresso durante seu governo, adivinha quem tacou o foda-se para o “contrato social” e resolveu decidir tudo sozinho?) hehe

Ah, mas o Brasil “se rendeu”

Quem fizer essa afirmação, novamente, não entende nada do assunto (e considerando o histórico de alguns que a fizeram, não entendem mesmo). O Brasil lutou durante mais de um mês de forma árdua, trabalhando em conjunto com seus aliados para conseguir algumas excelentes vitórias em combates. Entretanto, para vencer guerras é preciso ter dois recursos: força militar e dinheiro.

Nós possuímos um grupo bem reduzido de jogadores com capacidade de gerar muito dano em combate, mesmo assim, esse grupo e mais todos os brasileiros que se prontificaram a lutar, representam um montante considerável. Além disso, o Brasil tem uma grande reserva financeira. Porém, após um período exaustivo de batalhas, o governo considerou que o custo financeiro para se manter o mesmo ritmo de vitórias seria insustentável e que era preciso planejar no longo prazo. Por isso, foi decidido interromper os gastos, já que o dinheiro é do país e é preciso zelar pelo patrimônio de todos. Foi necessário dar uma pausa nos esforços extraordinários que vinham sendo feitos, já que grande Energy Bars e CO não caem do céu.

Com certeza, alguns vão dizer que jamais se renderiam, que jamais se curvariam e que o orgulho vem em primeiro lugar, mas para ser um bom gestor, tanto na vida, quanto no eRepublik, é preciso ser mais pragmático e não queimar todo o dinheiro do país, como alguns já fizeram no passado.










O dinheiro do país


Como eu disse anteriormente, uma meia dúzia de jogadores que tinha cadeira cativa no congresso há anos, está sistematicamente promovendo ações legais e ilegais, na tentativa de desestabilizar e/ou descredibilizar o governo brasileiro. Já promoveram desobediência civil, já enviaram mensagens a líderes de outros países, se fazendo passar por membros do governo e prejudicar relações diplomáticas, já vazaram conteúdo sigiloso do congresso, já lutaram contra o Brasil e seus aliados em troca de dinheiro, ou seja, são caras que estão incomodados pela perda do pequeno poder que possuíam.

Se já não bastasse todas as tentativas de prejudicar o Brasil, agora eles querem sugerir que os membros do governo brasileiro se apropriaram de alguma verba pública. Porém, como essa é uma informação falsa, vou ajudar a esclarecer o destino dessa verba ao longo desse período.

Todo o dinheiro brasileiro obtido através de cobrança de impostos vai diretamente para o Tesouro Nacional (que pode ser verificado na página do país, dentro do próprio jogo). Só que estando ali, esse dinheiro só pode ser usado para custear MPPs ou Airstrikes. Todas as outras utilidades dessa verba exigem sua transferência para uma ORG. No caso, a ORG C.A.T. World, vem sendo usada para essa finalidade há 2 anos. Todo o dinheiro do país vai para lá e, a partir dessa ORG ele é redistribuído para o que for preciso.

Como alguns dos insurgentes começaram a sugerir que há algum tipo de desvio da verba destinada à C.A.T. World por parte do governo, é necessário esclarecer de forma bem didática o uso desse dinheiro. O mesmo indivíduo que está tentando sugerir irregularidades apresentou esses dois prints da ORG, o primeiro do dia 17 de janeiro de 2017 e o segundo de ontem, dia 12 de abril de 2017:








É possível notar que há uma diferença de 3.394.000 BRL.

Além disso, o nobre jogador criadonline me alertou para o montante proveniente de 3 doações efetivadas no período, aumentaram o valor total para 4.494.000 BRL.

O uso principal desse montante é muito simples. Como o país está em guerra há 2 meses, a maioria da verba utilizada da ORG nesse período foi destinada para Combat Orders nas nossas principais batalhas e de nossos aliados.

Para esse fim, foram utilizadas duas Unidades Militares: a Flying CATs, a Os Aspones e a SEP Airlines. E é bom deixar claro que o registro de gastos com Combat Orders de qualquer Unidade Militar é visível para QUALQUER jogador, não apenas membros daquela MU. Portanto, ao se verificar os registros dessas duas MUs, chegamos aos seguintes valores:

Flying CATs



Os Aspones


SEP Airlines


Total gasto via Flying CATs: 3.690.966 BRL
Total gasto via Os Aspones: 1.478.038 BRL
Total gasto via SEP Airlines: 586.855 BRL

TOTAL gasto com COMBAT ORDERS: 5.755.859 BRL

Evidentemente, o autor da acusação não se preocupou em fazer qualquer tipo de pesquisa antes de publicar seu artigo. O que é esperado, tendo em vista que uma pesquisa simples como essa que apresentei acima, apenas comprovaria que a tese de desvio é mentirosa.

Em resumo, o governo brasileiro não desviou nem um centavo, dispondo todos os valores retirados da ORG para ajudar o Brasil nessa guerra que já dura mais de 2 meses. Além disso, o governo também investiu mais 1.261.859 BRL de dinheiro PARTICULAR.

Portanto, quem disser que o governo está se apropriando de verba pública é, na melhor das hipóteses, um mentiroso e, na pior das hipóteses, alguém tentando colocar os cidadãos contra um grupo que investe (MUITO) dinheiro do próprio bolso para ajudar o país.

Quer ser contra o governo? Quer ser contra a ditadura? Pode ser. Faz parte do livre-arbítrio de cada um tomar suas decisões e agir de acordo com o que acredita. Só que quando for lutar em prol dos seus ideais, faça com justiça, faça com honestidade e lute sempre com a verdade. A cada dia que a mentira e a trapaça são usadas como arma nessa guerra político-midiática, nós nos distanciamos da paz. Eu (e acredito que a imensa maioria de jogadores honestos deste jogo) não vou aceitar que a mentira seja disseminada sem resposta.

Bom jogo a todos.






Um abraço,
Dio Vigon,
A ovelha negra do eBrasil.

in omnia paratus